Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Hélio Lemos
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    Os usuarios de uma rede tentam acessar seu email de casa, porém eles só recebem e não enviam mensagens. Já fui a varios foruns e tentei de tudo como: relay_domains = tudo que se possa imaginar , smtpd_restrictions = tudo também, e nada funcionou. Gostaria que os usuários pudessem acessar de QUALQUER dominio e não consigo (mesmo que isso não fosse a opcao mais segura). Gostaria de uma ajuda pois confio muito neste forum. Se fosse possível um passo a passo para esta solução seria o ideal. Pois já li muitos 0.0.0.0 OK , 127.0.0.1 ACCEPT, até *.*.*.* : permit, e nada funcionou. Eu já peguei o Postfix configurado (mal cofigurado) e gostaria de uma solução simples que não venha comprometer o (até então) bom funcionamento do serviço. Agradeceria a ajuda. Valeu.

  2. #2
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    ae helio blz....

    entao cara pode confiar neste forum meu pois todas duvidas q tive o pessoal me ajudaramm....

    Se cadastra ae no forum....

    Entao me diga q linux vc usa q tipo de conexao usa?

    eh ip fixo????? e se sua maquina eh um DNS???

    Vivaldo R. Felipe :wink:

  3. #3
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    ae helio blz....

    entao cara pode confiar neste forum meu pois todas duvidas q tive o pessoal me ajudaramm....

    Se cadastra ae no forum....

    Entao me diga q linux vc usa q tipo de conexao usa?

    eh ip fixo????? e se sua maquina eh um DNS???

    Vivaldo R. Felipe :wink:

  4. #4
    Hélio Lemos
    Visitante

    Padrão Descrição do Problema

    uso um red hat 6.2, o ip eh fixo e a descrição do atual funcionamento do servidor é : no main.cf do postfix a linha de relay_domains está comentada e a de smtpd_restrictions tambem. As linhas de body_checkers e header_checkers está comentado pois utilizamos o procmail para filtrar as mensagem. Existem dois arquivos db : o client_access que possue alguns emails bloqueados e o relay_domain que contem apenas uma linha que é: meudominio : permit . Porem acho que estes arquivos nao estao sendo usados pois as linhas que os referenciam no main estao comentadas. O probema é que de dentro da empresa (dominio, mynetworks, etc) os funcionarios enviam e recebem emails tranquilamente sem requerer autenticação nenhuma de smtp. Já fora da empresa os funcionarios só conseguem receber suas mensagem apontando suas contas pop para o ip do servidor de email, porem nao conseguem enviar mensagem alguma. Já tentei descomentar no main.cf a linha do relay_domain e colocar 0.0.0.0, 0.0.0.0/0 sem exito. Já descomentei a linha do smtpd_restrictions e coloquei check_relay_domains alterando tambem um arquivo externo de relay_domains acrescentando a linha 0.0.0.0/0 : permit ou 0.0.0.0 : permit ou 0.0.0.0 OK ou 0.0.0.0 ACCEPT , dando o postmap em seguida e nada funcionou. Gostaria de saber primeiramente como fazer para que qualquer dominio consiga enviar suas mensagens pelo servidor e depois eu penso na autenticação para tornar o servidor mais seguro. Agradeceria a ajuda. Abraços.
    PS: peguei este servidor a duas semanas totalmente configurado (?) e não existe a possibilidade de começar do zero (o que seria bem mais facil).

  5. #5
    violinista
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    Olá, Hélio !

    Pq vc n posta o seu main.cf aki ??? fica + fácil pra entender ...

    Mas pelo q entendi, vc quer, de qualquer forma, permitir q qquer um envie e-mails de qquer lugar, certo ??? Então, tente colocar mynetworks = 127.0.0.0/0 0.0.0.0/0

    Mas não se esqueça de que dessa forma, o seu servidor vai ser um "open relay" ...

    Ah, e não se esqueça de liberar as portas do firewall ...

    Até + !

  6. #6

    Padrão Postfix - Problemão

    Coloca a rede do pessoal de casa no /etc/mail/access, flw...

  7. #7
    violinista
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    Jim,

    Que distro vc usa ??? procurei esse arquivo no meu Debian e não encontrei ... ops:

  8. #8

    Padrão Postfix - Problemão

    Uso RedHat... deve estar em outro diretório.. Debian é quase outro mundo :-D

  9. #9
    dctalk
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    tenta marcar ou desmarcar "Meu servidor requer autenticação" do programa de e-mail.

  10. #10
    Hélio Lemos
    Visitante

    Padrão Postfix - main.cf

    Esta são as linhas do meu main.cf que estão descomentadas atualmente (as mais relevantes) ... e a liberação para redes 0.0.0.0/0 e 127.0.0.0/0 não funcionou ... o que devo tentar fazer ???

    inet_interfaces = all
    mydestination = $myhostname, localhost.$mydomain, $mydomain
    default_transport = smtp
    alias_maps = hash:/etc/postfix/aliases
    alias_database = hash:/etc/postfix/aliases
    mailbox_command = /usr/bin/procmail
    mynetworks = 10.1.0.0/24, 10.0.0.0/24, 127.0.0.0/8

  11. #11
    violinista
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    vc tem um firewall rodando ???

    Tente dar um telnet na porta 25 a partir de uma máquina fora da sua rede ...

  12. #12
    Hélio Lemos
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    eu consigo dar telnet de fora da rede ... outra coisa que eu esqueci de comentar ... quando eu coloquei a sua (violinista) solução (mynetworks=127.0.0.0/0 ou 0.0.0.0/0), a mensagem de erro mudou para "a conexão tcp/ip foi terminada inesperadamente" ... e ao que parece o problema de relay denied foi resolvido (ou não?) ... gostaria de resolver este problema (ou novo problema ?) ... aguardo resposta .... abraços ....

  13. #13
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    ae cara em mynetwork tem por os ips assim

    mynetworks = 127.0.0.0/8, 192.168.0.0/24

    em 192.168.0.0/24 o ip da sua rede pois soh consegui
    depois q mudei isso.


    Vivaldo R. Felipe :wink:

  14. #14
    Hélio Lemos
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    Vivaldorf,
    o ip da minha rede interna é o 10.1.0.0 e 10.0.0.0, então está de acordo com sua solução , mas continua não funcionando. Abraços...

  15. #15
    violinista
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    Citação Postado originalmente por vivaldorf
    ae cara em mynetwork tem por os ips assim

    mynetworks = 127.0.0.0/8, 192.168.0.0/24

    em 192.168.0.0/24 o ip da sua rede pois soh consegui
    depois q mudei isso.


    Vivaldo R. Felipe :wink:
    Vivaldo, o problema é que ele quer liberar o relay pra todo mundo, então vai ter q usar o 0.0.0.0/0 mesmo ...

    Citação Postado originalmente por Hélio Lemos
    a mensagem de erro mudou para "a conexão tcp/ip foi terminada inesperadamente"
    Hélio, o que aparece nos logs ??? Lá vc vai encontrar informações valiosas pra resolver esse problema ...

    Realmente, parece q assim o problema de relay denied foi resolvido, mas soh falta ver pq ele está terminando a conexão ...

    Posta o q apareceu nos logs aê ...

    Até + !

  16. #16
    violinista
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    Citação Postado originalmente por Hélio Lemos
    outra coisa que eu esqueci de comentar ... quando eu coloquei a sua (violinista) solução (mynetworks=127.0.0.0/0 ou 0.0.0.0/0), a mensagem de erro mudou para "a conexão tcp/ip foi terminada inesperadamente"
    Ah, outra coisa ... não eh pra pôr 127.0.0.0/0 OU 0.0.0.0/0 ... eh pra pôr os dois, separados por vírgula ... assim:

    mynetworks = 127.0.0.0/8, 0.0.0.0/0

    E ... desculpe ... o correto eh 127.0.0.0/8 e não /0 ... ops: ... na correria sempre sai alguam coisa errada ! :lol:

  17. #17
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    :? ae violinista o meu esta a configurada deixe jeito

    mynetworks = 127.0.0.0/8, 192.168.0.0/24

    e funciona certinho tanto dentro da minha intranet como fora dela tb.

    tenho ate um webmail no site q funciona perfeitamente bem..


    por isso disse para colocar daquele jeito tendeu....

    Vivaldo R. Felipe :wink:

  18. #18
    violinista
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    :? Sério ? Mas os seus clientes externos usam só o webmail pra enviar msgs ou usam algum cliente de e-mail tb ???

  19. #19

    Padrão Postfix - Problemão

    voces piram muito...

    essa solucao ai eh simples de road warriors, basta voce fazer um postfix que autentique o seus usuarios, usando o TLS ou algo do tipo, e entao impor que o usuario so vai enviar email se ele for autenticando (usando smtpd_restrictions se nao me falha as memorias)

    existem varios tutorias sobre isso em postfix.org mesmo, eh soh ler a documentacao.

  20. #20
    violinista
    Visitante

    Padrão Postfix - Problemão

    Citação Postado originalmente por mistymst
    voces piram muito...
    A questão não é q a gente "pira" ... eu tou tentando aprender, acho q o Vivaldo tb ... ops:

    Mas valeu pela dica ...