+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Queria aprender a compilar...!:(

    bem o fato é o seguinte... ñ sei programar e nem compilar... pois o q somente sei fazer é ./configure make make install... mais nada... queria saber se tem como alguém me arranjar um doc falando com se compila ou enviar um link de algum doc... sempre q tento compilar algo e da um pequeno problema pronto... ja era... o q tento compilar agora é o novo gaim... mas ñ consigo... vejo ai caras debuiando na compilação... tipo o ice_man crio até um linux.. e eu aq...

    ñ sei nem compila um gaim... é duro...

    se alguém tiver um doc ou um link... de preferencia em portugues... mas é isso ai...

    valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. #2

    Padrão Queria aprender a compilar...!:(

    A primeira vez que eu "briguei" para compilar algum programa, foi com o Quanta... tava faltando um monte de coisas, toda hora dava um erro no make... isso desanima qualquer iniciante =( mas, como me disseram, você tem que "entender" o que precisa ter na sua máquina para que o programa funcione... ele mesmo te fala. Leia a documentação do pacote que está compilando, isso sempre irá te orientar. Cada caso é um caso...

    Eu funcionei o Gaim rapidinho, usando o Synaptic. É legal compilar, mas às vezes quando se tem a opção de maior rapidez (e se precisa dela), o Synaptic me ajuda muito =)

    http://www.brunotorres.net/gnulinux/compilar-programas

  3. #3
    icatorze
    Visitante

    Padrão Queria aprender a compilar...!:(

    No meu entender ./configure make make install é compilar.

    Um ./configure --help, pode ser muito esclarecedor, assim como ler o Makefile. Outra leitura recomendada é os arquivos do diretório doc, normalmente explicam o que você deve ter na máquina pra compilar o pacote.

    Parece meio tongo, dizer isso. Mas grande parte dos problemas para compilar algo podem ser solucinados lendo o manual. Também não programo em C, ou coisas do tipo, mas me viro muito bem pra compilar.

  4. #4

    Padrão Queria aprender a compilar...!:(

    Caro amigo,


    # ./configure
    # make
    # make install


    É exatamente compilar um programa. Mas quando você dá o ./configure, ele deve estar dando algum erro, certo? Manda esse erro para a gente.


    Abraços!