+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Mav3r1ck
    Visitante

    Padrão QMail e RELAYCLIENT..

    Pessoal, instalei aki o qmail com o vpopmail+mysql e o smtp_auth, mas não estou entendendo muito bem qual processo irá liberar o ip do cliente(escrever no /etc/tcp.smtp) para o enviou de e-mails, e quanto tempo este cliente estará liberado para enviar e-mail....
    é o vpopmail ou o qmail mesmo?
    como habilito esta opção?

    Obrigado,

  2. #2
    Mr_Mind
    Visitante

    Padrão QMail e RELAYCLIENT..

    é o qmail!
    mas agora tens d saber como abres o relay para o cliente! o cliente está numa rede pública (Internet), ou está na tua rede (intranet)? Bem se estiver numa intranet, podes abrir o relay para uma determinada gama de ip's, por exemplo, 10.0.0.0/8 ou 192.168.0.0/24. Agora se o cliente estiver na Internet, convém que aplique smtp-autenticado -> http://www.cuni.cz/~vhor/qmail/smtpauth-en.html

    com o SMTP-autenticado o qmail autenticará sobre o vpopmail e abrirá o relay durante alguns minutos para esse cliente! esta é a forma mais eficiente, comparada com outras, como o pop-before-smtp, em que o utilizador tem de se autenticar via POP e so depois pode enviar emails.

    procura por tcprules para saberes como fazer! eu tinha um artigo sobre isso, mas já não sei dele! o 1c3_m4n e outros do underlinux ficaram com cópias, vou ver s eles ainda têem e publico aqui!

  3. #3
    Mav3r1ck
    Visitante

    Padrão QMail e RELAYCLIENT..

    Obrigado Mr_Mind, fico no aguardo do seu material, pois já encontrei alguns na internet, mas não funcionaram muito bem... Meu servidor está na rede pública (Internet) aí vc já viu né.... só rola lixo...

    Valew