+ Responder ao Tópico



  1. #1
    GlaucoSC
    Visitante

    Padrão Acesso a servidor de dados RH9 em rede mista (Por Favor!!)

    Olá pessoal, estou com um baita problema...
    Usamos hoje aqui um servidor novell 4.11 rodando programas em clipper basicamente, de tanto eu encher o saco da diretoria consegui convense-los a substituir o servidor novell atual por um linux.
    Comprei servidor intel P4 2.8 com Raid/SATA e um monte de coisa (uma máquina!!!) agora nos testes que estou fazendo tá tudo dando errado!!! quando acesso o servidor via telnet ou ssh (no linux) carrego o dosemu e entro no programa em clipper o programa fica muito lento, muito mesmo, se tento acessar com o samba por uma estaçao windows fica rapidinho, mas só que mais lento que o servidor novell ainda, se tento acessar por NFS de uma estação linux rodando dosemu etc... fica lento.
    Não sei oquê pensar (fazer) jurei para os caras aqui que o linux era mais rápido que a novell (e acho que tem que ser).
    Por favor caras me dá uma dica de como configurar essa minha rede para ela ficar belezinha, oquê devo usar em estações linux e oquê devo usar em estações windows, porquê tá lento assim.
    Valeu...

  2. #2
    NeoRamza
    Visitante

    Padrão Acesso a servidor de dados RH9 em rede mista (Por Favor!!)

    Não sei se é o seu caso mas sistemas emulados ficam sempre mais lento do que se rodando em seu sistema operacional nativo.

    Me explique melhor como funciona tais aplicativos quando rodando no novell. Ele roda no servidor ou somente os dados ficam no servidor?

    Me explique com o maximo de detalhes possiveis.

  3. #3
    GlaucoSC
    Visitante

    Padrão Explicar melhor o problema

    Cara funciona assim, hoje tenho um programa em cliipper no servidor novell todo o processamento é feito nas estações o servidor só dá acesso aos dados.(detalhe, o servidor de hoje é um computador muito mais inferior que o novo que estou instalando, muito mesmo).
    No servidor que quero colocar com linux as estações irão rodar com samba e telnet, o problema maior esta com o telnet, quando acesso o servidor via telnet e rodo o dosemu o programa fica lento pra caramba, o problema é que tenho essa mesma aplicação rodando em um servidor de outra loja com velocidade normal (aceitavél) e a máquina nessa outra loja é bem mais inferior.
    Já fiz isso em outras máquinas e a velocidade era boa, porquê nessa máquina intel de 2.8GHz HT 1 Gb de Ram e um monte de coisa fica mais lento com o telnet?

  4. #4
    atf
    Visitante

    Padrão Linux x Novell

    Por que não usa o "mars-nwe". Êle substitui o servidor de arquivos e impressão do Novell. Os clientes não se alteram, continuam rodando seu MS/DOS e nada tem que ser emulado.
    Verifique.

  5. #5
    Done
    Visitante

    Padrão Acesso a servidor de dados RH9 em rede mista (Por Favor!!)

    Pessoalmente penso que o melhor é partilhares o disco do servidor com Samba e criares impressoras via samba e tudo fucionará plenamente com clipper (Penso eu).
    A emulação telnet vai fazer com que todo o processamento seja efectuado no servidor quando antes o processamento era executado nas estacoes de trabalho, vais ter 2,8 Mhz partinhados por n clientes, penso que antes tinhas mais capacidade de processamento (com o somatório das capacidades das diferebtes estações).
    Com o dosmenu vais fazer emulação de dos para cada pc (memoria gasta por processo, consumo de cpu etc) tudo isto do servidor? porque o pc ou a estação de trabalho só está a executar o telnet.
    por cada estação acabas por consumir: shell telnet, dosemu, memoria emulação e partilha de cpu.
    Quanto á base de dados com o clipper provávelmente não é uma base de dados cliente servidor logo não tiras partido de um servidor de base de dados.
    penso que realmente ganhas é na performance do samba. nunca vi nenhum comparativo em termos de partilha de ficeiros entre novell e Linux com Samba, sei que o Linux com Samba é mais rápido que Windows e a partilha à la Windows. Espero ajudar alguma coisa com estas questoes.