+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão direitos de acesso a diretórios

    Pessoal,

    Tenho certa dificuldade em entender as permissões de arquivo e diretorio em sistemas unix-like e gostaria da ajuda de vcs.

    Miha situação:

    Em uma empresa, tenho um samba server rodando como PDC e gostaria de atribuir níveis de acesso diverente para os usuários.


    Tenho um unico compartilhamento ( /samba/dados) onde estão todos os aplicativos e arquivos, tanto dos usuários administrativos, como da produção, etc.


    ex de diretorio:

    /samba/dados/aplicativo
    /word-excel
    /desenho
    /dir1
    /dir2
    /dir3
    /dir4
    O que preciso:

    Criar um grupo producao, onde fazem parate todos os usuarios da producao e com direito de leitura e escrita apenas ao diretorio aplicativo. O resto dos diretorios não podem ser vistos.

    Criar um grupo administrativo, com direito a tudo

    Criar um grupo desenho, com direito de leitura e escrita nos diretorios aplicativos, desenho, dir1

    Criar um grupo medio, com direiro de leitura e escrita em aplicativo, word-excel, dir3 e dir4

    A parte de criação de usuários, tanto do Linux como no Samba eu faço na boa, mas não estou conseguindo entender como posso criar os direitos de acesso aos diretorios dessa forma, sem ter que criar mil e um mapeamentos.


    Valeu Pessoal!

  2. #2

  3. #3

    Padrão direitos de acesso a diretórios

    Fabiano,

    Obrigado por tentar esclarecer minha dúvida, mas a principio, a configuração do samba eu conheço. A minha principal duvida, fica realmente nas permissões de acesso para os usuários.


    Valeu!

  4. #4
    dispatcher
    Visitante

    Padrão direitos de acesso a diretórios

    Valois , talvez ficasse mais facil fazer um mapeamento para cada diretorio e definir os usuarios que terao acesso atraves dos parametros valid users em cada compartilhamento.
    Para ficar com um unico compartilhamento /samba/dados com os outros subdiretorios sofrendo restricoes de acesso acho que vc tera que mudar os users e ou grupos destes ( com chown e chgrp ) e incluir usuarios que pertencam a mais de um grupo editando o arquivo /etc/group.
    Espero ter ajudado...

  5. #5

    Padrão direitos de acesso a diretórios

    Valeu Pessoal,

    Mas preciso que o mapeamento seja unico (f para todos os diretórios. A empresa não adminite ter mais de um mapeamento.
    Ai cai a regra de criar restriçoes por usuário ou grupo para determinados diretários.



    Valeu!