+ Responder ao Tópico



  1. #1
    climber
    Visitante

    Padrão Dominio Virtual e Shell Script

    Pessoal,

    Estou fazendo um shell script para adicionar virtualhosts no apache. Mas ele precisa ser adicionado no DNS tb esse virtualhost.

    A parte do Apache funciona BLZA!

    Existe algum comando que venha no BIND que eu consiga adicionar um domínio no DNS e atualizar?

    Ex:

    Criei um dominio virtual no apache: www.tabajara.com.br
    Agora adiciono no DNS: "comandodobind" www.tabajara.com.br
    Atualiza DNS: "comandodobind" refresh/reload

    O server DNS fica no mesmo do Apache.

    Alguma luz?

  2. #2

    Padrão USA Webmin+virtualmin

    Ola.

    Eu tenho eu mesmo servidores de hospedagem o webmin + virtualmin, ele alem de fazer a configuracao para o dominio virtual possibilita ao clientes do dominio gerenciar o mesmo, onde pode-se definir uma cota de disco para o dominio, para os usuarios do dominio, quantos contas de mail podem ser criadas para o dominio.

    E o melhor depois de configurado o cliente gerencia tudo isto, criar novas contas de mail pra o dominio, troca as senhas do dominio manda a pagina para o servidor.


    www.webmin.com

    Show de bola.

  3. #3

    Padrão Dominio Virtual e Shell Script

    olha... sugiro tbm a solucao do colega acima, mas respondendo tua pergunta:

    quando adicionar no dns, da o comando rndc reload

    eu se fosse tu agendava isso para rodar quando todos os dominios do dia estiverem adicionados num lugar temporario, por exemplo um banco de dados.

    suponha que 10 pessoas resolvem adicionar 1 dominio ao mesmo tempo, sempre havera um rndc reload execuando junto isso pode dar merda do servico.

    entendeu?

    Joao Reis.

  4. #4
    Visitante

    Padrão Dominio Virtual e Shell Script

    Se nao tiver o rndc instalado basta dar um:
    kill -HUP <pid_do_processo>
    ou
    kill -HUP named

    a flag HUP faz com que o processo pare e releia os arquivos de configuracao e reinicie

    Att.,

    Rodrigo

  5. #5
    climber
    Visitante

    Padrão Tudo bem...

    Pessoal,

    Na realidade eu estava procurando algo no modo texto, tipo, tudo automático, aonde o Administrador de Rede respondesse meia dúzia de perguntas e deixasse a coisa pronta.
    Não é para o usuário isso, é apenas para ser utilizado em caso de eu não puder fazer a coisa manualmente e outra pessoa que saiba pelo menos mexer no console consiga executar o script e criar o domínio.

  6. #6
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Dominio Virtual e Shell Script

    bom, não vai funcionar... sem um trabalho extra

    v6 esqueceram do serial dos arquivos de zona.

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Dominio Virtual e Shell Script

    Citação Postado originalmente por Super_Diaulas
    bom, não vai funcionar... sem um trabalho extra

    v6 esqueceram do serial dos arquivos de zona.
    Nada que uma expressão regular não resolva