+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    Ola pessoal alguem sabe se HD sata funca no Conectiva 10 ?? uso uma asus a7v600 ....


    obrigado

  2. #2

  3. #3

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    ninguem tem sata ai ??

  4. #4

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    senhores ??? ninguem nunca instalou Conectiva 10 em um hd sata .... ??

  5. #5
    PiCoLa
    Visitante

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    Tentei instalar o CL com meu hd SATA 80 GB da Seagate da pau no reconhecimento das IDES .. ele trava.
    Ainda nao achei 1 solucao.. talvez o slackware 10 possa reconhecer.

  6. #6
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    Dica geral
    Faça uma pesquisa sobre o chipset controlador do sata e a versão do kernel da distro que esta instalando.

  7. #7

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    é o pior é que o suporte da conectiva em vez de responder minha pergunta me manda uns 30 links ... que não explica nada ... mas enfim vou testar a porcaria do Redhat9 para ver se detecta os discos .... depois vo posta aqui o resultado .

  8. #8
    ptarso
    Visitante

    Padrão instalação sata

    o problema maior é que as distros que estão ai tem o kernel 2.4 como padrão que ainda não vem com o suporte a hd sata, dei uma busca em sat hd no google brasil e apareceram uns links interessantes.

    não uso mais o cl 10, migrei para mandrake e rh, mas usava maquinas com ide, so agora comprei um com sata, e socorro.
    tentei instalar o whitebox (RH EL)... nada
    estou baixando a fedora 2, pois segundo um site que eu vi em uma pesquisa no google tem o kernel 2.6, vou tentar esse

  9. #9

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    Tem q ser algum que venha com suporte ao SATA no kernel jah ou entao o kernel 2.6.x, eu tenho um sata de 160gb e esses eh um dos motivos os quais eu nao tenho linux rodando como Host OS (ele roda muito bem como GuestOS), eu infelizmente nao tenho o tempo nem a dor de cabeca necessario para instalar o linux em HD PATA, e depois passa-lo para um SATA, um amaneira eh essa. usando um hd PATA como suporte para poder habilitar suporte no kernel ao SATA, funciona no mesmo estilo as controladoras PROMISE onboards, se vc jah teve uma vc vai entender

  10. #10
    ptarso
    Visitante

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    No momento estou no meio do caminho,
    baxei o cd1 do fedora core2 (p/amd64) e estou fazendo uma via crucis.


    lado bom: no inicio da instalação o dtiso cujo reconheceu (aparentemente) o hd sata com sua numeração e algo mais.

    lado ruim: esse primeiro passo levou uma eternidade, bem como os outros, quando entra no modo grafico da instalação ai a coisa fica feia, cada etapa demooooora anos, o computador parece que trava. creio que nao deveria ser assim pois é uma maquina de responsa, amd-64,1.5 G ram. quando instalei o whitebox em uma outra dell precision o processo tbm foi lento, mas agora tá devagar quase parado!!!!


    vamos ver no que vai dar.... eu chegando ao final da instalação dou retorno

    sds

    paulo

  11. #11
    ptarso
    Visitante

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    no meio do caminho fiquei

    iniciei a instalação as 14:30, eram 18:50 quando chutei o pau da barraca, impressionante 8O !!! nesta altura o processo estava no começo da formatação do HD, no andar da carruagem talvez daqui uns 3 dias eu tivesse terminado o processo.

    de volta a estaca zero, vou tentar outras distros...

  12. #12
    daniel bonfim
    Visitante

    Padrão sata

    Oi pessoal estou rodando a distro conectiva 10 ormalmente em uma intel com um hd sata de 80gb com desempenho excelente não tive nenhum problema com esta distro.

  13. #13

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    Pessoal eu tenho uma maquina dell PowerEdge 750 (meu FireWall) que roda em RH ES 3.0 com HD SATA e nao tenho probelmas, as ditros SUSE 9.1 Mandrake 10 tgb nao tem problemas com HDs SATA. Eu sugiro q vc troque a distro q vc esta usando.

    [] Dotta :twisted:

  14. #14
    ptarso
    Visitante

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    Oba

    minha maquina é um AMD64 bit, ainda não sei se o CL10 rodaria nela, como o smvd (em mensagem acima) enviei uma pergunta ao sac da respectiva pois pretendia comprar um licensa, a resposta veio em forma de localizar um site e correr atras da resposta :lol: !!!!.


    Bom então ontem enviei as especificações da minha maquina pra red hat perguntando qual versão deles seria a mais adequada. A reposta veio clara, rapida e precisa. O contato deles me passou a versão do RH EL mais adequada ao meu perfil, com link para fazer a compra e subsequente download, além disso, para o meu proposito ele indicou uma licensa tipo desktop mais barata ao invés de me empurrar uma versão mais cara do produto.


    senhores adivinhem qual eu escolhi para instalar????? Por essas e outras que o Brasil é um pais do 1 mundo (superpotencia) e os estados unidos, coitados vão continuar subdesenvolvidos ops: .....

  15. #15

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    controladora sata eh suporte no kernel.
    (/dev/hde e /dev/hdg) caso de algumas controladoras...

    kernel 2.4.x tem problemas de setar automaticamente os paramentros do hd sata, podendo deixar ele tao lento quanto um ata66 (ouch!) tem que dar uns hdparm na bosta...

    da pra compilar o driver da controladora como se fosse um scsi (assim seria /dev/sdX)

    kernel 2.6.x ja ta mais beleza, ele seta normalzinho tudo, tu vai ver teu hd SATA beirando os 60 mega/seg.

    sugiro usar umas distribuicao diferente... conectiva ja deu (deu???)ou devia ter dado oque tinha que dar...
    nem sabia que tavam atualizando isso ainda...

    gentoo(YEAH), fedora, rhel, debian: qualquer distribuicao moderna e respeitavel suportam SATA tranquilamente em tempo de instalacao...

    freebsd tbm tem um suporte legal a controladoras SATA

    parece que o slackware 10.0 tbm suporta, nao lembro se fiz o teste com ele.

  16. #16

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    Citação Postado originalmente por ptarso
    senhores adivinhem qual eu escolhi para instalar????? Por essas e outras que o Brasil é um pais do 1 mundo (superpotencia) e os estados unidos, coitados vão continuar subdesenvolvidos ops: .....
    se tu tivesse lido e estudado tu nao ia nem precisar comprar um rhel (a nao ser que tu tenha que rodar uma aplicacao omologada pelo fabricante, mas dai provavelmente conectiva nao seria suportada e ai sim teria que ser um rhel/suse/essas porcarias ai q o cara nao pode compilar kernel...

    e eh gracas a brasileiros que o linux esta tao desenvolvido e principalmente ,uma grande parte, difundido no mundo.

    ps.: nao leve como exemplo a conectiva q ateh falindo deve ta


  17. #17

    Padrão Re: sata

    Citação Postado originalmente por daniel bonfim
    Oi pessoal estou rodando a distro conectiva 10 ormalmente em uma intel com um hd sata de 80gb com desempenho excelente não tive nenhum problema com esta distro.
    Opa uma noticia boa, viu joaoreis a conectiva esta com um sisteminha bom nos ultimos tempos estavel e facil de trabalhar, discordo com a sua afirmação que "ja deu o que teria que dar" (meu ponto de vista).

  18. #18

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    Eu tb discordo da sua opniao joaoreis, pois o eu utilizo o RHES/EL e o SUSE e são bastante robustos e estaveis.

    [] dotta

  19. #19
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Conectiva 10 + SATA

    Citação Postado originalmente por joaoreis
    Citação Postado originalmente por ptarso
    senhores adivinhem qual eu escolhi para instalar????? Por essas e outras que o Brasil é um pais do 1 mundo (superpotencia) e os estados unidos, coitados vão continuar subdesenvolvidos ops: .....
    se tu tivesse lido e estudado tu nao ia nem precisar comprar um rhel (a nao ser que tu tenha que rodar uma aplicacao omologada pelo fabricante, mas dai provavelmente conectiva nao seria suportada e ai sim teria que ser um rhel/suse/essas porcarias ai q o cara nao pode compilar kernel...

    e eh gracas a brasileiros que o linux esta tao desenvolvido e principalmente ,uma grande parte, difundido no mundo.

    ps.: nao leve como exemplo a conectiva q ateh falindo deve ta

    E pode compilar o kernel....
    Outra, estas "porcarias" é que estão abrindo o mercado para o linux, olha se os grandes fabricantes fazem parceria com o Debian ou Slackware...
    Todas as distros navegam no mesmo barco

    Viva o GNU/Linux, e a melhor distro é (ou são) a que cada um usa