+ Responder ao Tópico



  1. #1
    jrmami
    Visitante

    Padrão Squid autenticar somente determinados endereços

    Caros, implementei a autenticação do Squid no Windows 2000, ok, porém eu gostaria que a autenticação fosse solicitada somente para alguns endereços e não toda a vez que o browser é aberto.

    E dependendo do login, o endereço acessado utilizaria ou não o cache para este endereço, deu para entender?

    Um abraço.
    Francisco Júnior.

  2. #2

    Padrão Squid autenticar somente determinados endereços

    Bom, vou responder o que eu sei, OK?

    A autenticação do Squid pode ser feita de duas maneiras (pelo menos são as duas únicas que eu conheço):

    1 - Utilizando-se o ncsa_auth
    2 - Utilizando-se o smb_auth

    Quando utiliza-se o ncsa_auth, é requerida a autenticação do usuário sempre que o mesmo abrir o browser para a internet. Para utilizar este tipo de autenticação, é necessário somente o Squid em si e criar a sua própria base de dados.

    Quando utiliza-se o smb_auth, a senha é a mesma utilizada para o Samba (caso o mesmo esteja funcionando como um controlador de domínio primário). Assim, quando o usuário executa o login na máquina, ele já está autorizado a utilizar a internet.

    Caso você precise que certas máquinas não utilizem a autenticação, eu fiz da seguinte maneira: Simplesmente removi as configurações do proxy do navegador internet, assim ele não se autentica, porém ele ainda navega, pois como não é um proxy transparente, o usuário não é obrigado a passar pelo proxy.

    Agora eu desconheço qualquer modo para "controlar o uso do cache" no Squid, quanto a isso eu não vou poder te ajudar.

    Um abraço!
    Stéfano

  3. #3

    Padrão Squid autenticar somente determinados endereços

    faca uma acl que venha antes da autenticacao, contendo os dstdomains ou url_regex os enderecos que voce deseja, logo ele nao vai pedir a autenticacao pois o squid trabalha com as ACLs de modo top-bottom.

    eh isso.

  4. #4
    jrmami
    Visitante

    Padrão Squid autenticar somente determinados endereços

    Gente, infelizmente ainda não funcionou, ou sempre pede autenticação, ou nunca pede autenticação. Na realidade eu gostaria que o Squid solicitasse autenticação somente em determinados endereços.

    A minha configuração é :

    authenticate_program /usr/lib/squid/smb_auth -W DOMÍNIO -U IP-DO-SERVIDOR

    acl geral proxy_auth REQUIRED
    acl restritos proxy_auth jose maria joao
    acl todos src 0/0
    http_access allow liberados
    http_access deny todos

    Se puderem ajudar.
    Abraços.

    Francisco Jr.


    Vc

  5. #5

    Padrão Squid autenticar somente determinados endereços

    Tentou o que eu te disse e não funcionou?

    Abraços

  6. #6

    Padrão Squid autenticar somente determinados endereços

    deixa eu ver se entendi, você quer colocar a autenticação apenas para uma rede ou algumas redes, é isso?
    cria uma acl para cada rede

    acl rede_funcionarios src 10.40.1.0/16
    acl rede_funcionarios proxy_auth REQUIRED

    outra rede:

    acl rede_diretoria src 192.168.1.0/24
    acl rede_diretoria proxy_auth REQUIRED

    cara...to aprendendo squid agora, se eu estou errado, por favor, me corrijam...

  7. #7
    jrmami
    Visitante

    Padrão Squid autenticar somente determinados endereços

    Caro Stéfano, fiz o que vc recomendou, porém como minha rede é em plataforma W2K, a senha não é integrada, sempre que abro o navegador é solicitado o login.

    Amigo Vaza, na realidade não quero habilitar pela minha rede. O que quero é que quando o usuário acesse o endereço X (ex: www.uol.com.br) seja solicitado um login. Mas somente naqueles sites que eu cadastrar, por padrão, todos os outros endereços da net deverão ter acesso liberado, ok?.

    Abraços.
    Francisco Jr.

  8. #8

    Padrão Squid autenticar somente determinados endereços

    Vê se isso te serve:

    acl proibido dstdomain proibido.net
    acl privilegiado proxy_auth diretor
    http_access allow privilegiado proibido
    http_access deny proibido


    Aqui o que acontece é o seguinte: é dado acesso a determinado site somente a um login...


    Abraços