+ Responder ao Tópico



  1. #1
    alvaro_rs
    Visitante

    Padrão Linux Print Server

    Ola Galera,

    Tenho um Servidor de impressao no Netware, preciso substitui-lo por um
    Servidor no Linux.
    Qual a melhor software gnu, pois no meu parque tenho impressoras diretas
    nas maquinas Windows e tbem tenho
    impressoras plugadas em Jetdirect Hp e estações linux.

    Qual software posso usar para substituir o Nprinter ?

    Qual software de servidor de impressao no Linux posso trabalhar com fila e gerenciamento ?

    Me falaram que não existe para linux. Isso é sério?:?:

    Algo tipo isso (só não reparem no desenho foi na corrida ):


    http://mail.proar.net/bmp/linuxpserver.jpg

  2. #2
    violinista
    Visitante

    Padrão Linux Print Server

    Olá, Álvaro_rs !

    É perfeitamente possível fazer um servidor de impressão com o Linux ... pra isso, vc usa o CUPS ! É bem fácil de configurar e administrar ...

    Em relação ao JetDirect, tem até um artigo aki na Under ! (P.S.: fui eu q fiz ... :lol: :lol: :lol: :lol: :twisted: ) ... veja na seção "redes/rotocolos" no menu à esquerda ... é quase o último artigo ...

    Flw ... qquer dúvida postaê !

  3. #3
    alvaro_rs
    Visitante

    Padrão Linux Print Server

    Obrigado pela Resposta

    Só me tira mais algumas dúvidas.

    Na novell eu utilizo um Software para o Windows, o famoso Nprinter da propria novell. Ele captura a impressora local e vincula ela a uma fila de impressão existente no servidor. Quando alguma estação submeter alguma impressão a fila do servidor, ele encaminha para estação que está vinculada com o nprinter.

    O Cups consegue gerenciar uma fila de impressão no servidor onde está vinculada a uma impressora sendo que esta impressora esteja ligada a uma estação microsoft?
    Se sim como se procede?
    Como o cups enxerga essa impressora?

    Alvaro

  4. #4
    violinista
    Visitante

    Padrão Linux Print Server

    O CUPS tem uma interface web para administração muito simples e fácil de usar, porém eficiente. Através dela você consegue fazer tudo o que precisa com o cups, desde configurar impressoras até gerenciar a fila de impressão.

    Imagine a seguinte situação: Uma impressora local (lp0 no servidor), três impressoras em um JetDirect e outra impressora em uma estação windows ... para que o cups enxergue todas as impressoras, você vai fazer o mesmo procedimento através da interface web, que consiste de especificar um nome para o compartilhamento, uma descrição, o local da impressora e o driver. A única coisa que vai mudar é na hora de especificar o caminho (o que é obvio ...) ... para a lp0, vc especifica a porta paralela ... para o JetDirect, vc especifica o caminho (socket://ip.do.jet.directorta_da_impressora) e para a impressora que está na estação W$, vc especifica o caminho também, seguido do compartilhamento (o acesso será através do samba ...) ...

    A partir daí, é só configurar a impressão direitinho no samba q todos os usuários W$ terão acesso ... para os clientes Linux, é só configurar o CUPS de forma que ele receba as configurações das impressoras automaticamente (isso mesmo, vc não altera NADA nas estações qdo mudar alguma definição no servidor)

    E o mais interessante é que você pode definir classes de impressoras: qdo alguém enviar um trabalho para essa classe, o trabalho vai para a impressora que estiver disponível !

    O site do cups é www.cups.org ... lá vc pode fazer o download do software, ver o tutorial, etc ... talvez vc tenha um pouco de dificuldade em achar informações sobre como configurar o JetDirect, mas, como já disse, tem um artigo aki na Under q explica passo-a-passo (só a config. das impressoras do JetDirect e o Samba ...): https://under-linux.org/modules.php?...icle&artid=283

    Espero ter ajudado !

    Até + ! :lol:

  5. #5
    glaucosc
    Visitante

    Padrão Dúvidas também sobre impressão

    Cara tive a mesma experência aki na empresa, mas não consegui fazer funcionar o CUPS como meu servidor de impressão, não fica consistente, acontece do usuário mandar a impressão e ela ir para o ¨além¨, sei lá, não imprime. A maneira mais segura que achei foi instalar o samba nas máquinas que iriam compartilhar as impressoras e mandar a impressão das estacões W$ ou Linux direto para estas máquinas.
    Pode ser que eu não tenha conseguido configurar corretamente o CUPS, se vc's tiverem algum artigo sobre o assunto para me ajudarem tbm eu agradeco.

  6. #6
    violinista
    Visitante

    Padrão Linux Print Server

    Eu uso o cups aki sem problemas, com o JetDirect e tudo .. e funciona q eh uma beleza :lol: ...

    glaucosc, vc já deu uma olhada no "help" da própria interface web para administração do cups ? tá explicando td direitinho lá ... e a configuração não é assim tão complicada ... mas a sua opção tb foi uma boa saída ! 8)

    Até + !