+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvida sobre compartilhamento

    ae galera..tipo assim..meu pc esta ligado numa rede ( rede da net a radio ) e eu tenho outro pc em casa e esse outro pc que tenho em casa precisa acessar a net, como eu compartilho minha placa de rede que esta conectada a net a radio para o outro pc poder usar a internet??
    no windows xp era facin, soh ia em propriedades e compartiolhava..mas no linux to perdidaSSo de como fazer isso =(...to iniciando no linux agora e to achando bem legal

    espero que alguem ajude..flw..abraSSo

  2. #2

    Padrão duvida sobre compartilhamento

    Também tenho internet a rádi e compartilho pra máquinas Linux e Windows, mas ao postar sua duvida voce deve informar a Distriuição pra ficar mais fácil nós ajudarmos :wink:

  3. #3

    Padrão duvida sobre compartilhamento

    Citação Postado originalmente por Pedro0278
    Também tenho internet a rádi e compartilho pra máquinas Linux e Windows, mas ao postar sua duvida voce deve informar a Distriuição pra ficar mais fácil nós ajudarmos :wink:
    nessa maquina aqui tenho o slackware 9.1 e quero compartilhar a conexao com uma maquina que usa windows xp

  4. #4

    Padrão duvida sobre compartilhamento

    Bom, daí vc tem duas opções:

    * utilizar um proxy transparente
    * utilizar um Squid...

    Mas para arrumar em ambos os casos, você vai ter que configurar as rotas da sua internet...
    Aqui existe um tutorial sobre isso em proxy/nat/firewall

    Abraços!
    Stéfano

  5. #5

    Padrão duvida sobre compartilhamento

    e se fosse por NAT??


    ps. as 2 placas de rede tem q usa dhcp aqui em casa

  6. #6

    Padrão duvida sobre compartilhamento

    Então, para fazer o compartilhamento da internet, quando utiliza-se proxy transparente, você utiliza já o NAT e o compartilhamento é feito por IPTables...
    Não entendi o porque do uso do DHCP, a única placa que possivelmente teria que utilizar DHCP seria a que você conecta no seu rádio...
    Mas de qualquer jeito, você poderia utilizar o dhcpd que resolveria tranquilamente o seu problema...

    Um abraço!
    Stéfano

  7. #7

    Padrão duvida sobre compartilhamento

    Citação Postado originalmente por dpcl
    e se fosse por NAT??


    ps. as 2 placas de rede tem q usa dhcp aqui em casa
    Vou partir do suposto que vc já tem a net a rádio funcionando no linux.
    fácil, fácil, e acho que pro teu caso nem precisa de proxy, não tem porque, mas se quiser usar nada impede.

    digite esses comandos no shell do linux:

    modprobe iptable_nat
    echo 1 /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE

    com isso vc já vai estar fazendo nat. coloque esse código pra rodar na inicialização do teu servidor.

    Agora é só configurar IP, máscara, gateway (que é o ip do servidor linux) e DNS no windows XP. Nem precisa de DHCP, pois são só 2 máquinas.

  8. #8

    Padrão duvida sobre compartilhamento

    gustavo_marcon
    vc pode fazer tipo um passo para me ajudar?..rs

  9. #9

    Padrão duvida sobre compartilhamento

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Então, para fazer o compartilhamento da internet, quando utiliza-se proxy transparente, você utiliza já o NAT e o compartilhamento é feito por IPTables...
    Não entendi o porque do uso do DHCP, a única placa que possivelmente teria que utilizar DHCP seria a que você conecta no seu rádio...
    Mas de qualquer jeito, você poderia utilizar o dhcpd que resolveria tranquilamente o seu problema...

    Um abraço!
    Stéfano
    era pq e mais facil no ruindows..as vezes com ip fixo da pau a rede domestica =/
    mas vou por um ip na placa

  10. #10

    Padrão duvida sobre compartilhamento

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Citação Postado originalmente por dpcl
    e se fosse por NAT??


    ps. as 2 placas de rede tem q usa dhcp aqui em casa
    Vou partir do suposto que vc já tem a net a rádio funcionando no linux.
    fácil, fácil, e acho que pro teu caso nem precisa de proxy, não tem porque, mas se quiser usar nada impede.

    digite esses comandos no shell do linux:

    modprobe iptable_nat
    echo 1 /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE

    com isso vc já vai estar fazendo nat. coloque esse código pra rodar na inicialização do teu servidor.

    Agora é só configurar IP, máscara, gateway (que é o ip do servidor linux) e DNS no windows XP. Nem precisa de DHCP, pois são só 2 máquinas.
    a net funciona...ele eh dhcp, dai na config da net coloquei DHCP e ja era...qual DNS eu vou por no windows xp sendo que o DNS da net a radio eh DHCP??

  11. #11

    Padrão duvida sobre compartilhamento

    resolvido ja..valeu gustavo e toda galera que ajudou =)

  12. #12

    Padrão duvida sobre compartilhamento

    Citação Postado originalmente por dpcl
    resolvido ja..valeu gustavo e toda galera que ajudou =)

    beleza, qualquer dúvida é só perguntar, eu não tinha respondido suas mensagens anteriores pois está muito corrido por ai. Mas sempre que precisar lembre-se que estaremos aqui pra ajudar.


    Falow.