+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ezaupc
    Visitante

    Padrão CONFLITO DE IP

    Olá pessoal, estou com um probleminha toda hora que uma estação windows coloca o ip igual ao do server linux o linux trava... estou com o slack 9.1 com kernel 2.4.20 alguem poderia me dar uma solução pra o linux pelo menos não travar? isso é normal? agradeço a ajuda

  2. #2
    Felipe_
    Visitante

    Padrão Re: CONFLITO DE IP

    Citação Postado originalmente por ezaupc
    Olá pessoal, estou com um probleminha toda hora que uma estação windows coloca o ip igual ao do server linux o linux trava... estou com o slack 9.1 com kernel 2.4.20 alguem poderia me dar uma solução pra o linux pelo menos não travar? isso é normal? agradeço a ajuda
    8O
    colocar duas maquinas com o msm ip ???
    se for assim vai dar sempre conflito...

  3. #3
    ezaupc
    Visitante

    Padrão CONFLITO DE IP

    e numa grade rede que não se pode ter um controle total?

  4. #4

    Padrão CONFLITO DE IP

    Se seu server é um Linux, então usa o recurso de DHCP.

    Nunca irá haver conflito de IP's dentro da rede, a unica desvantagem é que voce nunca, ou dificilmente irá saber o ip da máquina a cada reboot.

    Mas para minimizar isso tem o Ip por mac adress.

  5. #5
    spider
    Visitante

    Padrão CONFLITO DE IP

    cara.. numa rede num pode haver duas maquinas com o mesmo IP, se nao.. nao existe sistema q num de pau... arruma isso pelo amor de Deus....

  6. #6

    Padrão CONFLITO DE IP

    É, o recurso do DHCPD parece ser o melhor para redes grandes, acima de 30 máquinas. Eu geralmente costumo deixar uma faixa de 10 IP's fixos para os IP's da rede e o resto eu eu jogo tudo pra faixa, com algumas excessões para os patrões. Mas qualquer coisa, troca o IP da máquina que tá com o mesmo IP do servidor GNU/Linux.


    Abraços!

  7. #7
    ezaupc
    Visitante

    Padrão CONFLITO DE IP

    valeu ai galera!

  8. #8
    cacogui
    Visitante

    Padrão CONFLITO DE IP

    Primeiro faça um inventario de todo o seu parque de micros como por exemplo:
    estação 1......placa de rede rtl.....ip....192.168.0.100 (exemplo)

    ai vc não precisara mais se preocupar com a questão de ips pois sempre tera a mão a configuração da sua rede..
    vc tera que fazer este serviço somente uma vez depois e so ir acrescendo o que mudar.mesmo que vc tenha 1000 estações isto sempre funciona.......

  9. #9

    Padrão CONFLITO DE IP

    Citação Postado originalmente por Pedro0278
    Se seu server é um Linux, então usa o recurso de DHCP.

    Nunca irá haver conflito de IP's dentro da rede, a unica desvantagem é que voce nunca, ou dificilmente irá saber o ip da máquina a cada reboot.

    Mas para minimizar isso tem o Ip por mac adress.
    so completando a ideia do nosso chegadu pedro0278 vc pode usar um dns interno e nomear cada maquina assim vc num precisa saber o ip que a maquina esta e sim o nome de cada uma. eu uso isso em alguns clientes que eu tenho para dar suporte remoto tipo assim a maquiana da secretaria deu pala intaum eu sei que o nome da maquina e secretaria vou e acesso ela por nome sem necessidade nenhuma di saber o ip da bendita e se eu quiser saber o ip basta eu dar um pingo no nome da pessoa que ele me retorna o ip.

  10. #10

    Padrão CONFLITO DE IP

    Citação Postado originalmente por Pedro0278
    Se seu server é um Linux, então usa o recurso de DHCP.

    Nunca irá haver conflito de IP's dentro da rede, a unica desvantagem é que voce nunca, ou dificilmente irá saber o ip da máquina a cada reboot.

    Mas para minimizar isso tem o Ip por mac adress.
    A chance do DHCP atribuir outro IP a determinada máquina é muito dificil. Normalmente ele ja pratica a relação MAC=>IP.
    As pessoas tem uma falsa idéia de que o DHCP tem uma politica de IPs aleatorias para cada máquina.

  11. #11
    edson_penna
    Visitante

    Padrão CONFLITO DE IP

    Fácil, reserva uma pequena faixa do range de ip para os servers e pronto.

  12. #12
    jghellere
    Visitante

    Padrão CONFLITO DE IP

    Citação Postado originalmente por CFRInformatica
    Citação Postado originalmente por Pedro0278
    Se seu server é um Linux, então usa o recurso de DHCP.

    Nunca irá haver conflito de IP's dentro da rede, a unica desvantagem é que voce nunca, ou dificilmente irá saber o ip da máquina a cada reboot.

    Mas para minimizar isso tem o Ip por mac adress.
    A chance do DHCP atribuir outro IP a determinada máquina é muito dificil. Normalmente ele ja pratica a relação MAC=>IP.
    As pessoas tem uma falsa idéia de que o DHCP tem uma politica de IPs aleatorias para cada máquina.
    Como assim uma falsa idéia, acho q vc tem uma falsa idéia .. o dhcp tem uma política de ips aleatórios para máquinas, senão não seria DHCP.
    Ele pratica a relação MAC=>IP durante um tempo determinado através do leases, se a máquina não voltar a rede neste tempo, ela perde o ip antigo.
    Oq o nosso amigo quis dizer, era para atribuir fixo dentro do dhcpd.conf o MAC+IP para controle das máquinas, Assim, todas as máquinas teriam ips fixos.

    Mas isso tbm não impede que usuários mudem os ips e conflitos sejam gerados.