+ Responder ao Tópico



  1. #1
    alessandrobasto
    Visitante

    Padrão Samba travando arquivos dbf

    Olá amigos!!!

    Meu nome é Alessandro e começei a encarar o mundo linux já a alguns meses, e como sou iniciante já era de se esperar que eu viesse a ter problemas com o sistema operacional linux e então eis o meu problema:

    Trabalho em um Supermercado de Minha cidade e aqui na empresa temos um servidor, quatro retaguardas e oito PDVS(Ponto de Venda). Trabalhamos com um sistema chamado CISS - Automação comercial desenvolvido em Foxpro for Windows para PDV e foxpro for dos para retaguarda com base de dados "DBF". No servidor eu criei um diretório chamado sistemas dentro do diretório home e para o diretório home e demais subpastas eu dei as permissões de acesso como chmod -R 777 grupo = nobody usuário = nobody ou seja de ninguém, permitindo assim o total acesso do diretório home e demais subpastas, configurei o samba e todos os demais terminais conseguiram acessar normalmente o diretório mapeado como F:\Sistemas para acessarem o nosso sistema de automação comercial. Até ai tudo bem mais depois de umas 6 horas de uso do sistema a conexão com a rede começou a cair ou seja mais especificadamente com o servidor samba, aparece uma mensagem nos pdvs e nas Retaguarda dizendo que a conexão com a unidade F:\ não é possivel por que foi desconectado.
    Analizando os logs do samba eu encontrei as seguintes linhas de erro:

    lib/Util_sock.c. read_data(436)
    read_data: read failure for 4 error = connection reset by peer
    Ou seja "Lendo dados: Lendo falhou para 4 erro = conecção resetada etc

    Bom constatei ainda que quando os pdvs tentam acessar simultaneamente um determinado arquivo dbf para gravar os registros das vendas acontece o problema e surge a seguinte mensagem "file ciconite.dbf rentry" Parece que não está conseguindo ler simultaneamente o arquivo, bom eu não sei como resolver esse problema e pesso encarecidamente que se alguém puder me ajudar ficarei muito grato pois já faz uns 15 dias que estou tendo esse problema;

    Obrigado pela atenção. :P

  2. #2
    cacogui
    Visitante

    Padrão Samba travando arquivos dbf

    Cara, vamos la...
    Primeiro..... o diretorio Home é para cada usuario ou seja cada usuario tem o seu home com o nome dele..... tipo o user da Novell.
    Segundo qual a sua distro (versão) de Linux?..... tenho configurado alguns clientes que usam dbf e somente com as versões novas do Linux que resolveram um pouco este problema.
    vc exportou o diretorio home de qual usuario? do root? se exportou eu te recomendo criar um diretorio tipo dados e configurar o exporta-lo.... detalhe outro dia fui visitar um cliente e o tecnico que havia feito o serviço apenas configurou no samba o diretorio mas não havia criado ele antes então os dados iam parar no temp e depois de um tempo eles perdiam a conexão e os dados..

    se não resolver posta ai que temos mais dicas

  3. #3
    glaucosc
    Visitante

    Padrão Mais info...

    Olá, me passa mais algumas informacões:
    - qual a distro que vc usa no servidor?
    - como vc acessa o servidor das estacões DOS? qual cliente vc usa?
    - como vc acessa o servidor das estacões windows?

    Tive alguns problemas parecidos, mas consegui resolver, me passa as informacões senão complica eu te falar alguma coisa.

    até mais...