+ Responder ao Tópico



  1. #1
    RSM
    Visitante

    Padrão Automatizar sessao ftp (socorro)

    Olá,

    Preciso criar um script para automatizar o download de arquivos via ftp

    Este script deverá fazer o seguinte:

    - conectar a um servidor ftp com um usuario/senha
    - buscar os arquivos *.txt de um determinado diretorio
    - durante a copia de cada arquivo, deverá testar se a transferencia se deu com sucesso :
    - (se positivo, deverá mover o arquivo copiado para uma a extensao .ok ou entao mover para uma outra pasta ex: transmitidos)
    - (se negativo, deverá tentar e vezes novamente o download.. se nao conseguir, passar para o proximo...)
    - finalizar a sessao e gerar um log de transferencia ser enviada para um determinado email

    A ser disparado em linha de comando, via shell, por um usuario comum.

    Tentei faze-lo pelo ftp simples, mas nao consegui pois ele nao tem recursos, por exemplo, de testar cada arquivo e renomea-lo apos transferencia...

    Alguem tem alguma dica de alguma ferramenta que pode fazer isso ???

  2. #2

    Padrão Automatizar sessao ftp (socorro)

    utilize o ncftp, com ele vc jah especifica usuario e senha, basta criar o script com os arquivos q vc precisa baixar

  3. #3
    Visitante

    Padrão Automatizar sessao ftp (socorro)

    Pelo ncftp eu não consigo, por exemplo, renomear multiplos arquivos.

    Ou também não consegui ainda descobrir como faço nele, com que ele copie um arquivo de cada vez e só renomeie aquele arquivo que ele acabou de copiar...

    Mesmo assim, nao poderia renomear todos os aruqivos de uma vez, pois durante a transferencia, pode chegar um ou outro arquivo novo, que ainda nao foi copiado, e nao posso renomear todos (so os que realmetne ja foram transferidos)

  4. #4

    Padrão Automatizar sessao ftp (socorro)

    bom olhe no manual a sintaxe correta, pq qdo vc manda baixar um pacote vc pode especificar o destinho, consequentemente o nome dele.

  5. #5
    Visitante

    Padrão Automatizar sessao ftp (socorro)

    Mas eu nao quero renomear o arquivo no destino e sim na origem

    Ou seja, apos copiar o arquivo, o script deverá renomear o arquivo que acabou de ser copiado para uma pasta ou outro nome, mas isso será feito na origem e não no destino...

    Isso é para evitar que os arquivos já transferidos sejam novamente copiados nas proximas vezes... (não posso apaga-los do sevidor apenas renomea-los)

  6. #6

    Padrão Automatizar sessao ftp (socorro)

    cara entaum leia o manual do ncftp, se vc ler vai estar bem explicado q ele tem a função de soh baixar arquivos novos ou alterados
    e se vc quise ele apaga o arquivo de origem...

  7. #7
    Visitante

    Padrão Automatizar sessao ftp (socorro)

    Bom, nao devo ter sido clara, por isso vou tentar explicar ....

    Eu já li o manual e pelo que vi até agora só o ncftp nao vai me atender (assim como o ftp) por isso preciso de um script mais detalhado...

    O usuario destino nao vai ficar mantendo os arquivos ja baixado.

    Ou seja, o ncftp nao vai ter arquivos no destino para poder para comparar e baixar arquivos novos ou alterados. E o destino nem sempre vai ser a mesma maquina (pode ser feito em diversos clientes diferentes, por exemplo)

    Ao ser baixado, o arquivo é processado para dentro do sistema e é excluido.

    O que o script teria que fazer (e sempre) é baixar os arquivos .TXT e depois renomear CADA arquivo baixado (na origem) para .COPIADO, por exemplo.

    Porque não dá para excluir na origem (precisa ser mantida) mas toda vez que o cliente for baixar novos arquivos, que nao seja copiado novamente os que já foram copiados...

    é isso..