+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão VPN ok. Resta ainda algumas dúvidas

    Queridos amigos,

    Meu caso é o seguinte. Aqui em casa, montei o seguinte ambiente:

    de um lado do quarto:
    1 server linux conectiva, com duas placas de rede (eth0=>velox 256k e eth1=>rede interna 192.168.0.254) conectando e fazendo roteamento para a rede. Tem também um POPTOP VPN server que está funcionando beleza pois recebe as conexões numa boa.
    2 pc WindowsXP que acessa a internet numa boa, com ip 192.168.0.3
    1 Servidor Dell com Conectiva 10 e banco de dados firebird, que acessa a net também.

    Eu consigo conectar numa boa de qualquer lugar que estou em meu servidor POPTOP VPN Conectiva, até consigo acessar os compartilhamentos dele etc... enxergo as outras máquinas mas não consigo abrir os compartilhamentos. Acesso também o banco de dados. E do lado de dentro eu vejo o outro PC mas não conecto nos compartilhamentos dele.

    Mais uma coisa, quando crio uma conexão VPN no ruindows..e conecto com ela... não consigo navegar mais. O que pode ser ?

    Acredito que seja alguma coisa de rotas...

    Se puderem me ajudar nisso.

    Um grande abraço pessoal

  2. #2
    devlinmaxx
    Visitante

    Padrão VPN ok. Resta ainda algumas dúvidas

    Opa, tudo bom?
    Seguinte: não consegue acessar os compartilhamentos, correto? Você já deu uma verificada no DNS? Você consegue acessar os compartilhamentos pelo IP e não pelo nome da máquina???

  3. #3

    Padrão VPN ok. Resta ainda algumas dúvidas

    OK ! Eu consigo PINGAR todas as máquinas pelo IP !! uma por uma.... mas como eu faria para checar o DNS ? será que eu tenho que colocar os nomes e seus ips no HOSTS.CONF ? ou coisa assim.

    Um abração!

  4. #4
    devlinmaxx
    Visitante

    Padrão VPN ok. Resta ainda algumas dúvidas

    Seguinte:
    Se você for um Road Warrior e está se conectando a uma VPN de uma rede, você não terá o DNS interno dela pra resolver nomes (obviamente porque o DNS é interno, e você não tem acesso a ele porque pega na hora da conexão discada um DNS externo). Entenda que se é uma VPN entre 2 redes (empresarial, por exemplo) você pode colocar como DNS primario ou secundário o DNS principal da Matriz, etc...
    Bom, deixando de lado essa explicaçãozinha, se você consegue pingar as máquinas por IP já é sinal que a VPN está funfando!!! Mas tente pingar por NOME (hostname), e você não conseguirá provavelmente. Isso é devido ao fato que acabei de explicar... Bom, pra acessar um compartilhamento e uma máquina da rede interna à VPN, você deve:
    Ao invés de acessar \\mauinateste\compartilhamento, acessar como \\ip_da_maquina_teste\compartilhamento. Se conseguir acessar (e vai!), é sinal de que estamos com um probleminha na resolução de nomes (óbvio).
    COmo resolver o problema na resolução de nomes? Nunca tentei, mas coloque na máquina client todos os ips e hostname das máquinas internas... Isso ajudaria, e bastante....
    tente, e nos comunique.
    !

  5. #5

    Padrão VPN ok. Resta ainda algumas dúvidas

    aê alandias seguinte,

    tumem tenho uma vpn e coloquei de um lado dela um servidor samba e todos os compartilhamentos que eu precisava e dei senha para cada usuario e quando eu estava do outro lado naum conseguia acessar os compartilhamentos por ip (pedia a senha e naum abria mais nada ) e nem com o nome da maquina pois como o nosso friend ja relatou o meu dns interno naum estava configurado ai eu coloquei no host do windows e resolveu o problema.

  6. #6

    Padrão VPN ok. Resta ainda algumas dúvidas

    Muito bem.... as coisas estão clareando !!! Pelo que ví, tenho que configurar o DNS !!! Vou estudar sobre isso.

    Mas como configurar no HOST do windows, é o tal LMHOSTS??

    A idéia final é:

    [redelocal-matriz]--->[serverVPN]-->INTERNETA-->[VPNfilial]-->[rede2]
    <-- <--

    Tipo... 2 server VPN ligando a coisa toda!!

    De início pessoal, fico muito agradecido pela ajuda !!!

    Espero que minhas dúvidas e as suas repostas possam ajudar mais pessoas que passem por aqui !!

  7. #7

    Padrão VPN ok. Resta ainda algumas dúvidas

    Citação Postado originalmente por alamdias
    Mas como configurar no HOST do windows, é o tal LMHOSTS??
    é isso aí o arquivo lmhosts fica em c:\WINNT\system32\drivers\etc

    o range de ip que eu uso na matriz e 172.16.200.x e na filial onde esta o servidor samba que eu quero buscar os arquivos é 172.16.201.x.

    então eu coloquei no arquivo LMHOSTS a seguinte linha de comando.

    172.16.201.1 ---------> linuxlago ------------>#PRE
    IP DA MAQ -----------> NOME MAQUINA

    IPC: ignore as setas quando for colocar no LMHOSTS

    Precisando estamos ai

  8. #8

    Padrão VPN ok. Resta ainda algumas dúvidas

    Valeu... vou tentar aqui e respondo á voces se deu certo.

    Mas terei que fazer isso em todos os equipamentos que vão estar na rede ? Para que um enxergue os outros ? se bem que os arquivos da empresa estarão tudo num server só !! Acho que é bobagem fazer com que estação enxergue estação ! Estou certo ?

    E alguém sabe me dizer pq que quando conecto através do Ruindows Xp com uma VPN, não consigo acessar mais a internet ? Mas a conexão funciona numa boa !

    Estranho!

    Um abração galera !

  9. #9
    gmlinux
    Visitante

    Padrão VPN ok. Resta ainda algumas dúvidas

    Quando vc clica na "vizinhança" vc provávelmente não vê os vizinhos da outra ponta da VPN, certo?
    Voces estão esquecendo que a VPN é interligada por routers, logo os broadcasts dos browsers e das eleições não atravessam, uma solução pode ser anuncio remoto do samba, outra um browser de dominio (domain browser) com ajuda de wins.
    Experimenta executar
    nmblookup -M -- -
    Em cada lado da VPN, vc vai observar que possui __MSBROWSE__ distintos, logo vc precisa fazer com que estes browsers compartilhem informação, dai o domain_browser.

  10. #10

    Padrão VPN ok. Resta ainda algumas dúvidas

    Opa !
    Tá ficando interessante a coisa aqui !!!

    Essas configuracoes sao feitas no samba ?

    E mais uma novidade para voces ... ontem eu estava testando lah em casa e conectei o Dell no Conectiva
    via pptp... deu conexao... pinguei todas as maquinas... de repente... KERNEL PANIC !!!! travou tudo.. apareceu
    um monte de coisas e so dando resete !!!

    O que sera que deu hein ??

    Um abraco para voces ?

  11. #11
    devlinmaxx
    Visitante

    Padrão VPN ok. Resta ainda algumas dúvidas

    Opa, a parte do nosso amigo gmlinux eu não pratiquei ainda... Mas sei que tem como configurar no SAMBA pra anuncio remoto... Tente e veja o que dá.
    Até que a gente não esqueceu esse fato não parceiro gmlinux... O jeito correto de se fazer é da forma que você explicou, o meu é só um temporário ou pra uma rede pequena (como ele disse anteriormente).

    Sobre o erro de kernel panic, não sei cara. Qual seu Kernel? Você estava acessando o que quando ele deu o Kernel Panic?

    A respeito do WinXP, cara.. Poutz, é só ele que dá esse problema?

    Em que parte você está agora? Quais são os problemas que sobraram?
    !