Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    tem como instalar modem pctel hsp56 ou intel 536ep no kernel 2.6.*?
    tenho o mandrake 9.2 e to pensando em colocar o mandrake 10.
    outro problema que me ocorre: o som nao responde nao importa se aumento o som ou diminuo, se é no controle de som do xmms ou em algum outro mixer, o som é sempre o mesmo. ja ate "mutar" o som no mixer mas o som continua o mesmo, sempre na mesma altura. alguma ideia do que pode ser?

    ta mais que na hora dos usuarios e fabricantes e desenvolvedores de distros se unirem para tentar fazer o linux um s.o. no minimo funcional.

  2. #2

    Padrão Re: som no linux, algo realmente problematico...

    Citação Postado originalmente por rivo
    ta mais que na hora dos usuarios e fabricantes e desenvolvedores de distros se unirem para tentar fazer o linux um s.o. no minimo funcional.
    Eieiei pode parar por ae, não é pq VC não ta conseguindo configurar uma placa de som que ele não é funcional....

    Qual eh o modelo da sua placa?

  3. #3

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    minha placa modelo cm8738

    cara faz tempo que to tentando e nada, instalei quase tudo relavito a som e nao funciona, ja tentei o alsaconf umas dez vezes e nada. e sobre o meu desabafo, te digo uma coisa ice_man, qualquer um que tenha tido os problemas que tive com o linux ja estaria discrente com este s.o., mas como as vezes sou teimoso e to buscando uma alternativa ao windows, feito pelos bostas da micro$oft e do filho de rapariga do bill, continuo tentando...
    o windows nao é ruim como dizem, ruim sao os filhos das trevas que o fazem.

  4. #4

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    ta mais que na hora dos usuarios e fabricantes e desenvolvedores de distros se unirem para tentar fazer o linux um s.o. no minimo funcional.
    Não é por nada não, mas não culpa o sistema porque você não tem habilidade pra manuseá-lo.

    Usa o sndconfig pra configurar a sua placa, se não der, carrega os módulos manualmente, se ainda não der, utilize os drivers da ALSA. Se não der, leia toda a documentação dos itens citados acima e tenta fazer funcionar.

    Quanto ao modem, dá uma olhada em www.linmodems.org...

  5. #5

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    da um modprobe cmpci abre o xmms configura ele pra usa o OSS e me diga se num funfo

  6. #6

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    bom fiz o que diseram mas nada adiantou, e agora o linux da pau no enlig*(aquele ambiente de nome esquisito), nao sao mais apresentados o tento no ambiente, o mnu abre e nao possui texto algum. sinceridade convencer alguem a desistir do window$ p/ usar linux é uma piada, nem o win95 da tanto pau assim. vou tentar reinstalar o mandrake p/ ver o que acontece. espero algum dia o linux ou outro s.o. puder funcionar sem tantos problemas e ate que enfim eu conseguir uma alternativa ao window$, que pode ate ser feito pelos bostas da micro$oft, mas funciona .
    nao vou desistir na esperanca de algum dia isto ocorra, valeu pela ajuda
    este foi um dos melhores forums que ja estive, na maioria das vezes aki sempre tem alguem p/ ajudar.
    algum de vcs sabe como se faz p/ dar sugestoes para a conectiva?(tem como dar sugestoes p/ a mandrake em portugues?)

  7. #7

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    Pff, não falo nada...
    Eu instalei sem problemas essa mesma placa em um Debian, só que com Kernel 2.4... modprobe só... coincidência ter trombado com o seu problema também...


    Abraços!

  8. #8
    Arkanoid
    Visitante

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    Se o que vc quer é um Linux que configure tudo automaticamente pra vc, me deixa fazer uma pergunta: já experimentou o Kurumin ou o Kalango?
    Porque eles fazem exatamente isso: detectam quase todo o hardware da máquina, à exceção de alguns winmodems que precisam ser instalados separadamente (mas até mesmo para esses tem itens no menu que basta clicar para instalar). E são em português, "feitos" aqui no Brasil.

    Mais ainda: eles rodam direto do CD, sem gravar nada no HD. Ideal para as primeiras experiências com o Linux. Se, depois, vc decidir que quer continuar usando ele, eles têm a opção para instalar no HD.

    Dá uma olhada em:
    http://www.guiadohardware.info/kurumin/
    http://www.kalangolinux.org/

    P.S.: o Kalango é derivado do Kurumin, que é derivado do Knoppix (inglês), que é derivado do Debian.

    P.S.2: antes de reclamar, deixa eu dizer outra coisa: ao rodar direto do CD, eles reservam uma parte da memória RAM para ser um sistema de arquivos virtual (pra não usar o HD), e carregam os programas do CD cada vez q vc clicar em um. Então não reclame da lentidão :-) (melhora muito depois de instalado no HD).

    P.S.3: no teu caso dessa placa CMI8738, acredito q vc pode resolver removendo tudo de som q vc instalou (ALSA, etc.) e depois rodando o sndconfig, pra ele detectar tua placa e instalar o módulo OSS. Ou então remover tudo e rodar "insmod cmpci" (acho) como root... mas testa o Kurumin de qq forma.
    (eu tenho uma CMI8338 e funciona bem no meu Debian).

  9. #9

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    reinstalado o mandrake,
    mensagem retornada pelo alsaconf:

    loading driver
    /usr/sbin/alsaconf: line 568: rcalsaconf: command not found
    setting default volumes
    saving the mixer setup used for this in /etc/asound.state
    /usr/sbin/alsactl: save_state: 1061: no soundcards found

  10. #10
    edson_penna
    Visitante

    Padrão Re: som no linux, algo realmente problematico...

    Citação Postado originalmente por rivo
    tem como instalar modem pctel hsp56 ou intel 536ep no kernel 2.6.*?
    tenho o mandrake 9.2 e to pensando em colocar o mandrake 10.
    outro problema que me ocorre: o som nao responde nao importa se aumento o som ou diminuo, se é no controle de som do xmms ou em algum outro mixer, o som é sempre o mesmo. ja ate "mutar" o som no mixer mas o som continua o mesmo, sempre na mesma altura. alguma ideia do que pode ser?

    ta mais que na hora dos usuarios e fabricantes e desenvolvedores de distros se unirem para tentar fazer o linux um s.o. no minimo funcional.
    rsss, para se um linux user é bom gostar de ler...

  11. #11

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    so uma pergunta o alsa é um conjunto de drivers para placas de som? se sim instalar apenas o drive da sua placa, sem usar o alsa pode fazer funciona-la corretamente?

  12. #12

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    Esta mensagem ocorre quando tu tá tentando instalar a placa mãe pelo alsa?

  13. #13
    Arkanoid
    Visitante

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    Citação Postado originalmente por rivo
    so uma pergunta o alsa é um conjunto de drivers para placas de som? se sim instalar apenas o drive da sua placa, sem usar o alsa pode fazer funciona-la corretamente?
    O ALSA é mesmo um conjunto de drivers, mas vc instala eles como um todo, mais os pacotes referentes ao sisema ALSA. Depois vc configura com o alsaconf. Não sei se podem ser instalados separadamente, acho que não.

    Mas vc pode tentar instalar o driver OSS, antigo mas funciona, com "insmod cmpci", como eu falei lá em cima... não é alsa mas quebra o galho. Eu tenho uma CMI8338 e usei o OSS por um bom tempo, instalei o ALSA ontem lá em casa.

  14. #14

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    Sendo o mandrake uma distro muito fácil de ser usada, acredito eu que ela tenha algum instalador de hardware que seja mais amigável...

    O sndconfig, só funciona se o seu kernel for modular...

  15. #15
    agent_smith
    Visitante

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    Calma, que não é só o Linux...

    Há algum tempo atrás(isso aconteceu no ano passado) me deparei com o seguinte problema: Instalar uma Impressora HP laserjet 1000.

    Pois, muito bem.

    Instalou, reconheceu. Até certo ponto. Como era uma printer USB, sempre dava pau na hora do micro conversar com a printer.

    O so era o ruindows98.

    Depois de 45 minutos de sofrimento, resolvi procurar o site da HP...

    Ora, ora...

    O sistema todo não funcionava com USB + AMD K6 acima de 350 MHZ.
    O micro em que se tentava instalar era um K6 2 400.

    Solução: Instalei num Celeron, botei compartilhada na rede e aí funcionou...

    Então, não culpem o SO... Tem coisas que, deliberadamente, não funcionam. Só no Hardware padrão INTEL.

    Não culpem o Linux, então...

    Abraços

    8)

  16. #16

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    Interefante, nunca tinha ouvido falar de algo do tipo

  17. #17

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    rivo, meu vc ta exagerando, pare por ae....em vários topicos vc ta pedindo pra ser flamejado.... não se fala mal ou critica sem razões concretas o Linux estando num forum sobre Linux.... se quer ter alguma coisa funcional no seu nivel, volte ao microsoft windows.... Ou então colabore com o desenvolvimento do Linux de uma forma concreta, pense que a maior parte do linux que você usa é desenvolvido por pessoas que não tiram nada de lucro financeiro.... ninguem foi obrigado a desenvolver o SO e softwares que você usa.... nada de bilhôes de investimento que nem o MS Windows.... mas mesmo assim o Linux e softwares livres disponveis nas distribuições são de altissima qualidade e muito funcionais acima de qualquer windows... funcional é diferente de facilidade!

    Eu tive vários problemas com meu som, mas nem por isso eu fiquei irritado com o pinguim... um mês depois já tinha drivers alsa disponiveis para meu som..... Alguem muito legal desenvolveu ele, e fico agradecido a ele! Mas nunca fico revoltado pela falta de alguma coisa no linux, pois sempre há alguem muito gente fina que acaba desenvolvendo um driver, ou um tutorial, ou mesmo ajudando no forum resolvendo nossos problemas...

  18. #18
    cybercowboy
    Visitante

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    pelo amor de Deus não seja fraco..... desistir por quê.

    Existe várias opções entre diversas distros, quando comecei com linux (isso não faz muito tempo) comecei com o Kurumim achei as coisas tão fáceis que resolvi mudar para o Slack quebrei tanto a cabeça pra configurar e deixar tudo funcionando que acabou valendo a pena depois de mais ou menos um ano após a migração já me sinto totalmente avontade com o sistema, hoje o slack é a minha distro preferida, recentemente instalei o SUSE Personal 9.1, só por curiosidade e me surpriendi com o sistema, que está muito bom, reconheceu todo o meu hardware mesmo se trando de dispositivos complicados: placa mãe com chipset SIS que não possui quase nada de suporte pra linux, além disso o instalador analisa o espaço em disco e oferece excelentes sugestões de particionamento automático, eu indicaria o SUSE Personal 9.1 que pode ser baixado direto da internet (www.suse.com) ou adquirido no site www.linuxmall.com.br por R$10,00 para iniciantes justamente por possuir o maior suporte a hardware e facilidade de instalação.


    CORAGEM !!!!!!!!

  19. #19
    agent_smith
    Visitante

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    Algumas Razões para Amar o Linux:

    -Apesar dele ainda não ser friendly, ele é friendware. Ou seja, você vai fazer um monte de amigos que vão lhe ajudar com os problemas que tiver com ele.

    -Telas azuis não fazem parte de sua rotina do dia a dia

    -GPF ? Que seria essa sigla? Gremio Paraibano de Felizardos? Grande Porcaria Ferrada? Aceitamos sugestões...

    -Vírus? Não... Tenho saúde de ferro...

    -Urggghhh... Estou dentro da lei...

    -Urg2, não tenho que mandar dinheiro pro Tio Sam só por usa-lo...

    E, tem mais...

    Mas, deixo pela criatividade de vocês...

    Abraços
    8)

  20. #20

    Padrão som no linux, algo realmente problematico...

    Desculpe-me cara mas não aguentei

    Não precisamos de Agentes Smiths para fazer a segurança de nosso sistema, 3 ou 4 linhas de iptables o fazem...

    heheheheh