+ Responder ao Tópico



  1. #1
    RSM
    Visitante

    Padrão Windows Update XP X Firewall/Proxy

    Alguem aí ja tentou fazer as ultimas atualizações do Windows XP ???

    Eu tenho um tranparent proxy/squid escutando na 3128
    Todas as requisições http (porta 80) estão bloqueadas no firewall
    Sendo assim, todos os naveradores são obrigados a passar pelo proxy...

    Coisa simples, sempre funcionou assim...

    Mas... o Windows Update não faz requisão pelo proxy de jeito nenhum!!!
    Ja configurei o IE de forma correta, mas não tem jeito.. Vou até o site do w_update, e quando clico em baixar as atualizações ele teima em fazer a conexão diretamente (o log do firewall mostra que as conexões até antes de baixar foram corretamente aceitas, pela 3128, mas na hora de baixar, ele só o faz na 80)

    Liberar os ips dos servidores do Windows Update para passar direto pelo firewall na 80 é impossivel.. cada hora é um ip diferente...

    Como resolver este pepino???

  2. #2
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Windows Update XP X Firewall/Proxy

    Se vc precisa atualizar muitas máquinas, aconselho ler isto antes:
    http://www.microsoft.com/technet/pro.../xpsp2sus.mspx

  3. #3
    RSM
    Visitante

    Padrão Windows Update XP X Firewall/Proxy

    A solucao do SUS é atraente, mas tenho que comprar um Windows 2000 Server ou Windows 2003 Server para instalar o server.... (uma bosta)

    Tem ou não tem jeito de fazer com que o windows_update passe pela porta 3128 do proxy, sem fazer conexao direta a porta 80 ???

    só um detalhe: na msg anterior havia falado que o proxy era transparente (menti, pois não é, ok?)

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Windows Update XP X Firewall/Proxy

    Sobretudo em situações de proxy não transparente, é o cliente http que decide se ele possui suporte ou não ao proxy, logo, se é como diz, se o cliente esta ignorando a configuração de proxy, então eu tentaria configurar um transparente, se mesmo assim não funcionar, liberaria o acesso direto para a porta 80 até que a atualização estivesse finalizada.

  5. #5

    Padrão Windows Update XP X Firewall/Proxy

    Cara, eu sinceramente não sei se o Windows Update utiliza somente a porta 80. De qualquer jeito, você está enviando uma requisição HTTP para o seu proxy e que está te entregando pela porta 3128, dá na mesma. O problema é saber se o Squid suporta os protocolos que o Windows Update está utilizando (que não devem ser somente HTTP, pois o Windows Update parece que tem alguma linguagem em formato de script). Tente rodar um IP Masquerade pra ver se funciona.

    # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

    Outra opção: Copiar o CD que a Microsoft lançou com todas as atualizações até março (é março?) de 2004 para todos os Windows e jogar no servidor da sua rede...


    Abraços!

  6. #6

    Padrão Windows Update XP X Firewall/Proxy

    Eu nunca tive problemas, mas tente configurar manualmente o squid nas estacoes e faca um teste

  7. #7
    Visitante

    Padrão Windows Update XP X Firewall/Proxy

    CD d atualizacoes pra windows 98/98se/me/2k/xp de fevereiro de 2004...

    a melhor parte dele é qdo vc formata a maquina, poe ele e economiza boas 15h d downloads da net ^^

    vc pede la no site da microsoft, de graça, nao precisa d numeros d serie/registro, recebe na tua casa (em até 8 semanas) e ganha um cd com o NAV/NPF2004 demo...

    ok, é demo.. mas as vezes pode ser util :P