+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mbanton
    Visitante

    Padrão Diferença de Dbis

    Olá.

    Sou novo no fórum.

    Estou com uma dúvida quanto aos dbis de antes wireless.

    Já possu um link de wireless ligado atraves de duas antenas ( do tipo grede ) de 24dbi. Só que agora estou precisando de uma outra solução, e preciso de uma antena omnidirecional.
    Porém as antenas omnidirecionais que encontrei são de dbis muito mais baixos, tipo 6 ou 7.

    Pergunto, o que é exatamente o dbi?

  2. #2

    Padrão Diferença de Dbis

    estes valores são referente a pontência das mesmas.

    você precisa mapear a área que deseja atingir com teu sinal.

    por ex. atingir um raio de 2 km

    desta forma com uma antena de 6 ou 8 vc consegue, conforme for aumentando este raio desejado você aumenta a potencias da antena
    10, 15...

    de uma olhada neste link, vc terá a distância TEÓRICA entre diversos tipos de antenas.

    https://wireless.com.pt/docs/Distanc...asTeoricas.php

  3. #3
    mbanton
    Visitante

    Padrão Diferença de Dbis

    Ok.

    Mas por que as anteanas omi possuem normalmente potencias menores?

  4. #4

    Padrão Diferença de Dbis

    a coisa mais difícil é encontrar uma omni com mais de 15 dbi, pq a partir dai começca ficar complicado a confecção das mesmas..... o material a ser usado começa a dar perca e pra fazer uma omni de 24dbi por exemplo seria necessário uma antena gigante.......

    eu já vi antenas omni de 26 e 31 dbi pra vender...... mais duvido que atingem essa potencia mesmo...... somente se for com amplificador.

    qdo vc fala de uma antena direcional, vc esta levando em conta cerca de 5º de irradiação, ou pouca coisa a mais, numa omni já são 360º, ou seja, é necessário mta coisa pra fazer ela atingir uma potência gde.

  5. #5
    mbanton
    Visitante

    Padrão Diferença de Dbis

    A sim, agora entendi o motivo de não existirem antenas omni de tanta potência.

    Outra coisa, pelo que andei lendo dbi menor acabam tendo largura de onda maior e fica mais fácil de desviar obstaculos, portanto terá provavelmente maior qualidade o sinal.

    É isto mesmo que entendi?

  6. #6
    doidoht
    Visitante

    Padrão Diferença de Dbis

    Citação Postado originalmente por mbanton
    A sim, agora entendi o motivo de não existirem antenas omni de tanta potência.

    Outra coisa, pelo que andei lendo dbi menor acabam tendo largura de onda maior e fica mais fácil de desviar obstaculos, portanto terá provavelmente maior qualidade o sinal.

    É isto mesmo que entendi?
    É isso mesmo... isto pode ser configurado dentro propriamente do AP. Se vc define que vai ter um raio menor (small) a qualidade do seu sinal vai ser melhor e mais forte, porém a curtas distâncias. Acontecendo o contrário se vc definir ele como Large... vai mais longe o sinal, porém com menos qualidade.

    T+

  7. #7
    mbanton
    Visitante

    Padrão Diferença de Dbis

    Lendo um pouco, descobri que as omni irradiam de cima para baixo, em forma de guarda chuva. Isso é um problema para mim pois o base estaria mais baixa que o cliente, e creio que não funcionaria.

    Li então sobre uns tais de divisores de potencia. Se eu colocasse duas antenas, uma para cada lado que preciso, ligadas a um divisor de potencia, que estaria ligada em um orinoco pcmcia, ligado a uma maquina com linux com adaptador pcmcia funcionaria?
    Ou seja, eu teria o mesmo efeito que uma omni?

    Para o linux seria transparante o processo de divisao de potencia?

    Obrigado

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Diferença de Dbis

    colocar divisor de potencia ateh funciona... mas nao fica bom... os cartoes sao half duplex, ou seja, o trafego vai ficar comprometido, principalmente se for para atender uma grande demanda de clientes... para o linux os divisores de potencia ficam transparente sim. As antenas uma pra cada lado funcionaria do jeito que vc precisa sim, mas o angulo de propagacao de uma antena direcional eh +- 30º, desta forma vc nao terah uma grande area de cobertura... o que vc pode fazer eh colocar duas setoriais, ae sim o angulo eh bem maior, tem setorial de 180º, 120º, 90º.

  9. #9
    mbanton
    Visitante

    Padrão Diferença de Dbis

    No caso seria uma antena para cada cliente, dois no total.

    O que você quer dizer com Full Duplex, e por que comprometido?

    No caso das antenas omni o trafego full duplex nao compromete?

    Também não sei se tenho que usar modo Ad-Hoc, ou Managed nesse caso.

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Diferença de Dbis

    se for uma antena pra cada cliente vai funcionar blz... o trafego vai ser tranquilo.

    eu disse halduplex, ou seja, um cartao manda o pacote espera o cliente (outro cartao) responder e soh depois manda de novo e assim por diante... ou seja, a comunicacao nao eh em ambas direcoes ao mesmo tempo... qdo vc coloca divisor isso vai acontecer em dobro.

    no caso da omni tb eh halduplex, sim compromente o trafego soh q a potencia nao estarh divida...

    Quanto a Managed ou ad-hoc eh o seguinte: se for ligar maquina com maquina sem AP eh ad-hoc (nao interessa se uma maquina eh que manda o sinal pras outras duas) agora se for usar um ap o modo eh infraestrutura/managed.

  11. #11
    doidoht
    Visitante

    Padrão Diferença de Dbis

    CORRIGINDO INFORMAÇÃO

    No caso seria uma antena para cada cliente, dois no total.

    Essas antenas ligadas no AP, pode-se conectar vários clientes nele, não precisa ser um para cada cliente.

    O que você quer dizer com Full Duplex, e por que comprometido?
    Pelo que sei, Full Duplex recebe e envia ao mesmo tempo.

    No caso das antenas omni o trafego full duplex nao compromete?
    Não porque 802.11b é half duplex (conforme citado), só envia ou só recebe.

    Também não sei se tenho que usar modo Ad-Hoc, ou Managed nesse caso.
    O Modo Ad-Hoc dentro do AP serve pra comunicar com outro AP ou apenas um cliente... o modo Managed (creio eu que deve ser o mesmo que APMode) serve pra funfar o AP como Acess Pointo permitindo que vários usiários comuniquem ele ele..

    T+

  12. #12
    mbanton
    Visitante

    Padrão Diferença de Dbis

    SerAntSou, desculpe quis dizer half duplex, como vc havia dito.

    No caso, eu teria dois clientes entrando no mesmo cartão, e pelo que vc disse ele enviaria um pacote para um, esperaria a reposta, e depois enviaria para o outro.

    Agora pensando numa antena omni ligada a um cartão recebendo pacotes de varios clientes ao mesmo tempo, como o cartão faz? Como um provedor de internet a radio faz? Ele resolve isso com um AP?

    Outra pergunta, uma rede com varios pontos, sem um AP, pode ser ad-hoc entao? Posso fazer uma maquina linux virar um ap, ou algo parecido?

    Desculpem as várias perguntas, eh que estou meio perdido. Vou ver se faço um desenho da minha estrutura ai posto para vcs darem algumas ideias.

    Obrigado

  13. #13

    Padrão Diferença de Dbis

    Bom...


    Full Duplex:

    envia e recebe ao mesmo tempo, nas duas direcoes.


    Half Duplex:

    envia OU recebe nas duas direcoes.


    Simplex:

    envia OU recebe, somente em uma direcao.




    eh se eu nao me engano 802.11b eh half duplex , bom n sei te confirmar agora, mas eu axo q nao eh full duplex.

  14. #14

    Padrão Diferença de Dbis

    hmm ok confirmando: eh half duplex:


    Technical:
    802.11b is a half duplex protocol – it can send OR revive, but not both at the same time. In addition it uses the same 2.4 GHz range as many cordless phones so plenty of opportunity exists for interference. Use 900Mhz cordless phones if using 802.11b in the same area.

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Diferença de Dbis

    Citação Postado originalmente por mbanton
    SerAntSou, desculpe quis dizer half duplex, como vc havia dito.

    No caso, eu teria dois clientes entrando no mesmo cartão, e pelo que vc disse ele enviaria um pacote para um, esperaria a reposta, e depois enviaria para o outro.

    Agora pensando numa antena omni ligada a um cartão recebendo pacotes de varios clientes ao mesmo tempo, como o cartão faz? Como um provedor de internet a radio faz? Ele resolve isso com um AP?

    Outra pergunta, uma rede com varios pontos, sem um AP, pode ser ad-hoc entao? Posso fazer uma maquina linux virar um ap, ou algo parecido?

    Desculpem as várias perguntas, eh que estou meio perdido. Vou ver se faço um desenho da minha estrutura ai posto para vcs darem algumas ideias.

    Obrigado

    Sim, normalmente nos provedores sao utilizados APs para maximizarem o uso da rede wireless; agora mesmo usando uma maquina normalmente a omni vai tah ligada direto no cartao, vc nao tem uma divisao de potencia para desequilibrar o trafego...
    Sim, uma rede com varios pontos sem AP vc configura td como Ad-hoc.
    Vc pode fazer uma maquina linux virar AP sim olha ae: http://hostap.epitest.fi/

  16. #16
    mbanton
    Visitante

    Padrão Diferença de Dbis

    Vou postar o topico "Projeto Wireless", que explico minha situação.