Olá amigos, estou com duvida referente ao estes terminais Minicom & x3270 do linux e o PuTTY do Windows ou Wine

tipo aqui onde trabalho temos um sisteminha em cobol instalado no srv-fedora-1 , e eu estou tentando configurar nas estações dos usuarios que são uns mandrake 10 e outros windows 98 (é mistona a rede ) o PuTTY para acessar este sistema , hoje a gente usa tanto no mandrake 10+wine quando no windows o PuTTY-0,54 para acessar este sistema em cobol esta funcionando ok todo se comunicando em ssh 1 (mais rapido do que 2) O problema é que quando começa a usar ele abre OK conseguir configurar PuTTY para ver a imagem do sistema cobol sem zoar com fonte e tela porem conforme vai sobre-pondo as janelas do sistema a imagem começa a zoar e fica ruim de ver a tela que este o problema que esta acontecendo e eu não estou conseguindo resolver , ai eu andei fazendo um teste com um programa pago (Termlite e este abre a tela até o fim sem zoar tela, porem como é pago e ainda por cima da SCO, ninguem quer usar ele aqui pois a tela com ele é muito pequena e não queremos nada pirata, ai eu gostaria que alguem me desse uma ideia para eu tentar consertar o PuTTY ou indicar um outro programa para eu testar

Outra duvida é sobre o mandrake pois eu tive que fazer o wine rodar o PuTTY para poder acessar o sistema esta funcionando do mesmo geito que no Windows incluzive com memos problema quando começa a sobrepor as telas do cobol.

mais ouvir falar que minicom & o x3270 daria para fazer a mesma coisa que o PuTTY e nativo no linux (no mandrake demora para abrir por causa da emulação do wine)

dai eu instalei os dois o x3270 eu conseguir abrir com telnet mais ele abre tudo em preto e branco e com a telas toda zuada tipo aperta F4 e ao inves de abrir o menu acaba aparencendo um "s^" enfim não gostei

agora o minicom eu naõ sei como eu me logo no sever com ele não conseguir achar onde digito o numero IP nele nem se ele usar telnet ou ssh

enfim se alguem do forum conseguir me ajudar pelo menos em uma das minhas duvidas , fico agradecido, assim se eu conguir fazer no mandrake pelo menos ele abrir sem zuar nada da imagem e rapido ai eu acabo conseguindo convencer o pessoal a usar mais o linux, apenas que ainda sim seria ideal tanto no windows quando no linux esta 100%