+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mesquita
    Visitante

    Padrão suse linux 9.1

    ola pessoal

    talves a pergunta que eu faça seja relativamente idiota mas embora eu ja trabalhar com linux a um certo tempo é a primeira vez que isso acontece
    baixei uma imagem do suse9.1 de um ftp do linuxiso.org
    porem quando eu gravei o cd e foi tentar fazer a instalação ele começa a aquele mensagem
    boot loaders.... e fica nos 3 potinhos não sai disso

    agora a pergunta
    as imagens isos do suse não são bootaveis?
    tem alguma que não seja ?

    valeu abraço a todos

    mesquita

  2. #2
    gmlinux
    Visitante

    Padrão suse linux 9.1

    Sim, pode ser problemana iso, vc testou com md5sum e comparou com o site? ou midia, vc acessa o disco de cd normal? o que pode tentar é criar disquete de boot, mais se a midia tiver mais problemas ....

  3. #3

    Padrão suse linux 9.1

    tenta pegra do ftp.unicamp.br/pub/suse eu pegue de la e funciona direitinho. Ou vc pode fazer uma instalação via ftp é bem melho, pois os iso do suse so somente o personal nao tem tudo.

    [] Dotta

  4. #4
    mesquita
    Visitante

    Padrão suse linux 9.1

    Citação Postado originalmente por fdotta
    tenta pegra do ftp.unicamp.br/pub/suse eu pegue de la e funciona direitinho. Ou vc pode fazer uma instalação via ftp é bem melho, pois os iso do suse so somente o personal nao tem tudo.

    [] Dotta
    ola amigo grato pela dica
    porem este endereço tem somente os pacotes e nao tem uma imagens iso fechada

    para mim a imagem iso é mais facil de baixar

    valeu
    mesquita

  5. #5
    mesquita
    Visitante

    Padrão suse linux 9.1

    Citação Postado originalmente por gmlinux
    Sim, pode ser problemana iso, vc testou com md5sum e comparou com o site? ou midia, vc acessa o disco de cd normal? o que pode tentar é criar disquete de boot, mais se a midia tiver mais problemas ....

    eu leio o cd pelo na maquina com windows tranquilo acredito nao ser a midia

    eu baixei a imagen sem o md5sun porem ali tinha os dois suse.iso e o suse.md5sun.iso

    achei que nao tinha diferença pois sempre baixei as imagens sem o md5sun

    valeu mesquita

  6. #6
    mesquita
    Visitante

    Padrão suse linux 9.1

    Citação Postado originalmente por fdotta
    tenta pegra do ftp.unicamp.br/pub/suse eu pegue de la e funciona direitinho. Ou vc pode fazer uma instalação via ftp é bem melho, pois os iso do suse so somente o personal nao tem tudo.

    [] Dotta
    podes me dar uma dica como fazer a instalação por ftp?

    valeu
    mesquita

  7. #7
    mesquita
    Visitante

    Padrão suse linux 9.1

    Citação Postado originalmente por gmlinux
    Sim, pode ser problemana iso, vc testou com md5sum e comparou com o site? ou midia, vc acessa o disco de cd normal? o que pode tentar é criar disquete de boot, mais se a midia tiver mais problemas ....
    procurei informaçoes para a criação de discos de boot no suse e nao achei !

    poderia me ajudar
    valeu

    mesquita

  8. #8
    tuxmetal
    Visitante

    Padrão Disco de Boot

    Mesquista,

    Você pode criar um disco de boot através de um programa chamado Rawritewin, que irá pegar a imagem do boot e copiar para disquete.
    Este programa se encontra no primeiro CD, em \dosutils\rawwritewin.
    E você deverá gerar três discos de boot, suas imagens se encontram em:
    \boot\bootdsk1, bootdsk2, bootdsk3.

    Isso deverá resolver seu problema.

    Bem, a dica ai acima é para ser usada em uma máquina com Windows.
    Para fazer a mesma coisa com o Linux, você deverá utilizar o dd:
    (exemplo)

    dd of=/mnt/cdrom/boot/bootsk1 if=/dev/fd0

    Ok?

    Qualquer coisa, mail-me.

  9. #9
    gmlinux
    Visitante

    Padrão suse linux 9.1

    Citação Postado originalmente por mesquita
    Citação Postado originalmente por gmlinux
    Sim, pode ser problemana iso, vc testou com md5sum e comparou com o site? ou midia, vc acessa o disco de cd normal? o que pode tentar é criar disquete de boot, mais se a midia tiver mais problemas ....

    eu leio o cd pelo na maquina com windows tranquilo acredito nao ser a midia

    eu baixei a imagen sem o md5sun porem ali tinha os dois suse.iso e o suse.md5sun.iso

    achei que nao tinha diferença pois sempre baixei as imagens sem o md5sun

    valeu mesquita
    O md5sum é um comando que calcula a hash da iso, se vc executar o md5sum e comparar com o do site, devem ser iguais.

    Eu já baixei 3 isos da redhat que abriam com estes programas de windows e não indicavam erro, confiei e gerei as isos, quando cheguei no cliente havia problemas com alguns arquivos, tipo link cruzado, sobrei na maionese. Quando verifiquei com o md5sum deu diferença, baixei de novo do mesmo lugar e rodei md5sum, deu igual o do site, queimei outro cd e foi ok, ou seja, não foi problema do site.

    Hoje, mesmo que esteja em máquina windows, eu rodo o md5sum (tem binário para windows em algum lugar da net).

  10. #10

    Padrão suse linux 9.1

    Caro Mesquista,

    Me desculpe pela demora da resposta, eu estava viajando . Bom no site da unicamp existe sim iso do suse ( eu peguei la). E quanta a instalação via ftp nao e muito dificil. Basta vc pegar o boot.iso do suse (ftp unicamp, por ex), qualdo for bootar vai apareveu um menu vc escolhe "install" e coloca este comando na linha de opcoes extras.

    install=ftp://143.106.10.51/pub/suse/i386/9.1 hostip=seuIP/24 gw=seugateway

    e pronto, mas caso vc queira pegar o iso do suse personal vc pega np ftp.unicamp.br/pub/suse/i386/9.1-personal-iso, ok? :P

    [] Dotta