+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão impressora instalada no windows para compartilhar no samba

    Galera seguinte..to precisando da ajuda de vcs..

    possuo um servidor samba...existem impressoras instaladas em maquinas windows (hp 690), preciso instalar esta impressora no linux e compartilhar ela via samba para as outras estações windows...isto tudo no cups..porém naum estou conseguindo..alguma aguda?

    Abraço

  2. #2

    Padrão impressora instalada no windows para compartilhar no samba

    Apesar de achar que é simplesmente ler a documentação pra fazer isso, vou te ajudar

    Dependendo da distro onde tu tá usando, eu uso o redhat 9.0 tu instala o pacote gimp-print-cups, que tem vários drivers de impressora

    dai abre a interface web do cups, cria a fila com o nome que tu quiser, de preferência um nome coerene com o que vc quer... por exemplo, hp690, e siga os passos no cups... qualquer coisa entre no perguntas e respostas do site de suporte da conectiva que tem uma boa orientação de como instalar uma impressora no cups.. Teste ela no linux primeiramente... se tudo deu certo, passe para o samba..

    no samba, basta criar um compartilhamento chamado hp690, mais ou menos como segue abaixo:

    [hp690]
    comment = Impressora
    path = /var/spool/hp690
    browseable = yes
    public = yes
    writable = no
    printable = yes
    available = yes

    Reinicie o samba.... e instale a impressora nos clientes windows como se fosse um compartilhamento de impressora windows mesmo

  3. #3
    Visitante

    Padrão impressora instalada no windows para compartilhar no samba

    ola..vlw pela dica...

    mas meu problema naum é em si com o samba..mas sim em instalar esta impressora no linux...ja tentei todas as opcoes que aparecem na tela do cups para escolher o tipo em device (onde escolhe a interface da impressora) e naum funciona nenhum...este é meu problema..

    Fico no aguardo

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão impressora instalada no windows para compartilhar no samba

    no cups vc indica impressora smb
    usando o formato uri conforme
    ele exemplifica
    lembre-se que seu samba deve estar
    previamente configurado.
    Tipo, se vc executar
    smbclient -L nome_netbios
    onde nome_netbios he o nome de
    uma das estacoes windows com
    impressora compartilhada, deve aparecer
    uma lista de compartilhamento.
    Eventualmente, conforme a configuracao
    da rede windows, deve-se passar user e password.

  5. #5

    Padrão impressora instalada no windows para compartilhar no samba

    1) Tu instalou como impressora local???
    2) Tu baixou o pacote que eu te disse, o gimp-print-cups com os drivers???