+ Responder ao Tópico



  1. #1
    epf
    Visitante

    Padrão Firebird no linux - erro ao acessar

    Cara Comunidade,

    Eu tenho um programa que roda no wiindows...o banco de dados e em firebird...ele utiliza dois arquivos, um com as informacoes do usuario, e outro com as informacoes gerais....para ele rodar no windows, so instalo o firebird server, e inicio o sistema...dai eu peguei e instalei o firebir no linux, joguei os arquivos do banco de dados numa pasta, configurei a rede com o samba..dai eu fui no programa e setei o novo lugar direcionanod para o servidor em linux...tentei iniciar o sistema e travou tudo..ate o servidor linux....perde a comunicacao da rede..

    alguem ssabe pq isso esta acojntecendo e se tem alguma configuracao em especial para se fazer?

    abracos
    atenciosamente
    epf

  2. #2

    Padrão Firebird no linux - erro ao acessar

    vc tem que instalar o firebird mas somente o "client" nos computadores clientes....

    eu uso .NET para desenvolver as aplicações e não preciso do firebird client instalado nas máquinas clientes pois a interface de comunicação com o Firebird ja esta implementada numa classe .NET disponivel no site do firebird.....

    acho estranho, vc esta fazendo de maneira errada.... O banco de dados não precisa estar compartilhado na rede, isso é uma boa falha de segurança.....a comunicação entre o servidor e o banco de dados é feita via TCP/IP ..... pela porta de comunicação 3050 do servidor....

    tipo, eu conecto aqui assim: "IP do servidor:/path/to/database/no/servidor", Ex:

    "192.168.0.1:/opt/firebird/bd_teste.gdb";

    Qual linguagem vc usa e como vc faz sua conexão?

  3. #3
    epf
    Visitante

    Padrão Firebird no linux - erro ao acessar

    entao onde esta bd_teste.gdb eu substituo eu coloco a minha base de dados naquela pasta?

    abracos
    atenciosamente
    epf

  4. #4

    Padrão Firebird no linux - erro ao acessar

    pode ser qualquer pasta, no php por exemplo eu to usando assim:

    @ibase_connect("192.168.0.1:/var/databases/bd_ged.gdb", "BD_AVPD", "senha", "ISO8859_1", "0", "3");

    sendo que o web server roda em outra maquina....

  5. #5
    epf
    Visitante

    Padrão Firebird no linux - erro ao acessar

    entao...
    mas eu nao estou conseguindo entender como eu faco..pq estamos em estacoes windwos, e nas estacoes windows, o arquivos de configuracao para acesso ao banco de dados e o seguinte:

    [Installs]
    ResetLogin=0
    [Geral]
    UpdateFile=19/08/2004 19:06:09
    [Database]
    DataBaseName=192.168.0.1:\\Dados\Servidor\Database\demo\Rgo.fb
    [Login]
    UserName_192.168.0.1:\\Dados\Servidor\Database\demo\Rgo.fb=REPTECNO
    Panel_Advanced=1


    o prgorama e feito em delphi

  6. #6

    Padrão Firebird no linux - erro ao acessar

    \\Dados\Servidor\Database\demo\Rgo.fb

    errado....isso daqui é path de windows....o correto é:

    IP:Endereco_da_pasta_no_Linux

    digamos que o banco de dados esteja em: /home/database/Rgo.fb, então ficará assim:

    192.168.0.1:/home/database/Rgo.fb

    o banco de dados não precisa estar visivel a outras maquinas, o Firebird rodando em 192.168.0.1 acessa localmente o banco de dados.....por isso o endereço o path do BD tem que ser o endereço local....

    agora esse "UserName" que vc pos ae vc errou....como um nome de usuario ta com endereço da database?

    depende de como o software foi desenvolvido.....provavelmente este software deve ter sido feito por terceiros...procure suporte para saber como faze-lo...

  7. #7
    epf
    Visitante

    Padrão Firebird no linux - erro ao acessar

    weu fiz do jeito que vc me falou, e deu que o servidor nao pode ser encontrado...

    o usuario ta com o endereco do servidor pq e onde ficam os usuarios do sistema.


    [Installs]
    ResetLogin=0
    [Geral]
    UpdateFile=20/08/2004 12:53:00
    [Database]
    DataBaseName=192.168.0.1:/home/rp/db/Rgo.fb
    [Login]
    UserName_192.168.0.1:/home/rp/db/Rgo.fb/demo/Rgo.fb=REPTECNO
    Panel_Advanced=1

  8. #8

    Padrão Firebird no linux - erro ao acessar

    Vc tem que verificar com o produtor do software como ira faze-lo....
    Provavelmente esse software não faz conexão a Server Firebird via TC/IP.... isso é uma pena, pois ele peca na segurança e esquece que existe um conceito chamado client-server....

    porque dois "Rgo.fb"? "/home/rp/db/Rgo.fb/demo/Rgo.fb"

  9. #9
    epf
    Visitante

    Padrão Firebird no linux - erro ao acessar

    ele faz conexao via TCP/IP sim..pq da pra usar em rede windows normalmente..eu ja fiz um teste.o problema esta sendo no linux..nao e possivel que nao funcione cara.


    aguardo
    ### Explicacao do desenvolvedor

    Os sistemas REPTecno utilizam o gerenciador de banco de dados Firebird, que por sua vez se utiliza do protocolo TCP/IP para prover acesso aos dados entre as estações e o servidor.
    Isto significa dizer que sua rede Windows deve estar devidamente configurada para que o sistema funcione corretamente em rede.

    >>> INstalando
    1.Instale o sistema na estação (caso ainda não o tenha feito).
    2.Entre no sistema (NÃO clique ainda no botão Rede, pois neste momento o sistema ainda não está registrado nesta estação).
    3.Vá até o menu "Licença", e clique em "Compartilhar licença".
    4.Clique no botão "Editar IP", e informe o número de IP de licença.

    5.Salve clicando em Ok.
    6.Vá até o menu Database, e clique em "Login".
    7.Clique no botão Rede.
    8.Clique no botão Editar, e informe o caminho completo do banco de dados, ou seja, IP + database. Exemplo:
    192.168.7.110:C:\reptecno\rgo\database\rgo.fb

    cara..se vc puder baixar o programa e tesar, eu agradeceria:

    http://www.multiservicos.inf.br/downloads/irgo.exe

  10. #10
    bonissauro
    Visitante

    Padrão E se o arquivo FDB estiver no windows?

    E se o arquivo de dados, no caso o base.fdb, estiver na particao do windows? Vai haver algum problema? é que tenho uma aplicação em delphi que estou tentando migrar aos poucos para Java, porem nao estou conseguindo abrir o banco de dados pelo Java, me retornando o erro "unable to complete network request". Será que é porque estou apontando para o /mnt/winxp ?