+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteamento de Internet

    Pessoal, tenho um link de internet adsl gostaria de compartilhar essa conexão usando um servidor linux mas sem NAT, só com regras de roteamento .

    O servidor é um Slackware 9.1 e as estações são todas windows 98;

    Tem possibilidade disso ser feito?

  2. #2

    Padrão Roteamento de Internet

    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

    Isso aí resolve o seu problema.


    Abraços!

  3. #3

    Padrão Re: Roteamento de Internet

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    gostaria de compartilhar essa conexão usando um servidor linux mas sem NAT, só com regras de roteamento .
    Citação Postado originalmente por xstefanox
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

    Isso aí resolve o seu problema.
    Não resolve não, se vc reparou na minha pergunta eu não quero usar NAT pra isso, queria saber se tem como fazer com o route, sem usar o iptables.

    Tem como?

  4. #4

    Padrão Roteamento de Internet

    quantos ips publicos a sua operadora lhe deu ? isso ae vai ser quantas maquinas voce vai poder botar na rede, configure elas assim como voce configurou o seu firewall, se voce quiser proteger elas pelo firewall, voce vai ter q fazer uma uma brigde ou entao subnetting

  5. #5

    Padrão Roteamento de Internet

    vai ser só configurar elas com IPs válidos e pronto? Não preciso de nada de configuração no servidor?

  6. #6
    TREVA
    Visitante

    Padrão Roteamento de Internet

    Se vc estudasse um pouco de TCP/IP iria ver que perguntou besteira.
    IP privado NÃO é roteado para a INTERNET (leia RFC791, RFC792, RFC 1918, RFC 1149) que trata sobre o TCP/IP e endereçamento de rede.

    A menos que vc tenha tantos IPs válidos para quantas maquinas existam na sua rede seu roteador de borda terá de executar NAT ou PAT para que as estações encaminhem seus pacotes pela rede.

  7. #7

    Padrão Roteamento de Internet

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    vai ser só configurar elas com IPs válidos e pronto? Não preciso de nada de configuração no servidor?
    se vc recebeu uma classe inteira pra sua rede e tem um router q conhece essa classe (geralmente a operadora t fornece isso pronto) eh soh configurar os IPs validos e pronto


    []'s