Olá amigos,
Tenho um servidor de email com aproximadamente 300 usuarios e fluxo de msg +/- 2500 msg dia. Instalei o webmail horde/imp, o amavis e o clamav e tudo está funcionando blz, mas agora tenho que implementar alguma solução anti-spam. Estou ficando até "tonto" de tanto ler documentação, mas ainda tenho algumas dúvidas que me aterrorizam, como por exemplo:
- O bogofilter e o spamassassin não fazem a mesma coisa??? Pq tem um monte de artigos combinando as 2 soluções ???
- Qual a melhor forma de integrar o spamassassin + bogofilter com o sistema que estou usando ?? (postfix + amavis + clamav, na página do spamassassin só mostra como integra-lo com o amavis-new)
- Muitas documentações falam sobre o procmail, afinal de contas, ele é um servidor de entrega de emails locais ou apenas um cliente de email ???
- Pelo que entendi o processo é o seguinte: um software analisa o email que chega e lhe atribui um numero que serve pra classificar se é considerado spam ou não. Com base nesse numero um outro software decide se vai entregar o email pro usuario (não spam) ou vai deixar em um diretorio de quarentena (spam). É isso mesmo ???
- Qual é a melhor solução para redução de spam, levando em consideração o custo de processamento desses filtros que existem hoje ????

OBS: Utilizo Fedora Core 1

Desculpem o tamanho da mensagem...

[]'s

Renato L. Sousa