+ Responder ao Tópico



  1. #1
    programa
    Visitante

    Padrão intalação

    Boa tarde a todos gostaria de saber se voceis poderia me incinar a fazer instalação de programas no linux, e quais os comandos que posso usar para istalar, pricipaumente os programas que são puxados da internet, como kazaa, o xmms. e outros

    Porfavor me de uma luz eu gostaria muito de entrar neste mundo do linux, tenho apredido muito com voceis.


    Obrigado

  2. #2
    Visitante

    Padrão intalação

    ei amigo depende de como o arquivo foi baixado ..
    se ele veio compaqtado ou nao...
    se ele veio conpactado vc de descompacta-lo primeiro..
    entre no diretorio criado apos a descompactaçao..
    geralmente la tem os arquivos de README LEIAME INSTAL ... etc
    leia os arquivos eles te falam como proceder...
    mas geralmente vc deve usar os comandos
    #make
    #make install

    acho q é isso..

  3. #3

    Padrão intalação

    vamos explicar uma coisa:

    Pacotes - normalmente distribuições trabalham com "pacotes", ou seja, vc tem o programa binário(executavel) pronto para ser instalado em sua distribuição, e já usa-lo. Conectiva, RedHat, Mandrake, Fedora usam pacotes RPM, Slackware utiliza pacotes TGZ, Debian utiliza DEB.

    Pacotes Source - Mas tb existem pacotes com o source(código fonte), na maioria das vezes vem compactados no formato tarball como ".tar.gz", ou como ".tar.bz2", mas o software que vem nestes pacotes não está pronto para ser usado, pois ainda não esta em formato binário, é necessário compilá-lo. E qualquer distro suporta isto, voce podera compilar estes softwares em praticamente todas as distribuições linux, ficando otimizado para o sistema que vc compilou.

  4. #4

    Padrão intalação

    E para instalar o linux na sua máquina, você primeiro deve escolher uma distribuição (e não pergunte qual é a melhor, pois isto é falta de educação)
    depois é só baixar o cd de instalação dela, seja do Kazaa, do xmule ou do próprio site da empresa que faz a distribuição.

    Depois, você grava o cd, dá o boot por ele instala, neste caso você normalmente já escolhe a maioria dos programas que vai utilizar. E depois é só atualizar o sistema uma vez por semana.
    Agora para instalar um novo programa em sua disto, ai depende muito de distro para distro.

  5. #5

    Padrão intalação

    Instalando por um tarball (.tar.gz)


    Descompacta o arquivo source:
    # tar xvfz <pacote>

    Entra no diretório onde você descompactou o arquivo:
    # cd <diretório com o nome do pacote>

    Configura o programa para a sua máquina e checa se está tudo OK!
    # ./configure

    Compila:
    # make

    Instala:
    # make install


    Instalando um .deb (.deb):
    Existem dois modos: o primeiro você pode usar o apt-get, que já puxa o pacote da internet (ou do seu cd-rom), puxa as dependências e instala tudo para você e existe o dpkg, que você puxa o pacote da internet e instala só, mas não puxa dependências:

    Com o apt-get:
    # apt-get install <pacote>

    Com o dpkg:
    # dpkg -i <pacote>


    Instalando .rpm (.rpm)
    # rpm -ivh <pacote>


    Abraços!