+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor NIS

    Galera!!!

    Depois de um bom tempo voltei....também quem manda dar um de Adm de redes né!!! brincadeirinha...é que estou cheio de trampo mesmo!!
    Vamos ao que interessa. Alguém tem algumas dicas (site com documentação) pra eu montar um servidor NIS (Linux logando no Linux). Achei estranho não ter uma seção dedicada a este assunto aqui no forúm pois se trata de puro Linux o que estou querendo fazer.

    Agradeço todas as dicas.
    Abraços.

  2. #2
    odbc
    Visitante

    Padrão Servidor NIS

    Qdo eu montei meu primeiro server NIS eu busquei fontes no Google....dá uma olhada lá ou postaai suas dúvidas!!!

  3. #3

    Padrão Servidor NIS

    Configurando um servidor NIS:

    Como falta muita documentação sobre NIS, NYS e NIS+ na internet, tô escrevendo isso aqui pra você.

    O NIS não é nada de estupidamente difícil de se instalar e você também não precisa de um phD para botar ele para rodar:

    Vamos lá:

    Primeiro, certifique-se que você tem os daemons necessários para ele, que são o portmap, o ypserv e o ypbind.

    Configurando o servidor NIS:

    Edite o seguinte arquivo para definir o nome de domínio NIS:

    # vi /etc/sysconfig/network

    Adicione na última linha:

    NISDOMAIN="meudomínioNIS"

    NOTA: PARA OUTRAS DISTRIBUIÇÕES, SEM SER A REDHAT OU CONECTIVA, VOCÊ DEVE CRIAR O ARQUIVO /etc/defaultdomain

    Após isso reinicie o serviço de rede;

    # service network restart (no REDHAT)
    # /etc/init.d/network restart (SLACK E OUTRAS)

    Execute o comando "nisdomainname" para ver se o domínio apresentado é realmente o domínio que você configurou lá em cima:

    # nisdomainname

    Agora devemos reiniciar o serviço ypserv, lembrando que o portmap deve estar rodando:

    # service ypserv restart (no REDHAT)
    # /etc/init.d/ypserv restart (SLACK E OUTRAS)

    Por fim, devemos criar os mapas da base de dados NIS:

    # cd /var/yp
    # make

    Voilá!!! Seu servidor NIS está funcionando! Vamos a configuração dos clientes:

    -------------------------------------------------------------------------------------

    CONFIGURANDO OS CLIENTES:

    Bom, para configurar os clientes existem dois jeitos: O MODO MACHÃO e o MODO CAUBY PEIXOTO.

    Modo CAUBY PEIXOTO
    --------------------------

    Em distribuições REDHAT-like, você pode utilizar o "authconfig", ele abre um frontend e você configura tudo bonitinho.

    Modo MACHÃO
    -----------------

    Nas outras distribuições, você edita o /etc/defaultdomain do mesmo modo que você adicionou o domínio no servidor.

    Depois você edita o /etc/yp.conf e adiciona a seguinte linha nele:

    domain <O DOMÍNIO NIS QUE VOCÊ PERTENCE> server <HOSTNAME DO SERVER, PODE SER UTILIZADO O NOME DELE AO INVÉS DO IP CASO ESTEJA DECLARADO NO /etc/hosts>


    Reinicie o serviço portmap e o ypbind e pronto, sua rede com NIS implementado já está rodando!


    Qualquer dúvida, me escreva. Espero ter te ajudado!


    Abraços

  4. #4
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão NIS

    em distro's Red hat-like é comum da "tipo um erro" ao se logar, se vc criar soh o domínio NIS, pq ele procura automaticamente um server de NFS. Eu notei esse erro no conectiva 8. Portanto, cria um server de NFS também, naum faz mau e ainda pode prevenir alguns erros bestas.

    ahhh, e outra coisa, só deu pra notar esse erro quando eu loguei pelo KDM, na linha de comando soh apresentava o erro e naum dizia o q era.

  5. #5
    Visitante

    Padrão Servidor NIS

    Obrigado galera!!

    Vou testar direitinho e colocar os erros e demais dúvidas aqui!

    Abraçso.

  6. #6

    Padrão Servidor NIS

    Fiz um guia sobre NIS que está disponível em http://www.facic.fuom.br/~guilherme/stefano

    Aproveite e me dê uma opinião sua!
    Boa leitura!

    Abraços!

  7. #7

    Padrão Servidor NIS

    eh.. legal .. com nis eh um pouco + facil.


    eu faco linux logar em ldap mas ai tem que mecher em mais coisa

  8. #8

    Padrão Servidor NIS

    ok Galera!!!

    Vamos lá então..deixa eu explicar direitinho como está a minha situação aqui:

    Geral:
    Red Hat 9.0 - Estou utilizando esta distro pois o servidor que vou instalar este serviço está homologado para esta distribuição - Sever Dell PowerEdge 2500; por enquanto estou brincando com um Frankstein aqui!!hehehe

    O Servidor Nis está configurado (Segui o livro que eu tenho aqui: Dominando Red Hat Linux 7).
    Para saber se ele realmente está ok segue os dados abaixo:


    No servidor verifiquei o seguinte:
    O seguites serviços estão rodando: ypbind e ypserv
    Todos os demais itens foram configurados conforme o livro e não houve qualquer problema na configuração dos mesmos;

    Na Estação (Fedora Core I) a situação é a seguinte:
    - Todas as configurações foram feitas conforme o livro e tb não houve problema algum ( /etc/ypconf - /etc/sysconfig/network - /etc/nsswitch.conf );
    - quando aplico o comando:
    #ypcat passwd
    visualizo o /etc/passwd.yp do meu servidor NIS;
    - O serviço ypbind está rodando;
    - se digito o comando "nisdomainname" ele traz o domínio correto;
    - Quando o micro inicia ele mapea um diretorio no servidor NFS que eu tb montei; pois é bem melhor ter tudo centralizado no server né!! hehehe
    - Coloquei o ponto de montagem em /etc/fstab e está funcionando corretamente quando o micro é reiniciado;
    - quando vou logar ele tb me mostra todos os users do meu server nis (configurei no gnome pra ele me mostrar todos os users quando for logar);


    Agora vamos aos problemas encontrados:
    - Se eu altero a senha no meu server nis de tal user:
    #passwd waltair

    - logo que altero a senha entro em /var/yp e digito make lá para ele atualizar a base de dados.

    Quando vou logar na estação de trabalho ele não aceita a nova senha e só aceita a antiga; ou seja não consigo logar pois ele dá senha invalida; agora eu notei o seguinte que se eu colocar a senha antiga ele aceita normalmente e loga e abre sessão de trabalho.
    Eu também não consigo alterar a senha localmente:
    #passwd waltair (estou dando este comando na estaçao e como root)..ele dá a seguinte mensagem de erro: "Failed preliminary check by password service" ??
    O que fazer para resolver este problema????

    O outro problema é o seguinte:
    Quando tento logar outro user (existente no NIS) ele dá a seguinte mensagem de erro: "Sua sessão durou menos de 10 segundos. Se você não se deslogou isso poderia significar que algum problema de instalação ou que você pode estar sem espaço em disco. Tente logar-se com uma das sessões de segurança para tentar consertar o problema" depois sai e cai na tela pra colocar user e senha novamente...como resolver este problema???
    Todos com exceção do meu user dá a mesma mensagem!!!
    Outro detalhe..o home principal de todos os users do servidor está definido como: /home/arquivos; que é exatamente o local que ele monta na inicilização (configurado no /etc/fstab).


    Agradeço todas as dicas!!

  9. #9

    Padrão Servidor NIS

    Ah!!!
    xstefanox não li o seu guia ainda!! vou ver e depois comento!!

    Abraços.

  10. #10

    Padrão Servidor NIS

    Você tem que reiniciar o serviço ypserv depois que você recompilou os mapas...

    E você tem que estar rodando o yppasswd para que os usuários consigam trocar suas senhas nos clientes...


    Abraços!

  11. #11

    Padrão Servidor NIS

    Ok!!

    Valeu pela dica, agora estou conseguindo alterar as senhas das estações e tb do server. Vou ver como casar NIS+NFS diretinho e posto as novis aqui!!

    Vou fazer mais uns testes e ler mais um poquinho sobre NIS. As novidades eu posto aqui!!

    Obrigado.
    Abraços.