Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dupla de Antenas

    Pessoal, desculpe a pergunta, mas estive reparando nas torres de provedores de internet via rádio e notei que eles possuem duas antenas omni ligadas no AP, porque é necessário 2? Ganha em performance? Aumenta o sinal ??? Tem como ligar só uma e funciona do mesmo modo?


    Desculpe essa pergunta básica, mas fiquei na dúvida.


    Valeu.

  2. #2
    spider
    Visitante

    Padrão Dupla de Antenas

    :!: bom cara, tenho um prover de net a radio e utilizo uma omni de 8 dbi e uma omni de 15 bdi, ligadas no mesmo ap... eu faço pq tenho clientes q estão muito perto do AP, e a omni de 15 tem uim lóbulo de irradiação maior q a de 8 e clientes q estivessem muito próximos ao AP, teria um sinal fraco, e clientes mais distantes teriam um sinal melhor, entao uso a de 8 para alilmentar clientes perto!!!! :wink:
    Bom foi isso o q me instruiram ao comprar as antenas,... caso alguem discorde ou tenha outra visão da coisa.,. posta aki!!! blz!!!??
    :roll:

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Dupla de Antenas

    uai essas antenas nao causam interferencia uma na outra nao??

  4. #4
    spider
    Visitante

    Padrão Dupla de Antenas

    cara... eu num to tendo esse problema... não.... depois q colquei a de 15, tinha dois clientes mais distantes q num tiveram mais problema e os de perto do AP, nunca falaram de qualquer tipo de problema e tao todos com sinal excelente!!!!

  5. #5

    Padrão Dupla de Antenas

    sabe me dizer qual a distância que uma deve ficar da outra

  6. #6

    Padrão Dupla de Antenas

    sabe me dizer qual a distância que uma deve ficar da outra

  7. #7
    spider
    Visitante

    Padrão Dupla de Antenas

    vc diz entre a omni de 8 a de 15? se for eu tenho um AP swl-3300, e ele tem por natureza uma entrada de cada lado pra antenas, entao coloquei uma antena de cada, com um pigtail somente... coisa de 20 cm entre uma e outra.. e funfando.... hehehehe, nem precisei mexer en nenhuma configuração do AP, foi só colocar, descer do AP, ir no cliente mais distante e ja tava funfando... hehehe :wink:

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Dupla de Antenas

    legal essa informacao... nunca usei aqui desta forma... divinha se nao vou fazer isto...hehehehehehe... ver como eh que fica....

  9. #9
    spider
    Visitante

    Padrão Dupla de Antenas

    cara, legal... 8) .. eu tenho esse AP, encima da caixa d'água da prefeitura da cidade... e tá atendendo legal pracas... tipo, vo ve se ruma fotinha e depois falo procs... ;-)... hoje tem umas 8 antenas apontadas pra ela... e quero aumentar para umas 20 até o começo do mes...!!!!

  10. #10

    Padrão Dupla de Antenas

    galera, mas não seria melhor usar então 2 de 15dbi?

    a potência é maior então acho que deve funcionar bem tanto nos clientes perto como nos distantes, ou estou enganado???

  11. #11
    spider
    Visitante

    Padrão Dupla de Antenas

    não... cara... de acordo com o q entendi até agora de 15, eh melhor para maiores distancias... acima de 2 km... e a de 8, tem uma irradiação mai próxima.. tipo, os q estão antes deste 2 km... +/-... hehehe tipo quem ta mais perto consegue maior consistencia de sinal devido a de 8 ter lóbulo menor e quem ta mais longe "pega" o da de 15... ;-)

    :wink:

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Dupla de Antenas

    isso mesmo... como o angulo de propagacao vertical eh muito pequeno (+- 5º) e comeca da base da antena se a potencia for grande ele joga o sinal longe mas quem tah perto nao consegue entrar na area de cobertura desse angulo...

  13. #13

    Padrão Dupla de Antenas

    a bom, então valeu galera.


    e alguém sabe me dizer pra que serve aquele lance de polarização vertical ou horizontal???

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Dupla de Antenas

    seguinte: normalmente quase todas omnis sao polarizacao vertical, ou seja, como estas antenas tem o seu dipolo radiador na vertical, realmente o campo de maior intensidade é o vertical, sendo o horizontal criado pela presença do solo (inexistente em espaço livre) e vice versa no caso de polarização horizontal. Desta forma toda antena emite sinal nas duas polarizacoes, mas quando vc inverte, a polarizacao este sinal vai ficar mais forte nesta polarizacao e tb toda antena tem rejeicao a polarizacao inversa, se ela esta na vertical vai rejeitar sinal na horizontal e vice versa.

    Por que ivertemos a polarizacao?
    Qd vc tem uma area com muita interferencia, ou usa, antenas direcionais proximas uma da outra, vc inverte a polarizacao para fugir do ruido, pq a antena possui rejeicao a polarizacao inversa.

    Agora tem umas antenas safadas ae no mercado que diz q tem 40% de rejeicao a polarizacao inversa no manual (soh no manual) e eh enganacao... elas aceitam sinal em qq polarizacao, um ex classico sao as zirok grid... vc coloca uma na vertical e outra na horizontal e elas se comunicam na boa numa distancia (que eu testei aqui) de 4 km....

    Espero ter sido claro...

  15. #15

    Padrão Dupla de Antenas

    Pessoal... qto ao assunto das duas OMNI's na mesma torre, a jstificativa foi perfeita... qdo se tem um amplificador, ou uma omni mais potente, a qualidade do sinal começa a se dar a uma distância maior... é recomendável mesmo o uso de uma omni de menos potencia para atender a clientes mais próximos, porém, o ideal de dostância e uma omni da outra seria de 1,5 mts (um metro e meio) nosso amigo tem sorte de não ter problemas...

  16. #16

    Padrão Dupla de Antenas

    povos, segundo o'reilly, devemos colocar pelo menos 4m d distancia entre as duas omnis para q naum haja prejuizo na formacao do sinal

    eh assim pelo menos q nos utilizamos, fica feio pacas, mas funfa legalz

    []'s

  17. #17
    doidoht
    Visitante

    Padrão Dupla de Antenas

    Citação Postado originalmente por spider
    :!: bom cara, tenho um prover de net a radio e utilizo uma omni de 8 dbi e uma omni de 15 bdi, ligadas no mesmo ap... eu faço pq tenho clientes q estão muito perto do AP, e a omni de 15 tem uim lóbulo de irradiação maior q a de 8 e clientes q estivessem muito próximos ao AP, teria um sinal fraco, e clientes mais distantes teriam um sinal melhor, entao uso a de 8 para alilmentar clientes perto!!!! :wink:
    Bom foi isso o q me instruiram ao comprar as antenas,... caso alguem discorde ou tenha outra visão da coisa.,. posta aki!!! blz!!!??
    :roll:
    Cara... vc tá perdendo desempenho no enlace do seu sinal.. utilizar as duas antenas do cartão dual da samsung não é recomendado... suponhamos que vc tivesse apenas uma antes ligada ao SWL 3300, sua omni de 8 Dbi jogaria a uns 5 KM... Se fosse a de 15 Dbi, jogaria a uns 9 Km.... ligando as duas... a de 8 Dbi não jogará mais que 2Km e a de 15 Dbi não jogará mais que 5...

    T+

  18. #18
    spider
    Visitante

    Padrão Dupla de Antenas

    e ai Kra blz?!? Quanto ao q vc falou de uma antena apenas de 8 dbi irradiaria até 5 km... aki num foi bem assim não... tenho um cliente a 3km... onde a conexão fikava oscilando entre 60% e 20%.. ai umas quatro vezes por dia... CAIA... dava disconnected... e a visada era limpa, dava pra olhar da janela e ver o AP (logicamente somente a caixa'água)... heheheh ai comprei a omni de 15 e liguei junto... desci do AP e fui no cliente... o kra ja ta navegando di boa... e depois nunca mais deu disconnected e o sinal ta por volta de 75 a 80 pontos!!!! :roll:

  19. #19
    Visitante

    Padrão Dupla de Antenas

    pegando carona no lance da polarização... teve um kra aki no meu prov. que comentou sobre polarização, mas disse que servia para aumentar o sinal, e que com isso ele conseguia chegar mais longe (50Km) mas dava, segundo ele, uma perda de 20%... nao sei nda de polarização... fiz cara de quem entendeu tudo e deixei por isso mesmo... agora que to tentando prover radio aki na cidade.. queria saber se isso tem algo de verdade ou é so enrolação???

  20. #20

    Padrão Dupla de Antenas

    eu costumo colocar as omnis a 4m d distancia uma da outra, se eh em torre, cada fica a 2m do corpo da torre

    e costumo usar sempre omnis d 15db

    []'s