+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cantisan
    Visitante

    Padrão openvpn & named

    Instalei o openvpn 1.6, mas após um tempo de funcionamento named (bind) morre, tento re-iniciar o mesmo e dá um segment fault, sou obrigado a matar o openvpn para re-iniciar. Isto só acontece quando o openvpn está no ar.

    ps- Será que tem alguma coisa haver com a interface tun0 do openvpn ?

  2. #2
    Visitante

    Padrão openvpn & named

    Cantisan, boa tarde amigo.
    Eu tenho uma OpenVPN instalada na empresa e funciona já tem mais ou menos uns 6 ou 7 meses se não me engano. Esse problema ocorre também comigo. Mas percebi que o que acontece é o seguinte : o nosso servidor local fica ligado 24 horas por dia e 7 dias na semana. Nunca é desligado. Mas na outra ponta, o servidor remoto é desligado todos os dias por volta das 18 horas. Aí se você olhar no seu servidor local, pode notar que ele fica enviando mensagem para o servidor remoto, dizendo que a conexão não está estabelecida. E essa mensagem (/var/log/message) vai aparecendo indefinidamente até o outro servidor voltar a funcionar. Só que, imagino eu, que por algum motivo qualquer, que eu sinceramente não sei, penso que de tanto ele ficar enviando mensagem ao servidor remoto, ele mesmo acaba parando. Tanto é que algumas vezes, o pessoal do servidor remoto pede para eu reinicie o OpenVPN. Aí, dou o comando killall -TERM openvpn no servidor local e reinicio novamente. A conexão volta a funcionar perfeita. Não sei se é isso o que ocorre contigo. Mas durante o tempo em que a conexão está estabelecida, a comunicação é perfeita. Sómente cai se der algum problema na operadora telefônica ou queda de energia. Fora isso, nunca deu nenhum outro problema.
    Um grande abraço. Inté + :wink:

  3. #3

    Padrão openvpn & named

    sim, talvez, quem sabe. bom o bind por default "bindeia" em todas as interfaces ... com a diretiva listen {} dele voce pode fechar isso melhor... ou voce manda ele listen em 0.0.0.0 ou somente em uma interface X , nao sei c esse bind eh usado pela sua VPN.


    de uma olhada no man do bind, pq ele pode ta tentando bindar na tun0 e ta bugando ou coisa do tipo... pense nisso, bindiei o bind para somente uma interface ou ip, ou para 0.0.0.0 (manualmente) porque como eu jah disse ele bindei em cada interface na porta 53, isso pode estar lhe ocasionando problema. faca o teste.