+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mcclaudio
    Visitante

    Padrão uso sendmail mas to pensando em mudar!

    ola pessoal, tenho um servidor de email rodando sendmail e gostaria de mudar para o postfix ou qmail! a grande duvida esta na instalacao, velocidade, seguranca e migracao dos emails atuais!
    alguem pode dar umas dicas?

  2. #2

    Padrão uso sendmail mas to pensando em mudar!

    depende da estrutura que voce tem, mas isso eh mais opniao pessoal, eu prefiro postfix. mas voce vai encontrar ferramentas que facam a migracao que voce prescise.

    normalmente eh sem dor.

  3. #3
    gmlinux
    Visitante

    Padrão uso sendmail mas to pensando em mudar!

    Os xodos do pessoal de segurança são Postfix e qmail, o qmail não possui uma licensa clara, logo o pessoal das distros costumam distribuir apenas o postfix.
    Dentre os 2 eu compartilho com o colega anterior e prefiro o postfix.

  4. #4
    mcclaudio
    Visitante

    Padrão uso sendmail mas to pensando em mudar!

    eu tbm estou pensando em migrar para o postfix .. ate pq ele esta sempre atualizado .. e nao sei o quanto isso vale para o qmail!
    agora para a migracao do sendmail para o postfix, e onde posso encontrar essas ferramentas para a migracao?! aki uso o uebimiau como webmail, aconselham a continuar usando ele?!

    falow galera!

  5. #5

    Padrão sendmail -> qmail

    Eu recomendo qmail, ja fiz isso que voce ta querendo e foi um sucesso, a mudança de mailbox para maildir baixou o uso do suporte tecnico em 70%.

    recomendo que primeiro voce faça testes em laboratorio simulando o hambiente real. Ferramentas para converter mailbox para maildir voce encontra no google: mailbox2maildir e no site do qmail.org

    a autenticacao vai mudar , de usuario para [email protected], portanto pense bem...

  6. #6
    gmlinux
    Visitante

    Padrão uso sendmail mas to pensando em mudar!

    Só para lembrar, postfix suporta maildir e mailbox.
    O qmail não tem atualização pois não tem bug, no entanto, o DJB (o nome do cara é difícil de escrever) só implementa funcionalidades de certas RFCs no qmail, logo muita coisa é patch de terceiros. (com os bugs de terceiros?)
    A escolha entre eles normalmente recai sobre gosto de freguês.