+ Responder ao Tópico



  1. #1
    SteveO
    Visitante

    Padrão Posição das acls no squid

    E aih pessoal, as acls do squid são realmente uma coisa única, eu sei que as regras por linhas são tratadas como 'OR', e as que estão na mesma linha são tratadas como 'AND'. Tudo bem até aih, eu configurei o meu Squid com delay pools para tentar limitar a utilização de banda para downloads no horário comercial, as acls ficaram da seguinte maneira :

    Código :
    delay_pools 3 # Defino 3 delay pools
     
    # Minha rede interna tem tráfego livre
    acl magic_words1 url_regex -i 192.168.1
    # Palavras "mágicas" para controlar os downloads
    acl magic_words2 url_regex -i .exe .mp3 .vqf .tar.gz .gz .rpm .zip .rar .avi .mpeg .mpe .mpg .qt .ram .rm .iso .raw .wav .mov 
    # ACL para controlar o horário comercial
    acl work_day time M T W H F 08:00-18:00
     
    # Essa nem precisa explicação
    delay_class 1 2
    delay_parameters 1 -1/-1 -1/-1
    delay_access 1 allow magic_words1
     
    # Tá, bem aqui é que eu não estou conseguindo acertar a ordem
    delay_class 2 2
    delay_parameters 2 -1/-1 10000/10000 # Define a velocidade máxima por host
    delay_access 2 allow work_day magic_words2 # <- Exatamente aqui, na minha idéia, ele aceita para "work_day" e "magic_words2", ou seja, nessa pool que tem restrição de velocidade, deveriam entrar somente os downloads no horário de serviço
    delay_access 2 deny !work_day
     
    # ACL que define que fora do horário comercial não há limitação de banda
    delay_class 3 1
    delay_parameters 3 -1/-1
    delay_access 3 allow !work_day

    Certo gente, oque tah acontecendo é que o Squid esta limitando "também" a velocidade de navegação dos clientes, sendo que era pra restringir somente os downloads, alguém aih que tem mais as manhas com as ACLs do Squid me dah uma dica de como arrumar essas regras para que limitar somente os downloads, brigadaum aih de antemão...

  2. #2
    Visitante

    Padrão Posição das acls no squid

    nessa linha ai.....
    delay_access 2 allow work_day magic_words2
    coloque deny