+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão FTP com pasta publica

    Tenho um FTP funcionando, onde somente usuários cadastrados podem acessar. Qdo isso acontece, cada usuário vai p/ a sua pasta local. blz.

    Só q eu estava querento ter uma pasta pública tb, onde os usuários pudessem compartilhar arquivos comuns entre si.

    Como eu faria isso uso o ProFTPD em um Red Hat 9

    Valeu...

  2. #2
    edson_penna
    Visitante

    Padrão FTP com pasta publica

    no caso do slackware existe um arquivo em /etc/ftpusers com a lista de usuários que não possuem acesso via ftp, apenas comente o usuário ftp e pronto vc já terá acesso publico via ftp, a home se não me engano é a mesma para usuário ftp... eu acredito que no had hat não foge muito disso... pois é o mesmo proftpd que é utilizado como servidor de ftp.

    Um abraço...

  3. #3

    Padrão FTP com pasta publica

    Valeu pela dica. Mas não é muito bem isso q estou querendo.
    Deixe-me tentar explicar melhor.
    Dentro da pasta home de cada usuário eu estava querendo, um pasta (ou link) a uma pasta q todos os usários tb tivessem acesso, + ou - um pasta publica entre os usuários.

    Já tentei até criara uma pasta chamada publico e colocar um link dentro de /etc/skel e qdo um usuário pé criado, o seu home tem esse link mas no ftp ele acaba não acessando.
    Usei o comado:
    # ln -s /publico

    Valeu ..

  4. #4
    edson_penna
    Visitante

    Padrão FTP com pasta publica

    vê se dá certo, crie uma pasta em algum diretorio em algum lugar, crie um grupo chamado ftpglobal ou qualquer nome que vc ache bacana, de permissões para esse grupo para acesso a pasta publica que vc criou, agora acrecente estes usuários ao grupo que vc criou, dentro da pasta de cada usuário crie um link simbólico ln -s arquivo origem arquivo de destino e pronto todos poderam entrar nesta pasta e compartihar tal arquivos...
    use o kuser do kde para gerênciar os grupos fica bem fácil e rápido, no prompt como root kuser, ok..

    Um abraço.

  5. #5

    Padrão FTP com pasta publica

    OK. vou tentar aki e dou um retorno.
    Mais um vez valeu pela dica...

  6. #6

    Padrão FTP com pasta publica

    Não deu certo, não. alias deu o mesmo erro de qdo tinha tentado fazer da outrra maneira.

    O q acontece? Qdo eu acesso o meu ftp.
    Ex.: ftp://ftp.dominio.com.br
    Até ai tudo bem, o usuário se loga na sua pasta home. Blz.
    Mas o link (atalho) q tem na pasta do usuário o redireciona para:
    No caso da hierarquia de arquivos:
    /home/publico

    e o usuário tb esta dentro de /home/usuario

    Ai qdo eu clico nessa atalho ele n acha a pasta publico, ficando assim:
    Ex.: ftp://ftp.dominio.com.br/publico

  7. #7

    Padrão FTP com pasta publica

    doliveira

    crie uma pasta com permisoes 777
    apos isso adicione um link simbolico em cada home do usuario

    com problemas de leitura e gravação nao se esqueça por default o sistema de arquivos do ftp é sempre umask 022

    espero ter dado uma dica para vc

    abraços

  8. #8

    Padrão FTP com pasta publica

    Valeu pela dica... ...mais o meu problema não esta nas permissões.
    E sim na hierarquia dos arquivos, o meu proftpd.conf como:

    DefaultRoot ~

    Ou seja, Qdo um usuário se logar a pasta raiz de é o seu /home/usuário e como a pasta publico esta em /home/publico o usuário não consegue ter acesso a essa pasta. Já coloquei um link simbólico mas acessando o FTP ele não encontra a tal pasta.

    Mas uma vez valeu ....