+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Fred Luis
    Visitante

    Padrão Iniciando no Linux

    Pessoal,
    Sou iniciante no estudo de Linux, e estou precisando de uma ajuda...
    Comecei a estudar no Conectiva 7 e agora, estou com o RedHat 9.
    Primeiro problema:
    - Estou tentando montar um Servidor Linux (em modo texto), mas não encontrei o linuxconf.
    Pergunto:
    - Na instalação, obtei pela instalação Servidor. Como faço para saber se a instalação feita foi realmente Servidor?
    - É possível ter sido feita a instalação para computador pessoal, e por isso não foi instalado o linuxconf?
    Segundo problema:
    - É possível montar um servidor trabalhando diretamente com os arquivos .conf (modo texto)? Tem algum how-to que ensine a fazer isso?

    Valeu!

  2. #2

    Padrão Iniciando no Linux

    A distribuição RedHat não tem por padrão o linuxconf instalado. Isso é mais coisa da Conectiva, porém existem pacotes rpms disponíveis para o RedHat também, procure em http://rpm.pbone.net (ou .com, não tenho certeza).

    Se você escolheu a opção "Servidor", ele instala a opção "Servidor", oras.

    É possível montar um servidor trabalhando diretamente com os arquivos .conf (modo texto)? Tem algum how-to que ensine a fazer isso?
    Cara, não entendi muito bem o que você quis dizer com isso não. Descreva "trabalhando diretamente".


    Abraços!

  3. #3
    Visitante

    Padrão Iniciando no Linux

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    A distribuição RedHat não tem por padrão o linuxconf instalado. Isso é mais coisa da Conectiva, porém existem pacotes rpms disponíveis para o RedHat também, procure em http://rpm.pbone.net (ou .com, não tenho certeza).

    Se você escolheu a opção "Servidor", ele instala a opção "Servidor", oras.

    É possível montar um servidor trabalhando diretamente com os arquivos .conf (modo texto)? Tem algum how-to que ensine a fazer isso?
    Cara, não entendi muito bem o que você quis dizer com isso não. Descreva "trabalhando diretamente".


    Abraços!
    Amigo,
    Valeu pela dica!
    O que quis dizer com trabalhar diretamente com os arquivos .conf, é fazer as configurações "no braço", digitando diretamente no arquivo .conf.
    Sabe de algum tutorial que ensine a montar um servidor básico, alterando na munheca os arquivos .conf?

    Abraços!

  4. #4
    agent_smith
    Visitante

    Padrão Iniciando no Linux

    Hummm...

    Pode editar com o VI ou o JOE. Eu gosto do JOE, que tem todos os comandos do WordStar...

    Ok?

    Abraços

    8)

  5. #5

    Padrão Iniciando no Linux

    Montar servidor em modo texto usando os confs, bingo ísso sim é linux ... procura no google sobre guia FocaLinux que tera quase tudo que vc quer ...

    OBS: esqueça o linuxconf ele é uma porcaria


    Valeu

  6. #6
    Visitante

    Padrão Iniciando no Linux

    Citação Postado originalmente por smvda
    Montar servidor em modo texto usando os confs, bingo ísso sim é linux ... procura no google sobre guia FocaLinux que tera quase tudo que vc quer ...

    OBS: esqueça o linuxconf ele é uma porcaria


    Valeu
    Beleza!!!
    Tem bem o que procurava!!!!!

    Valeu mesmo!!!

  7. #7

    Padrão Iniciando no Linux

    beleza .

  8. #8

    Padrão Iniciando no Linux

    Na parte que fala sobre Proxy/Squid, eu escrevi um guia, se quiser, o endereço é:
    http://www.facic.fuom.br/~guilherme/stefano


    Abraços!

  9. #9
    Fred_Luis
    Visitante

    Padrão Iniciando no Linux

    Pessoal,

    Entrei neste endereço: http://focalinux.cipsga.org.br/guia/...x.htm#contents
    e estou seguindo passo a passo. Porém, o item para executar o servidor de nomes, não consta, ou melhor, pede para ler o DNS-HOWTO, o qual eu não consegui encontrar.
    Já configurei os arquivos hosts, resolv.conf. Agora, o que faço para executar o Servidor de nomes?

    Valeu...

  10. #10

    Padrão Iniciando no Linux

    Vc quer configurar um dominio neste server ??

  11. #11
    Fred_Luis
    Visitante

    Padrão Iniciando no Linux

    Citação Postado originalmente por smvda
    Vc quer configurar um dominio neste server ??
    Exatamente!

    Quero configurar esta máquina para ser Servidor de Domínio, Arquivo e Internet...

  12. #12
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão linux

    cara, nas minhas andanças pela net encontrei um material que até agora naum tenho o q reclamar ... fala desde a instalação até configurações avançadas, incluindo visualização (interpretação) de logs .... muito bom mesmo.
    Título: Securing and Optimizing Linux: The Ultimate solution
    Autor: Gerhard Mourani

    tenho também um material de SAMBA, oficial ...
    Assim, além do q o pessoal já falou, posso disponibilizar esse material...
    soh tem um problema, acho q ambos têm mais de 5 Mb... e muitas páginas.

    qualquer coisa manda um e-mail para [email protected]