+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Atos
    Visitante

    Padrão Dois links de internet no linux. É possível?

    Boa tarde pessoal

    Gostaria de saber se é possível ligar dois links de internet em apenas um servidor? A necessidade surgiu pelo seguinte fato:

    Hoje ja tenho um adsl que da acesso aos meus usuários da rede interna, agora foi implantado um banco fireBird que sera acessado por clientes remotos, para isso foi contrato uma rede IP internet (frame-relay), esse firebird esta em outro servidor com ip não valido, o servidor que recebe o link esta direcionando através do iptables, agora o seguinte, tenho que colocar o adsl no mesmo servidor, ai entra a questão, se em minha rota default o gateway é a eth1 (rede Ip) como fazer para que os clientes da rede interna saim para a internet pelo eth2 que é o adsl ?

  2. #2

    Padrão Dois links de internet no linux. É possível?

    Voce tem duas conexões certo?

    uma tem Ip dinâmico tipo 200.xxx.xxx.xxx, a outra tem ip de rede tipo 192.xxx.xxx.xxx (ou coisa assim)

    A eth0 está ligada a qual rede? dinâmica ou física?

  3. #3

    Padrão Dois links de internet no linux. É possível?

    Voce pode redirecionar o ip de rede igual ao que voce fez para o servidor com ip invalido

  4. #4

    Padrão Dois links de internet no linux. É possível?

    Simples (e complicado ao mesmo tempo)


    voce prescisa do iproute2, para maiores informacoes, voce vai ter que ler umas 3 vezes para entender legal como funciona esse negocio.


    www.tldp.org

    e leia o Howto: Adv-Routing-Howto (Advanced Routing)

    la voce vai entender como tudo isso funciona e resolver o seu problema.

  5. #5
    Atos
    Visitante

    Padrão Dois links de internet no linux. É possível?

    As duas interface possuem IP válidos, vou criar um exemplo de minha estrtura:

    Internet (Frame-relay) -- eth0 -- direciona para outro servidor com ip não valido as requisições que chegam nela, esse servidor devolve os pacotes para eth0 que vai para a internet.

    ADSL (ip valido tbm) -- eth1 -- toda as solicitações que meus clientes da rede interna fizerem para internet deve sair por essa interface.

    Entenderam?

  6. #6
    gustavofd
    Visitante

    Padrão Dois links de internet no linux. É possível?

    amigo,

    acho q é a 3ª ou 4ª postagem com esse tema nessa semana, e um de nossos colegas enviou o seguinte link que ajudará a você a resolver o seu problema...

    http://www.olhoneles.com.br/linux/iproute2.txt

    abraços,

    gustavo

  7. #7
    fedorasan
    Visitante

    Padrão Mas como fica o squid???

    o squid soh pega uma placa de rede, se eu fiser uma conexao ftp ele sai pela eth1 mas se eu fasso um download (porta 80) ela sai pela eth0, o squid so sai pela eth0, os dois links sao de 512, o que pode estar errado????