+ Responder ao Tópico



  1. #1
    n1nj4
    Visitante

    Padrão Problemas com compartilhamento DHCP

    Olá, primeiramente gostaria de agradecer a todos que me ajudaram na ultima dúvida que tive.

    O problema que tenho agora é o seguinte; Estou usando o Mandrake 10, tenho um modem Intel Han (o qual esta instalado e funcionando certinho). Eu quero compartilhar minha conexão que uso no Mandrake com outro computador, fiz o compartilhamento via DHCP pelo assistente do Mandrake, ocorreu tudo bem a rede esta funcionando os computadores trocam informações entre si, mas só tem um problema, o outro computador não consegue navegar na Internet.

    No outro computador estou usando o Windows XP, configurado para obter as configurações de rede via DHCP, já fiz o teste usando o Kurumin pra ver se o problema era com o Windows, mas vi que não era.

    Alguém poderia me ajudar a solucionar este problema.

  2. #2

    Padrão Problemas com compartilhamento DHCP

    usa isso aki tb:
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

  3. #3

    Padrão Problemas com compartilhamento DHCP

    Se a sua rede for pequena, eu o recomendo a não utilizar DHCP, você vai arrumar mais problemas do que soluções.
    Defina IP's estáticos para a rede e faça o que o amigo ali lhe disse.


    Abraços

  4. #4
    n1nj4
    Visitante

    Padrão Problemas com compartilhamento DHCP

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    usa isso aki tb:
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
    Certo, mas como estou iniciando agora nem faço idéia de onde coloco esses comandos. ops: ops:

    De todo caso já agrdeço pela atenção.

  5. #5

    Padrão Problemas com compartilhamento DHCP

    Você tem que digitar os comandos no seu console ou criar um script que seja executado quadno você inicia a máquina.

  6. #6
    icatorze
    Visitante

    Padrão Problemas com compartilhamento DHCP

    O seu problema não é tão difícil de resolver, uma rede de duas máquinas não precisa de DHCP!!

    Não sei como vc está ligando o modem e os computadores, mas acredito que o modem esteja numa placa de rede e o a rede interna(o outro comp) em outra.

    Configure a placa de rede onde esta o modem pra pegar o IP pelo DHCP. A outra placa vc configura com um IP invalido 192.168.1.1, por exemplo.
    O outro computador com o Ruindows vc configura para tambem ter um IP fixo, do tipo 192.168.1.2. No DNS desta maquina aponte para o DNS do provedor. No gateway aponte para a maquina com o Linux (192.168.1.1).

    Beleza, execute os comandos para as placas de rede trocarem pacotes

    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

    E acho que isto resolve teu problema, se a rede for ampliada para ateh umas 5 maquinas um hub resolve.

    PS. perguntas do tipo: nem faço idéia de onde coloco esses comandos, podem ter respostas escuzas!!!!!!!

  7. #7
    n1nj4
    Visitante

    Padrão Problemas com compartilhamento DHCP

    Citação Postado originalmente por icatorze
    O seu problema não é tão difícil de resolver, uma rede de duas máquinas não precisa de DHCP!!

    Não sei como vc está ligando o modem e os computadores, mas acredito que o modem esteja numa placa de rede e o a rede interna(o outro comp) em outra.
    (...)
    A conexão desse computador que estou tentando compartilhar não é ADSL é discada, estou usando um winmodem (Intel HAM). Já procurei algumas coisas na Internet a respeito mas só achei como compartilhar ADSL, nunca achei nada explicando como se faz o mesmo quando usando uma conexão discada.

  8. #8
    n1nj4
    Visitante

    Padrão Problemas com compartilhamento DHCP

    Usando os comandos que o 1c3_m4n passou consegui fazer com que o compartilhamento funcione. Agora vou configurar os IPs fixos pra não ficar tendo problemas.

    Valew a vocês todos que se interessaram em me ajudar com o problema.
    As vezes minhas perguntas possam ter parecido bobas pra alguns, mas é que estou começando agora, e saber que tem gente disposta a ajudar igual ao pessoal aqui do fórum Underlinux é sempre algo muito importante, e faz com que mais pessoas se interessem pelo assunto. :wink:

  9. #9

    Padrão Problemas com compartilhamento DHCP

    tipo, eu não vejo problemas em utilizar dhcp em rede pequena, roda normalmente, até mesmo por questão de mobilidade e alterações, é mais fácil tranquilo usar dhcp.... caso queira ligar um notebook ou outro pc é só espetar o cabo e já está funcionando....

    eu utilizo a regra iptables acima para compartilhar a conexão.... e configurei meu dhcpd para fornecer IPs para cada máquina, não esquecendo de fornecer dados corretos de DNSs(para que as máquinas possam acessar a net pelos dominios) e endereço de Gateway.

    E nunca uma duvida é boba, ainda mais se tratando de aprendizado linux...
    todos passamos por isso um dia....
    [/i]

  10. #10
    Kernel-Panic
    Visitante

    Padrão Problemas com compartilhamento DHCP

    como disse o amigo PiTsA é interesante que vc configure o seu servidor para ser um serve dhcp .. pois alem de estar aprendendo o funcionamento de um servidor dhcp na rede, vc ainda vai ter uma agilidade enorme na hora de conectar uma nova maquina.

  11. #11
    icatorze
    Visitante

    Padrão Problemas com compartilhamento DHCP

    Eu concordo com a galera quanto a DHCP em redes pequenas, sempre coloquei dhcp, ateh pra duas maquinas apenas. O caso é configurá-lo certo. Para passar as informaçoes de maneira correta sem enrosco.

    Para o nosso colega Ninja, pensei melhor que ele tivesse primeiro configurado seu modem , esquecendo em primeira mão do DHCP, pois depois com tudo rodando, instalar o DHCP sera mais facil!!! :wink: