+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mariborghi
    Visitante

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    Pessoal, alguem ja conseguiu instalar o linux em uma placa mãe P4P800 (Asus) chipset intel com HD SATA?
    Estou tendo problemas em reconhecer este dispositivo no inicio da instalação.

    Alguém pode me ajudar?

    Obrigada

  2. #2

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    eu tenho o mesmo hardware, eu nem tente instalar linux nessa maquina ainda, tou esperando sair uma distro que venha com 2.6.x que jah reconhece melhor esse hardware.. mas fazer oque neh .. maquina virtual existe para isso.

  3. #3
    mariborghi
    Visitante

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    Mas mesmo compilando o kernel 2.6.. que tem disponível no site e gerando um disquete de boot eu não consegui.
    Hunf!

    Por favor....Se alguém tiver qualquer idéia, me ajuda!!!!

    Obrigada

  4. #4
    carlos vaz
    Visitante

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    Instalei na empresa onde trabalho o Debian em uma ASUS P4C800 DELUXE com 2 HDS SATA Fazendo Raid 0 via hardware e está rolando legal!
    Obs.: com o kernel 2.4.25

    [email protected]

  5. #5
    mariborghi
    Visitante

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    Ele reconheceu tudo no início da instalação? Vc não precisou de nenhum outro driver prá reconhecer o raid?
    Diretão ele foi que foi?

  6. #6
    Visitante

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    Depende o que for fazer. Não sei como é na P4P800, mas na P4C800 tem 4 portas SATA, duas para conexao normal e duas utilizadas pela chipset Promise para fazer raid. Se conectares nas portas do barramento local o cd de instalação do Debian reconhece normal como hde1 ou hde2, mas se teu objetivo for fazer raid, vai apanhar um pouco, pois no caso do debian eu tive de instalar primeiro na porta SATA normal atualizar o kernel e aplicar um patch para reconhecer o chipset da promisse. Após isso reinicei a máquina com o outro hd instalado na porta SATA da promise (agora reconhecido pelo kernel) e instalei novamente o debian via chroot, claro, que estes passos são só um resumo.
    Qualquer dúvida me mande um email ;-)

    Carlos José Vaz
    [email protected]

  7. #7
    mariborghi
    Visitante

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    A P4P800 tem 02 Serial Ata, raid 0.
    Achoq ue não dá prá fazer estas coisas.
    Será?

  8. #8
    Visitante

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    Utiliza então um HD PATA para instalar a dist. e depois instala nos hds SATA, achei um tutorial que pode lhe dar uma idéia:
    http://copper.matsc.kyutech.ac.jp/~y...a/index_e.html
    Mas acho que terá de fazer raid via software, pelo que vi a asus P4P800 não tem uma controladora raid. No BR-Linux tem um tutorial interessante.
    http://brlinux.linuxsecurity.com.br/...is/000339.html

    Carlos José Vaz

  9. #9
    mariborghi
    Visitante

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    Muito obrigada, vou tentar fazer isso.
    Agora eu desabilitei do SETUP o SATA e deixei como Compatible mode, dai ele reconhece como um ATA normal e estou tentando instalar o Debian, pois até agora eu só havia tentado com Red Hat. Caso dê certo instalar assim, depois eu compilo o Kernel com suporte a SATA e se não der certo eu jogo este HD fora...Pois minha paciência tá acabando...

    Muito obrigada pela dica.

  10. #10
    mariborghi
    Visitante

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    Caramba...
    Desabilitei tudo no SETUP, deixei o HD como ATA, mas tanto o RedHat qto o Debian travam na hora de formatar e perticionar... Erro para criar o filesystem... Não creio... Juro mesmo, cansei...Realmente vale a pena ter um HD Sata? Vale tudo o que estou passando? Senão eu vou pedir para trocar por um ATA mesmo e no futuro eu volto a pedir um SATA.

    Obrigada

  11. #11

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    SATA > ATA

    Claro que vale, todo hardware novo tem esse tipo de problema, mas se o nosso amigo falou que funcionou na instalacao default do debian blza, entretanto a instalacao default do debian tras o kernel 2.4.18 (imagem bf24) , ai vale de voce testar, na minha placa eu so deixo sata only, para voce entender MELHOR o que significa esses modos eu aconselho voce a ler o manual da asus que la tem tudo explicado.

  12. #12
    mariborghi
    Visitante

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    eu estou passando agora a ferramenta de verificação da Seagate no HD, por que tá muito estranho esse lance de travar nas informações do filesystem. Ele nem chega a instalar, pelo menos com o Debian. Com o Red Hat ele até começa a instalar, mas depois começa a dar erros de instalação ou simplesmente trava.
    Tô ficando chateada...

  13. #13

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    Estranho, outra coisa que voce poderia tentar era um livecd e ver se ele funciona, estilo o kurumin, no meu caso eu so tenho o 2.23 em casa e ele nao reconhece, quem sabe o 3.0 reconhece

    ai voce tentar montar o seu hd e gravar alguma coisa.. fazer alguns testes e tira a duvida.


    mas normalmente quando o hardware trava e kernel (drivers no caso) já que no windows funciona normalmente o seu SATA nao ?

    eu tive esses problemas com uma placa de rede da SURECOM (chipset MYSON), elas travaram o meu linux uma vez ou outra, ou nao queriam funcionar, outra hora ficava normalmente, mandei elas pro espaco e pedi pro cara comprar uma da ENCORE (dessa vez veio chipset da VIA) que foi so colocar no kernel e funcionou redondo (sem contar que a mobo eh toda VIA)

    esse ae eh soh um exemplo de como os drivers que nao esta legal podem bugar do nada e sem explicacao. hardware eh assim

  14. #14
    mariborghi
    Visitante

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    é a placa mãe P4P800 onboard, a única placa off é a ATI Rage.
    Só instalei o win98 nele. Depois já entrei no Linux.
    Que coisainha mais chata este Hd. Tá passando ainda a ferramenta de verificação da seagate...Mas é uma barracuda mesmo, viu!

  15. #15
    Visitante

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    Mari,
    Normalmente eu formato os hd com o disco de instalação do Mandrake e depois instalo o Debian. Se possivel baixe o iso do Mandrake e teste.
    Qualquer dúvida me mande um email que posso te ajudar mais rápido.
    Não desanime, pois tudo é possivel. Se não der é porque seu hd "tá com pau" ;-)

    Carlos
    [email protected]

  16. #16
    mariborghi
    Visitante

    Padrão P4P800, SATA e RH9

    Acredite se quiser, estou passando a ferramenta da seagate ainda. Tive que voltar e passar um full. Vamos ver se ela tem erro. No teste menos completo não deu erro. Vamos ver agora.
    Vou fazer o que vc me falou.

    Obrigada