+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    Olá,

    Estou configurando o CBQ para controlar o tráfego do meu Speedy de 512. Como devo colocar o rate nas regras, já que segundo a telefonica 512 é a velocidade nominal apenas. Ou seja, é 512 Kbits ou Kbytes?

    Desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    512kbits/s.....afinal....se fossem 512KB/s seria meio mega por segundo....e isso eles nao iriam liberar tao "barato" assim.....
    ;]

  3. #3
    Hacinn
    Visitante

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    Estou meio confuso, se uma rede local funciona a 100Mbits como uma conexão com a internet trabalha a 512Mbits?

    Obrigado pela ajuda

  4. #4

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    noooon meu filho....depois do 100Mbits, vc pula pro 1000Mbits ou como chamam rede gigabit....na verdade a conexao com internet eh 512Kbits e nao Mbits.... sacow??? :wink:

  5. #5
    Hacinn
    Visitante

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    Ops, desculpe troquei as letras. A confusão está acontecendo pelo seguinte, criei um arquivo com a seguinte configuração no CBQ:

    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=64Kbit
    WEIGHT=6Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.1.95/32:21
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no

    A intenção é controlar o trafego de ftp vindo da máquina acima, mas quando faço um FTP, o windows mostra a taxa de transferência igual a 40KB/s. A minha conexão é um Speedy de 512Kbps. No caso a eth0 é a placa ligada à internet. Existe um arquivo igual ao acima, que controla a porta 20.

    Desde já agradeço.

  6. #6

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    xiii....agora vc me pego.....a unica coisa q eu sei do CBQ eh q ele serve pra controlar a banda...mas como faz pra configurar eu num intendo nada...
    da uma olhada nesses artigos aki e ve se ti ajuda:

    https://under-linux.org/modules.php?...icle&artid=262
    https://under-linux.org/url.php?url=...tigo.php?id=50

  7. #7

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    hehe tem rede de internet de 2,4Gbps .... claro que nao usamos hehe tudo essas coisas agente nunca usa... aff!

    um link comum eh T3 - 44Mbits/s (nao aqui .. hehe)

    Bom mas a realidade brasileira esta na faixa dos Kbits para a maioria dos usuarios, residenciais e empresairias... com excessao de alguimas empresas que estao na faixa dos Mbit (baixo)

  8. #8
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    Citação Postado originalmente por Hacinn
    Ops, desculpe troquei as letras. A confusão está acontecendo pelo seguinte, criei um arquivo com a seguinte configuração no CBQ:

    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=64Kbit
    WEIGHT=6Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.1.95/32:21
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no

    A intenção é controlar o trafego de ftp vindo da máquina acima, mas quando faço um FTP, o windows mostra a taxa de transferência igual a 40KB/s. A minha conexão é um Speedy de 512Kbps. No caso a eth0 é a placa ligada à internet. Existe um arquivo igual ao acima, que controla a porta 20.

    Desde já agradeço.

    Se não me falha o entendimento do assunto, BOUNDED=yes é o motivo, ele esta pegando banda emprestada, coloca BOUNDED=no e conta pra nos

  9. #9
    Hacinn
    Visitante

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    Obrigado pela dica, mas acho que o BOUNDED é o contrário, quando configurado para NO é que ele pega emprestado banda. Alterei a configuração do arquivo novamente, uma duvida é sobre o DEVICE, devo colocar a velocidade fisica da placa (100Mbits) ou a velocidade do link com a internet (512Kbits)?
    DEVICE=eth0,512Kbit,51Kbit
    RATE=64Kbit
    WEIGHT=6Kbit
    PRIO=5
    RULE=21,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no

    Mas quando faço um FTP, a taxa de transferência no windows mostra 60KBytes/s, ou seja os dados estão trafegando por 490Kbits/s.

    O que está faltando para o CBQ controlar a banda realmente, onde estou errando?

    Obrigado mais uma vez

  10. #10
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    Têm razão
    http://puzzle.dl.sourceforge.net/sou...bq.init-v0.7.3

    BOUNDED=yes|no optional, default "yes"
    #
    # If set to "yes", the class is not allowed to borrow bandwidth from
    # its parent class in overlimit situation. If set to "no", the class
    # will be allowed to borrow bandwidth from its parent.

    A velocidade é a relativa ao link.
    O cbq usa a fila de saida de pacotes para controlar o fluxo, lembre-se, saída, se sua interfaçe é a de entrada para o link, vc não esta controlando o download, basta trocar para a interface interna.

  11. #11
    Hacinn
    Visitante

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    Putz, não consigo acertar a configuração...

    DEVICE=eth0,512Kbit,51Kbit
    RATE=64Kbit
    WEIGHT=6Kbit
    PRIO=5
    RULE=21,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no

    A eth0 é a placa ligada com a internet e a eth1 com a rede local. Já tentei na configuração acima colocar eth0 no device, mas nada de funcionar...

  12. #12
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    Mais se vc esta fazendo download de uma estação dentro da rede, o pacote entra pela eth0 e sai na eth1, é na eth1 que ocorrera fila de saida, correto?
    Assim o cbq configurado na eth0 esta limitando o upload, é na eth1 que ele limitaria o download

  13. #13
    Hacinn
    Visitante

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    Acho que descobri, no CBQ informei para controlar as portas 20 e 21 do ftp, mas após começar a transferência do arquivo, o ftp é feito através de portas altas 1870 e outras aleatoriamente. Isso para mim é até novo, pois pensava que o trafego dos arquivos eram feitos pelas portas 20 e 21. E pelo o que entendi apenas a negociação da conexão é feita usando essas portas.
    Como posso controlar o ftp então?

  14. #14
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    O ftp pode operar em 2 modos, ativo e passivo.
    Ativo:
    Usuário (porta >1023) conecta na porta 21 (conexão de controle)
    quando se requisita dados servidor abre uma conexão no cliente da porta 20 para uma >1023 do cliente

    Passivo:
    Usuário (porta>1023) conecta na porta 21 (conexão de controle)
    quando ele requisita dados, ,ele negocia com o server uma porta alta no servidor, o cliente abre uma conexão no servidor nesta porta alta, ai ele transfere o dado.

    No modo ativo, em firewalls baseados em ipchains, tinhamos "problemas" de segurança, devia-se permitir SYN bit tcp a partir do mundo entrando na rede. O modo passivo era mais interessante.
    Com o iptables, usando o estado de conexão NEW,RELATED, podemos permitir uma conexão entrante se ela se relacionar a outra já existente, o ipcontrack do ftp é que "percebe" as relações entre as conexões.

    Você talvez tenha que marcar estas conexões e usar esta marcação para controlar a banda ou configurar os clientes para usar proxy e controlar no squid a banda.

    Alguem tem mais alguma idéia?

  15. #15
    Hacinn
    Visitante

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    Tenho no meu iptables ativados os modulos ip_conntrack e ip_conntrack_ftp, seria isso ou está faltando mais alguma coisa?

    Obrigado mais uma vez

  16. #16
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Rate do Speedy no CBQ, Kbits ou Kbytes?

    Depende, para funcionar ftp ou o seu CBQ?
    Para o ftp funcionar em modo ativo, vai dependertambém das regras.
    Controlar a banda... ai é uma das opções que passei, talvez mais alguma, se alguem mais tiveruma boa dica, que se pronuncie.