+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redes c/ ips diferentes se vendo no Ambiente de Redes.

    Amigos como eu faço para q minha rede 192.168.0.x possa trocar arquivos e compartilhar impressora com uma rede 172.168.0.x e vice-versa...As duas passam pelo meu FW ecomo coloco as duas para navegarem????
    Gostaria de se possivel ver as maquinas no ambiente de redes do winXP...Tem como????

    Uso como FW RH9 IPtables

    eth0 - Internet
    eth1 - 192.168.0.x
    eth2 - 172.168.0.x

    Grato

  2. #2

    Padrão Redes c/ ips diferentes se vendo no Ambiente de Redes.

    Primeiro: Arrume o roteamento da sua rede.
    Segundo: Instale e configure o Samba.
    Terceiro: Utilize um proxy transparente ou o Squid.

    Para fazer o proxy transparente, execute os seguintes comandos:

    # modprobe ip_tables
    # echo 1> /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

    Talvez você precise trocar o ppp0 por eth0


    Abraços

  3. #3

    Padrão Redes c/ ips diferentes se vendo no Ambiente de Redes.

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Primeiro: Arrume o roteamento da sua rede.
    Segundo: Instale e configure o Samba.
    Terceiro: Utilize um proxy transparente ou o Squid.

    Para fazer o proxy transparente, execute os seguintes comandos:

    # modprobe ip_tables
    # echo 1> /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

    Talvez você precise trocar o ppp0 por eth0


    Abraços

    Mano as maquinas são tudo WinXP só o server q é linux...RH9 mesmo assim preciso do samba????
    Como euu faço as duas redes navegarem????

  4. #4

    Padrão Redes c/ ips diferentes se vendo no Ambiente de Redes.

    Depende, se você quiser que o servidor GNU/Linux compartilhe arquivos com as máquinas que estão rodando Microsoft Windows XP, você vai ter que instalar o Samba.

    Quanto ao roteamento da rede, você vai ter que adicionar rotas nos clientes para que as duas redes falem entre si.

    No prompt do MS-DOS digite:

    route -p -ADD <rede><Dê um TAB aqui> MASK <máscara de rede> <gateway>

    Se não endender, digite "route" no prompt do MS-DOS para mais informações.

    Estou supondo que as rotas do seu servidor estão já corretas.


    Abraços

  5. #5

    Padrão Redes c/ ips diferentes se vendo no Ambiente de Redes.

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Depende, se você quiser que o servidor GNU/Linux compartilhe arquivos com as máquinas que estão rodando Microsoft Windows XP, você vai ter que instalar o Samba.

    Quanto ao roteamento da rede, você vai ter que adicionar rotas nos clientes para que as duas redes falem entre si.

    No prompt do MS-DOS digite:

    route -p -ADD <rede><Dê um TAB aqui> MASK <máscara de rede> <gateway>

    Se não endender, digite "route" no prompt do MS-DOS para mais informações.

    Estou supondo que as rotas do seu servidor estão já corretas.


    Abraços
    Tá vamos do começo eu tenho duas redes e estou montando o server (RH9)....
    1º preciso saber como faço para as duas navegarem passando por este server q faz NAT e FW na rede.....
    2º preciso fazer elas se verem no ambiente de redes do WinXP como se todo mundo tivesse o mesmo ip.

    Isso é possivel???

    Valeu a atenção....

  6. #6

    Padrão Redes c/ ips diferentes se vendo no Ambiente de Redes.

    Creio eu que sim!

    Vou responder pergunta por pergunta, ok?

    1 - O seu servidor possui três placas de rede, correto? Está cada uma em uma rede diferente:

    eth0 - internet
    eth1 - rede 192.168.0.0
    eth2 - rede 172.168.0.0

    OK! Então você tem que antes de mais nada, habilitar o roteamento com o comando:

    # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    OK! Agora nós vamos criar as tabelas de roteamento do servidor:

    * Para acessarmos a rede 192.168.0.0, devemos utilizar essa regra:
    # route add -net 192.168.0.0/24 gw 192.168.0.1

    * Para acessarmos a rede 172.168.0.0, devemos utilizar essa regra:
    # route add -net 172.168.0.0/24 gw 172.168.0.1

    Para acessar a internet, eu já não sei, porque eu não sei que tipo de conexão é a sua, e se for ADSL, eu também não sei em que rede o seu roteador (modem da empresa de ADSL) está funcionando, mas eu estou julgando que tudo esteja funcionando na máscara de rede 255.255.255.255 (24). Também não sei os IP's que você está utilizando, por isso você tenta encaixar aí nos seus conformes.

    Rotas dos clientes WinXP

    Nos clientes WinXP da rede 192.168.0.0, você adiciona a seguinte regra:
    # route -p ADD 172.168.0.0 MASK 255.255.255.0 192.168.0.1

    ***IMPORTANTE: NA MERDA DO WINDOWS XP, VOCÊ PRECISA DAR UM TAB DEPOIS QUE TERMINOU DE DIGITAR O ENDEREÇO DE IP DA REDE QUE VOCÊ QUER ACESSAR PARA DIGITAR A MÁSCARA, SENÃO DÁ ERRO***

    Nos clientes WinXp da rede 172.168.0.0, você adiciona a seguinte regra:
    # route -p ADD 192.168.0.0 MASK 255.255.255.0 172.168.0.1

    Teste o roteamento do servidor utilizando o utilitário _traceroute_ do GNU/Linux e o _tracert_ do Windows. Tente pingar as duas redes também.

    Aqui eu não irei explicar como você compartilha algo no Windows XP, acho que não tem necessidade.

    Espero que com isso você consiga se virar ai!

    Abraços

  7. #7

    Padrão Redes c/ ips diferentes se vendo no Ambiente de Redes.

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Creio eu que sim!

    Vou responder pergunta por pergunta, ok?

    1 - O seu servidor possui três placas de rede, correto? Está cada uma em uma rede diferente:

    eth0 - internet
    eth1 - rede 192.168.0.0
    eth2 - rede 172.168.0.0

    OK! Então você tem que antes de mais nada, habilitar o roteamento com o comando:

    # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    OK! Agora nós vamos criar as tabelas de roteamento do servidor:

    * Para acessarmos a rede 192.168.0.0, devemos utilizar essa regra:
    # route add -net 192.168.0.0/24 gw 192.168.0.1

    * Para acessarmos a rede 172.168.0.0, devemos utilizar essa regra:
    # route add -net 172.168.0.0/24 gw 172.168.0.1

    Para acessar a internet, eu já não sei, porque eu não sei que tipo de conexão é a sua, e se for ADSL, eu também não sei em que rede o seu roteador (modem da empresa de ADSL) está funcionando, mas eu estou julgando que tudo esteja funcionando na máscara de rede 255.255.255.255 (24). Também não sei os IP's que você está utilizando, por isso você tenta encaixar aí nos seus conformes.

    Rotas dos clientes WinXP

    Nos clientes WinXP da rede 192.168.0.0, você adiciona a seguinte regra:
    # route -p ADD 172.168.0.0 MASK 255.255.255.0 192.168.0.1

    ***IMPORTANTE: NA MERDA DO WINDOWS XP, VOCÊ PRECISA DAR UM TAB DEPOIS QUE TERMINOU DE DIGITAR O ENDEREÇO DE IP DA REDE QUE VOCÊ QUER ACESSAR PARA DIGITAR A MÁSCARA, SENÃO DÁ ERRO***

    Nos clientes WinXp da rede 172.168.0.0, você adiciona a seguinte regra:
    # route -p ADD 192.168.0.0 MASK 255.255.255.0 172.168.0.1

    Teste o roteamento do servidor utilizando o utilitário _traceroute_ do GNU/Linux e o _tracert_ do Windows. Tente pingar as duas redes também.

    Aqui eu não irei explicar como você compartilha algo no Windows XP, acho que não tem necessidade.

    Espero que com isso você consiga se virar ai!

    Abraços
    Mandou bem irmão...para finalizar...eu uso um ADSL da BrasilTelecom com ip dinamico o ip do eth0 é 10.0.0.1 dado pelo proprio modem..

    Eu digito estes comandos do winXP no prompt????....e de pois q eu desligar a maquina tem q fazer de novo qndo liga-lá????

    Grato a atenção

  8. #8

    Padrão Redes c/ ips diferentes se vendo no Ambiente de Redes.

    Não, não precisa, por isso que nós utilizamos o parâmetro -p, que deve ser "permanent" ou algo do gênero.

    Para fazer uma máquina WinXP ter acesso à internet, você deve definir uma rota do mesmo jeito, seguindo o mesmo exemplo, só que você coloca:

    # route -p ADD 0.0.0.0 MASK 255.255.255.0 192.168.0.1 (os números se alteram dependendo do caso da máquina e em qual rede ela está).

    Se o seu servidor já estiver navegando, creio eu que ele não vai precisar de qualquer outra mudança. Mas em tese é só ajustar as rotas!

    Posso te fazer uma pergunta? Existe mesmo a necessidade de você utilizar três redes diferentes?

    Abraços

  9. #9
    Visitante

    Padrão Redes c/ ips diferentes se vendo no Ambiente de Redes.

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Não, não precisa, por isso que nós utilizamos o parâmetro -p, que deve ser "permanent" ou algo do gênero.

    Para fazer uma máquina WinXP ter acesso à internet, você deve definir uma rota do mesmo jeito, seguindo o mesmo exemplo, só que você coloca:

    # route -p ADD 0.0.0.0 MASK 255.255.255.0 192.168.0.1 (os números se alteram dependendo do caso da máquina e em qual rede ela está).

    Se o seu servidor já estiver navegando, creio eu que ele não vai precisar de qualquer outra mudança. Mas em tese é só ajustar as rotas!

    Posso te fazer uma pergunta? Existe mesmo a necessidade de você utilizar três redes diferentes?

    Abraços
    HAHAHAH...já fiz está pergunta para meu chefe umas 10 vezes mas ele viu assim não sei onde e quer imitar...coisa de velho Gaga...
    Desculpe está criando este encomodo é pq ele está enchedo o saco..

    Valeu pelas dicas...