+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problema com serv DNS - CL 10

    Ae galera... montei um serv dns (bind-9.2.3) e postfix no CL 10, Kernel 2.6. O negocio eh o seguinte. Estou com dois problemas... num sei se tem ligação entre eles. Quando tento enviar uma msg apartir dele para um dominio externo, ele vai sem probl. Mas qnd eh pra um dominio interno, a msg num eh enviada. E me retorna a seguinte msg no log do postfix: 'Status=deferred... Name service error... Unknow host'. Lembrando q o serv de email eh outro, e eh o serv de dns secundario. Outra coisa eh q num consigo pingar o dominio interno do serv dns primario. Mas de fora consigo pingar, e quem responde eh ele mesmo. O outro problema eh q qnd o secundario tenta atualizar o dns, no log do serv de dns primario aparece a seguinte msg: 'file not found'. To percebendo q o secundario num ta conseguindo atualizar o dns com o primario. Seria algum problema de firewall??? Ou de configuração dns??? Ou de conf do postfix???

    Valeu ae...

  2. #2
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problema com serv DNS - CL 10

    Outra coisa: qnd eu dou o comando:

    "host -l 'meu_dominio'";

    ...me retorna essa msg:

    "Host 'meu_dominio' not found: 2(SERVFAIL); Transfer failed."'.

    E qnd eu dou o comando:

    "host -d 'nome_da_minha_maq'";

    ...ele me retorna essa msg:

    "Trying 'nome_da_minha_maq_mais_dominio'
    Trying 'nome_da_minha_maq'
    host 'nome_da_minha_maq' not found: 3(NXDOMAIN)
    Received 96 bytes from 120.0.0.1#53 in 1 ms"

    :?

    Alguem ja teve esse problema??? Num consigo resolver de jeito nenhum!!!

  3. #3
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problema com serv DNS - CL 10

    Outra coisa... qnd eu dou do meu serv "nslookup 'meu_dominio_interno'". Aparece a seguinte msg:

    Server: 127.0.0.1
    Address: 127.0.0.1#53

    ** server can't find 'meu_dominio_interno': SERVFAIL

    Falouz.

  4. #4
    jghellere
    Visitante

    Padrão Problema com serv DNS - CL 10

    Vc tem o dns da sua rede interna configurado ?
    tipo:

    db.externo
    db.interno

    e no seu /etc/named.conf, as entradas:

    zone "interno" {
    type master;
    file "db.interno";
    };

    zone "externo" {
    type master;
    file "db.externo";
    };

    já no caso do host e nslookup, vc tem q ter configurado o dns reverso, para os 2 funcionarem internamente.

    Veja tbm se sua configuração reversa está apontando corretamente para o nome do servidor interno:

    db.interno

    @ IN NS interno.dominio.

    Verifique se o "ponto(.)" no final do nome existe tbm.. isso é importante.

    flw

  5. #5
    Visitante

    Padrão Problema com serv DNS - CL 10

    amigo , eu estava com o mesmo problema q o seu no meu servidor DNS aqui , apos ver seu topico entrei , e jah consegui arrumar , a parada ta no arkivo de zona mencionado no named.conf

    eh oq nosso amigo ae falo , o SOA tem q estar para ele mesmo , como o meu , olhe

    @ IN SOA NS.254.168.192.in-addr.arpa. root.254.168.192.in-addr.arpa. (
    199802151 ; Serial, todays date + todays serial
    8H ; Refresh
    2H ; Retry
    1W ; Expire
    1D) ; Minimum TTL
    NS NS.254.168.192.in-addr.arpa.
    ;
    1 PTR makina1.MEUDOMINIO.com.br.
    2 PTR makina2.MEUDOMINIO.com.br


    ~~~~~~ > Ali no comesso ta a manha , depois do SOA ...
    OLHE NO NSLOOKUP
    192.168.254.1
    Server: 127.0.0.1
    Address: 127.0.0.1#53

    1.254.168.192.in-addr.arpa name = makina1.MEUDOMINIO.com.br.

  6. #6

    Padrão Problema com serv DNS - CL 10

    Meio sem fundamento, mas não custa perguntar:
    Seu /etc/resolv.conf esta correto? Ou seja, apontando para a sua propria máquina?

  7. #7
    flashoverspace
    Visitante

    Padrão Problemas de DNS CL 10

    Verifique se o arquivo : /etc/hosts tem pelo menos o loopback , o ip da sua rede e o nome do seu dominio.

  8. #8
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problema com serv DNS - CL 10

    Aeee galera... valeu ai pelas dicas!!!! Ja consegui resolver... foi o seguinte. A configuração estava correta, o problema eh q no CL10 as pastas onde o named vai buscar os arquivos de DNS eh outra. Essa eh a pasta: /var/name/var/named. Isso mesmo, ele cria uma pasta var/named, dentro de /var/named. Ae complicava, pois qnd eu criava no linuxconf os domínios q meu serv iria resolver nome, o linuxconf cria o arquivo de conf de dns dos dominios na pasta /var/named. Por isso q num funcionava. Tive q copiar os arquivos de configuração dos domínios para a pasta correta. Nas versões antigas do CL isso num acontecia. Por isso cai nessa ae. Outra coisa: pra o dominio responder corretamente, foi preciso colocar permissão de transferência do ip 127.0.0.1 em cada domínio. O q num era preciso no CL7.

    Agradeço novamente pela atenção!!!

    Falouz...