+ Responder ao Tópico



  1. #1
    shupe
    Visitante

    Padrão CRiar simples rotina para apagar logs determinada hora cron

    Galera,

    não saco muita oicsa de linux mas de duas semanas pra cácomecei a me interessar mais e comecei a apagar logs deletar usuáruios e procurar coisas dentro do linux, bem já eu pra perceber que é o basico do basico mas meu chefe falou que pra eu aprender só mexendo e me deu uma issão que na visão dele se eu não fizer eu sou um merda e me mandou me virar , bom eu tenho que fazer um scripts e coloca-lo dentro do cron
    sei que isso tem que ser montado dentro di VI mas não tenho aminima ideía de como fazer.

    sei que dentro deste arquivo que vou criar tem que ter uma linha assim
    var/spool/rm -Rf *.? por que eu tenho que apagar tudo que tiver um caracter depois do ponto
    na segunda linha vou ter que ter
    var/spool/null > para zerar o arquivo temporário que a maquina cria no dia esse eu não posso apagar
    PELO AMOR DE DEUS ele disse que é muito fácil e se ele me explicar mais ou menos ele já estaria fazendo

  2. #2
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão CRiar simples rotina para apagar logs determinada hora cron

    Bom, vou adotar a mesma politica que seu chefe, afinal somente aprendemos dando cabeçadas.
    Mas te dou uma dica.
    Acho que 2 dias atrás saiu uma noticia aqui no UnderLinux sobre uma apostila de Shell Script
    Procure essa apostila. Ela vai ser mais do que necessário para vc.

  3. #3
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão CRiar simples rotina para apagar logs determinada hora cron

    Advanced Bash-Scripting Guide
    nome do guia
    nome do arquivo é abs-guide-2.8.tar

    versão mais recente.

    De uma googleada ou uma garimpada e faça o download do material.

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Re: CRiar simples rotina para apagar logs determinada hora c

    Citação Postado originalmente por shupe
    Galera,

    não saco muita oicsa de linux mas de duas semanas pra cácomecei a me interessar mais e comecei a apagar logs deletar usuáruios e procurar coisas dentro do linux, bem já eu pra perceber que é o basico do basico mas meu chefe falou que pra eu aprender só mexendo e me deu uma issão que na visão dele se eu não fizer eu sou um merda e me mandou me virar , bom eu tenho que fazer um scripts e coloca-lo dentro do cron
    sei que isso tem que ser montado dentro di VI mas não tenho aminima ideía de como fazer.

    sei que dentro deste arquivo que vou criar tem que ter uma linha assim
    por que eu tenho que apagar tudo que tiver um caracter depois do ponto
    na segunda linha vou ter que ter
    var/spool/null > para zerar o arquivo temporário que a maquina cria no dia esse eu não posso apagar
    PELO AMOR DE DEUS ele disse que é muito fácil e se ele me explicar mais ou menos ele já estaria fazendo
    http://focalinux.cipsga.org.br/
    man rm
    man crontab
    man bash

    aprenda a navegar e executar comandos no shelll, se vc não perceber um erro aqui:
    var/spool/rm -Rf *.?

    ..... estude mais