+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mmelgaco
    Visitante

    Padrão Instalar um note - missao impossivel

    Tenho um notebook Dell lattitude cs400, que não tem drive de cd-rom nem drive de disquete. Quero instalar o linux slackware nele. Ele tem atualmente o windows 2000, tentei o loadlin, mas ele fala que o processador precisar estar em modo real, ou seja, no DOS. Como o w2000 nao tem DOS, essa opção não tem como... Outra opção que pensei foi o boot pela rede, mas no setup não há opção de bootar pelo cartão de rede pcmcia.
    Alguém tem alguma idéia de como vou instalar o linux nesse note?
    Nao conheco ninguem com um modelo igual pra pegar o drive de cd ou disquete..

    Muito obrigado!

  2. #2

    Padrão Instalar um note - missao impossivel

    Rapaz... ai fica difícil, pois é necessário um meio de fazer o Linux entrar na máquina.
    Se vc não tem drive de disquete que é o minimo necessário para se instalar o linux, como vc conseguiu colocar o Win2000 lá?
    Que notebook é esse tão antigo que não tem drive de Cd nem de disquete que consegue instalar o pesaroso Win2000? como vc conseguiu fazer ele entrar lá?

  3. #3
    mmelgaco
    Visitante

    Padrão note

    o note nao é meu e não sei como foi instalado, deve ter vindo de fábrica.
    e não é antigo não, é um pentium 3.
    falta de dinheiro é a resposta para não ter disk nem cd...

    obrigado, t+

  4. #4

    Padrão Instalar um note - missao impossivel

    o meu... não rola um CD externo emprestado?

  5. #5
    mmelgaco
    Visitante

    Padrão Instalar um note - missao impossivel

    Rola sim, mas já procurei algum compatível com esse note e não encontrei.. Achei um pcmcia, mas ele não dá boot pelo cd...
    Não sei nem se o drive de CD dele mesmo dá boot também.
    To pensando em arrumar algum adaptador pra ligar o HD do note num desktop, aí fica fácil..
    Se alguém aí for de BH e puder me dar uma dica...
    Obrigado!

  6. #6
    slice
    Visitante

    Padrão notebook install

    Importante: As instruções abaixo, funcionou utilizando o Kurumin Linux, nunca testei com outra distro mas tem tudo para funcionar.

    Vamos lá...

    faça o download da imagem do 1º CD do slackware e salve no hd;

    Gere um bootdisk do slack (obviamente em outra maquina) e copie os arquivos do disquete para um diretorio do seu note;

    Dê uma procurada na net como alterar o bootloader do win para bootar outro SO, ou outra partição (no guiadohardware.net tem um tutorial legal sobre isso...) e coloque ele apontando para o kernel que esta dentro do diretorio que vc acabou de criar e salvar os arquivos do bootdisk;

    Reinicie a maquina e selecione bootar pelo kernel acima mensionado. Aí basta selecionar a instalação à partir do hd e pontar para a imagem do cd do slack...;

    Depois de instalar o básico, vc já pode bootar a máquna usando o slack mesmo;

    Delete a imagem do 1º CD (somente para livrar espaço no hd) e salve a imagem do 2º CD e instale o restante dos programas...

    Lembrando inclusive, que vc pode usar outra maquina rodando linux para servir NFS e selecionar instalação via NFS no setup do slack... acho que esta seria a solução mais indicada, pois é bem rápida e funcional.

    Obs.: Nunca instalei o slack via hd, mas se eu não me engano vc vai ter que montar a partição em que está a imagem do slack antes de iniciar o setup da instalação(confira este ítem) no kurumin não tive esta preocupação, pois o kernel do bootdisk procura pela imagem do kurumin, que estava salva no diretorio /KNOPPIX no hda1 e aí basta configurar ele todinho e mandar instalar no hd bem prático

    Se tiver algum problema, posta aê.
    Se der certo, posta tbém !

    Boa sorte!

    []'s

    Slice

  7. #7

    Padrão faz o que o slice falou...

    Porem nauhm é necessario montar nauhm o slack pergunta em que artição está os diretorios do slack ai é só vc setar a partição e o diretório raiz da instalação.

    Outra coisa. o Dell que vc tá ai é um L400? se for ele da boot no CD só com o Drive original dele ou com com aquele Sony do vaio ou com o panasonic (o que pode ser usado como um diskman).

    vc so vai ter um problema basico. vc deve ter so uma partição na maquina né então onde vc colocaria a imagem se vc vai ter que apagar sua partição?

    Caça o particion magic e redimenciona suas partições depois tenta a ideia do slice...

  8. #8
    mmelgaco
    Visitante

    Padrão note

    Bom dia pessoal.
    Primeiramente muito obrigado pelas dicas.
    Estarei tentando tudo isso essa semana.
    A máquina tem mais de uma partição e já deixei uma separada para a instalação do slack.
    O Hd tem espaço para os dois cds, já copiei-os...
    Vou tentar carregar o bootdisk do slack a partir do HD.
    Mas e o rootdisk, ele vai buscar isso na mesma pasta ?
    Ou preciso passar algum parâmetro no boot?

    Obrigado

  9. #9
    mmelgaco
    Visitante

    Padrão note

    Ah.. esqueci de responder.. É um Dell Lattitude CS400
    Obrigado!

  10. #10
    mmelgaco
    Visitante

    Padrão consegui !

    PEssoal, depois de muito apanhar eu consegui instalar.
    Com o boot loader do windows não funcionou..
    Então tentei usar o VMWare para bootar uma imagem do cd de instalação e funcionou, consegui instalar tudo beleza!
    Agora estou apanhando de outra coisa.. o vídeo..
    Funcionou, tem o driver da placa no Xfree.
    Mas o problema é pra usar um monitor externo ou projetor..
    A tecla para mudar isso não funciona no linux.. só no windows..
    Parece que ela depende do driver da placa, não sei bem..
    Se alguém tiver uma dica..

    muito obrigado