+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Fabio_cps
    Visitante

    Padrão HA em uma maquina com 3 placas de rede

    Olá,

    Será que alguem poderia me informar se a configuração drbd+heartbeat+mon funcionaria em uma máquina que interliga duas redes distintas? Esse equipamento,na verdade Esses 2 eq. deverão possuir 3 placas de rede cada uma (uma para interligar a rede1, outra para a rede2 e a terceira para o controle do cluster),esta máquina deverá servir apenas o serviço de FTP (estou usando CL8 + proftpd), somente este serviço! minha dúvida é: na hora de configurar o haresources é possível configurar mais de 1 IP para o Cluster??? necessito disto pq cada rede acessa este servidor por uma determinada interface de rede e cada interface com seu IP devidamente configurarado.É possivel isso?

    Grato pela ajuda!
    []'s

  2. #2

    Padrão HA em uma maquina com 3 placas de rede

    De acordo com o arquivo de configuração haresource o argumento é passado a um script desta forma.

    scriptname::argument

    Com o serviço IP temos o script IPaddr

    então temos:

    server1 IPaddr::192.168.10.5 vsftpd


    Neste caso você poderá habilitar o IPforward no servidor para comutação entre as placas de rede para acesso ao serviço pela outra rede.

    []´s

    Marcos Pitanga

  3. #3
    fabio_cps
    Visitante

    Padrão HA em uma maquina com 3 placas de rede

    Desculpa Pitanga, sou meio iniciante nesse assunto de IpForward, eu só queria saber se é possivel após a implementação do HA a configuração de 2 ip's de serviço pelo heartbeat, pq a rede1 acessa esta maquina por um determinado ip e a rede2 acessa a mesma maquina por outro ip e outra interface, pela logica, se o master parar de funcionar o cluster irá configurar na maquina slave os dois IP's que estavam sendo servidos na maquina master? ficou meio complicado neh? mas só para vc ter uma ideia, esta maquina esta entre 2 firewals que só passa FTP e após os firewall's estão a rede1 de uma lado e a rede2 do outro lado.

    Grato pela ajuda!

    []'s