+ Responder ao Tópico



  1. #1
    daniloh
    Visitante

    Padrão Regras de roteamento para 3 interfaces de rede

    Fala galera do Underlinux!!!!
    é o seguinte eu gostaria de compartilhar a minha internet dessa maneira:
    topologia!!!!hehehehe!!!
    eth0<==========Internet
    eth1==========>micro 1
    eth2==========>micro 2

    um micro-roteador com 3 interfaces de rede.

    Uso o speedy home 300, autenticação pppoe e um adsl modem D-link SGL-500.Que já foi configurado para autenticar automaticamente(não precisa autenticar no Sistema Operacional)

    Configuração dos ips:

    ppp0 <============================ (intenet)
    ip: 10.0.0.1
    mascara de sub rede: 255.0.0.0
    gateway: dinamico

    eth0 <============================= (modem)
    ip:10.0.0.2
    mascara de sub rede:255.0.0.0
    gateway:10.0.0.1

    eth1 =============================> (micro1)
    ip:10.0.0.3
    mascara de sub rede:255.0.0.0

    eth2 =============================> (micro2)
    ip:10.0.0.4
    mascara de sub rede:255.0.0.0

    Acho que até aki esta certo!!!!!

    Só que as maquinas não se enxergam!!!

    Até onde eu sei é necessário uma regra de roteamento no iptables para que isso ocorra.

    até agora eu só achei scripts que façam esse roteamento entre dois micros ou seja:

    Internet=========>Micro-Roteador=========>(Micro 1)
    (c/ 2 placas de rede)

    ex: http://www.secforum.com.br/article.php?sid=874

    Eu preciso de um script de roteamento para 3 interfaces de rede, que se adptem a topologia descrita acima!!!!

    Tem como aproveitar o script desse site que eu citei(http://www.secforum.com.br/article.php?sid=874), alterando e/ou acrecentando linhas de comando? Ou alguem tem ou sabe de alguma regra para esse tipo de roteamento?

    Se alguém puder me ajudar!!!!!!

    [email protected]

    Atenciosamente

    Danilo

  2. #2
    wrochal
    Visitante

    Padrão Leia esses artigo

    Caro Danilo,

    Leia esses artigo:

    Balanceamento de links utilizando iptables e iproute2

    http://www.linuxit.com.br/section-viewarticle-545.html

    Roteamento avançado com Linux

    http://www.linuxit.com.br/section-viewarticle-52.html

    Dois links de ADSL em um mesmo servidor

    http://www.linuxit.com.br/section-viewarticle-540.html

    Falou,

  3. #3
    daniloh
    Visitante

    Padrão Obrigado!!!!

    Valew cara!!!!
    isso vai me ajudar bastante...mais os casos que estão exemplificados nos tutoriais que vc me passou são aplicados para máquina que possuem duas conecções adsl a serem compartilhadas!!!!

    O meu caso é um pouco diferente....eu tenho 1 link adsl e gostaria de compartilha-lo entre dois micros...sem o uso de um hub ou switch.Eu disponho de uma eth0 que receberá o link e mais duas interfaces(eth1 e eth2) que irão distribuir a internet para mais dois micros.

  4. #4

    Padrão Regras de roteamento para 3 interfaces de rede

    faz isso:

    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

    []'s

  5. #5

    Padrão Regras de roteamento para 3 interfaces de rede

    As maquinas já estão navegando e vc só quer fazer elas se veem na rede????

  6. #6
    daniloh
    Visitante

    Padrão Valew!!!

    As maquinas ainda nem na rede estão! Eu gostaia de faze-las navegar.

    Estou montando um "micro-roteador" para que isso funcione.

    No momento eu só estou buscando uma forma de compartilhar a internet, essa é a minha única necessidade.

    O problema é que eu não sei fazer isso nem para 2 interfaces de rede e não consigo achar um tutorial , documentação ou ajuda para fazer isso com três interfaces(de acordo com o esquema demostrado acima).

    Creio que não deve ser estremamente diferente das regras de roteamento para duas interfaces, mais de qualquer forma eu ainda não sei cria-las.

    Se puder me ajudar ficarei Grato!!!!!

    Danilo

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Regras de roteamento para 3 interfaces de rede

    Citação Postado originalmente por demiurgo
    faz isso:

    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

    []'s
    Não esqueça do ip_forward do /proc, set em 1

  8. #8
    daniloh
    Visitante

    Padrão Duvidas????

    Não há necessidade de configurar as outras interfaces de rede no iptables????? É só a eth0 ??

    Como as outras placas irão saber quais pacotes elas teram de enviar e para onde elas irão enviar esses pacotes????

    setar ip_forward do /proc, set em 1 é para não perder as configurações au reiniciar a maquina?????

    Agradeço desde já a atenção de todos!!!!


    Danilo

  9. #9
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Regras de roteamento para 3 interfaces de rede

    ip_forward é para habilitar roteamento, o iptables é para fazer o nat e garantir que o pacote volte
    para manter a configuração após o boot vc deve configurar arquivos de configuração que dependem da distro
    nos redhat likes o ip_forward pode ser configurado no
    /etc/sysctl.conf
    e o iptables tem um scritp no /etc/init.d que, salvo engano, salva as configurações quando é finalizado, e recarrega quando inicializado
    na dúvida analise o /etc/init.d/firewall

  10. #10

    Padrão Re: Duvidas????

    Citação Postado originalmente por daniloh
    Não há necessidade de configurar as outras interfaces de rede no iptables????? É só a eth0 ??

    Como as outras placas irão saber quais pacotes elas teram de enviar e para onde elas irão enviar esses pacotes????

    setar ip_forward do /proc, set em 1 é para não perder as configurações au reiniciar a maquina?????

    Agradeço desde já a atenção de todos!!!!


    Danilo
    Amigo olha isso:

    modprobe iptable_nat
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
    echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    com estas regras seus pacotes vão para internet e voltam para a plca de rede de q foram originados ...pq?????
    qndo o pacote passar pelo nat ele vai ser mascarado e o nat vai gravar isso em uma ""tabelinha"" qndo o mesmo voltar da web o nat demascara lê está tabelinha e sabe a origem do pacote dentro da rede interna e manda ele devolta para a origem....
    Simples...monte seu server q vc vai ver como funciona bleza.....oq vc tem que colocar regra de routeamento é pra as maquinas se verem na rede para navegarem não.....

  11. #11
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Regras de roteamento para 3 interfaces de rede

    A sugestão do último colega é a mais viável, a documentação do iptables sugere o uso do masquerade em situações com ip dinamico e simples como a sua, o NAT é dar tiro de canhão em formiguinha.