+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Route no Conectiva 8 ....

    Pessoal da lista, boa tarde a todos ....

    Ainda sou aprendiz nesse mundo linux e confesso que estou cometendo alguma besteira na configuração de uma rede.

    A minha rede está assim :

    - k6 II 200 - com hd de 5GB
    - 3 placas de rede 3com
    - 1 modem alcatel speed touch pro (ip 10.0.0.138)
    - 1 hub switch

    Bom vamos lá.
    Configurei as placas assim :

    #ifconfig eth0 10.0.0.100 netmask 255.255.255.0
    #ifconfig eth1 192.168.1.1 netmask 255.255.255.0
    #ifconfig eth2 192.168.50.1 netmask 255.255.255.0

    Ou seja, a eth0 é que está ligada no modem, e as outras duas para a rede interna.
    E agora vem a minha confusão. Estou tentando usar o comando route, e depois olho através do comando netstat -nr aparecem 3 rotas.

    Como seria o comando route para configurar essa rede ??? Eu também vou instalar o squid depois. Já coloquei tb no /etc/rc.d/rc.local os comandos para compartilhar a internet que seriam :

    echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    modprobe iptable_nat
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

    Como seria pessoal, a definição da rota ou rotas, nesses caso ??? Eu uso o Conectiva 8.
    Desde já, muito obrigado a todos ...........
    :?

  2. #2
    stingray
    Visitante

    Padrão Route no Conectiva 8 ....

    amigo,

    eh normal q aparecem 3 rotas, eh uma para cada enderecamento de rede.
    vc deve somente acrescentar o gateway apontando para o seu modem se ele autenticar a internet.

    para rotear um gateway:

    # route add default gw IP_DO_MODEM

    para compartilhar a internet pode ser esse comando, so q ele abre
    a internet pra qualquer classe de rede q tiver na sua lan.

    depois q configurar o squid vc deve desligar o nat ou configurar o proxy transparente para evitar q naveguem fora do proxy.

    Stingray

  3. #3

    Padrão Route no Conectiva 8 ....

    depois q configurar o squid vc deve desligar o nat ou configurar o proxy transparente para evitar q naveguem fora do proxy.
    Amigo, não me leva a mal... mas eu discordo de você. É fato que o Squid não trabalha com alguns protocolos da internet, como o smtp. Se você não rodar um proxy transparente conjunto com o Squid, como você irá trabalhar com esses protocolos? Você vai ter que rodar um proxy transparente também se desejar utilizar esses protocolos.
    É claro que levando em consideração o seu ponto de vista, você está correto. Mas as configurações devem ser especificadas no navegador do cliente e também deve ser feita uma alteração do registro do Windows para que o usuário não possa alterar as configurações de proxy. Além de ficar algo mais bem feito, vai te dar menos dor de cabeça e é mais fácil de se administrar.


    Abraços!

  4. #4

    Padrão Route no Conectiva 8 ....

    O comando route tem bastante opçoes voce tem varias formas de rotear sua rede. voce pode rotear os ip de hosts da rede ou ip da rede e ate mesmo definir um default gateway. O comando man route vai te dar mostrar varios exemplos comentador para voce resolver seu problema

    Tenta desta forma e ve se resolve seu problema

    route add -net 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 gw 10.0.0.100
    route add -net 192.168.50.1 netmask 255.255.255.0 gw 10.0.0.100

    Caso nao funcione para excluir a rota troque o add por del