+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Vagner Allan
    Visitante

    Padrão Criar home automático no linux!!!

    Pessoal tenho um PDC linux com ldap, onde meus usuários se autenticam, agora surgiu um problema qdo o usuário se loga numa estação linux eu preciso q seja criado automaticamente caso não exista o home dele, exatamente como o windows faz! atenção naum posso usar home movel pois minha rede é muito grande!!!! o home tem q ficar na estação e ser criado automaticamente!
    falow

  2. #2

    Padrão Criar home automático no linux!!!

    olha cara, quando você cria o usuário no linux, ele geralmente (a maioria das distros) já cria o diretório home dele...
    Isto não acontece no seu caso?

  3. #3
    Vagner2
    Visitante

    Padrão HOME automatico = windows

    cara vc naum entendeu! eu tenho um PDC com samba e ldap a minha conta para o usuario foi criada na base ldap e naum na estação, a estação apenas consulta a base ldap para autenticar o usuário e depois eu quero q o home seja criado automaticamente caso ele naum exista!!!
    exatamente como o windows faz qdo se trabalha com dominio!!!!
    falow

  4. #4

    Padrão Criar home automático no linux!!!

    ahhhhhhhhh
    bÃooooooooooo
    Então, é só fazer um script.. Quando ele logar se ele não tiver um home, crie
    Tu sabe o que o seu PDC executa no login de um usuário/?

  5. #5

    Padrão Criar home automático no linux!!!

    Quão grande é a sua rede?

  6. #6

    Padrão Outra sugestao

    Ae,

    Voce ja pensou em usar o lDAP + NFS?

    Nunca testei, mas voce poderia, invez de criar um home para o usuario, apenas mapear a pasta dele no pc que ele logou, o NFS faz isso!!! com isso os arquivos do cara ficariam em apenas um lugar, independente de onde ele logue e utilize.


    Flws

  7. #7

    Padrão Criar home automático no linux!!!

    Eu acho que o esquema eh esse mesmo...

    usar que nem no estilo NIS... usar NFS para manter os homes do usuarios no seu servidor.


    short answer:
    -> voce nao tem como criar automaticamente em home remorto.


    long answer:
    Rapa o esquema pode funcionar assim, no seu script que cria o usuario no ldap, voce pode chamar outro script que vai criar o home como voce disse em TODAS as estacoes ou entao SOMENTE na maquina do usuario (essa de somente eh bem mais dificil), o que voce prescisa e o seguinte:

    alguma maneira de executar um shell ou comando em TODAS as estacoes ou SOMENTE em uma, algo no estilo , o webmin faz isso, ou na ideia voce pode procurar em sites de clustering de como fazer isso porque eh essa a idea, outro problema eh na hora que voce criar a estacao nao vai estar ligada e na boa, tu vai ter zilhoes de problema jah que a tua rede eh "grande"? defina grande. rede pequena para mim vai ate uns 300 usuarios e rede de medio porte vai ate 3000 se eu nao me engano, acima disso eh grande, eu tenho uma rede media aqui de 400 estacoes.


    eu sinceramente aconselho a voce mantar os arquivos pessoas do cara no seu servidor, e sim configurar os clientes para mapear o home no NFS. moleza, bem mais facil de gerenciar e implementar.

    Se eu fosse voce faria assim... mas como nao sou, cabe a voce a decisao.

  8. #8
    vagner allan
    Visitante

    Padrão Home automático

    Amigos, trabalho p a caixa economica federal, saum mais de 12.000 usuários mais de 600 servidores, e por ae vai! como disse a parada é core, esquece o home ambulante ae! Enfim achei a soluçao para o meu sistema com PAM aki vai p quem quiser...

    Se for apenas isso e sua distribuição for baseada em PAM (Debian por exemplo) basta adicionar a linha

    session required pam_mkhomedir.so skel=/etc/skel/ umask=0077

    ao arquivo correspondente ao seu sistema de autenticação existente na pasta /etc/pam.d

    Faça o teste com o login por exemplo.