+ Responder ao Tópico



  1. #1
    goiaba-linux
    Visitante

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    Fala galera ,
    Alguém aí conhece algum programa para Linux que substitui o AutoCad ??
    Eu pesquisei na Net e não encontrei o que eu estava procurando . Eu encontrei um, tal de LinuxCad más ele é $99,00 , eu estava querendo um "free"..

    Falou.

    Goiaba-linux

  2. #2

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    sei que existe o qcad.

  3. #3
    goiaba-linux
    Visitante

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    O único problema que eu encontrei , que estava no site oficial do Qcad foi o seguinte. Eles liberam a versão DEMO no seu site , se vc quizer a versão completa vc tem que pagar.. Está ecrito bem assim no site :


    Não há nenhuma diferença funcional entre o Demo e a versão profissional. Entretanto, a versão de Demo termina após 10min e necessita ser reiniciada. As versões de Demo não são ment para o uso da produção mas para dar-lhe uma possibilidade tentar antes que você compre. Se você for satisfeito com o QCad, compre-o por favor para uma taxa pequena de nossa loja


    Como eu estou fazendo uma migração onde a empresa usa o Win , pacote Office e o Autocad , se eu colocar esse Qcad , eu não vou conseguir convencer de que a migração é a melhor coisa a fazer ..
    Más de qualquer forma valeu mesmo pela dica..!

    Alguém tem uma outra idéia..???

    Goiaba-linux

  4. #4

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    Mas aqmigo está empresa q vc está migrando tem noção do custo da licença do CAD se ela tiver o qcad vai ser uma mão na roda pára ela sair da piratária...e o custo é bem menor....

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    concordo com o Lacier... um autocad litezinho (soh o cad, pois depedendo da aplicacao vc ainda precisa de outras ferramentas da Autodesk) custa em torno de us$ 6000. Tem que mostrar isso pra eles... pois algum dia podem ser fiscalizados e se isso acontecer eh multa (3k x valor dos softs) e processo por violacao de copyright.

  6. #6
    goiaba-linux
    Visitante

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    Concordo com vcs dois..!
    Pelo que eu andei pesquisando na internet pelo menos eu , não encontrei nenhuma ferramenta Open Source para o AutoCad , deve ser pela sua funcionalidade e complexidade .!
    Em relação ao valor da licença com certeza QCAD , sairia bem mais em conta. O problema é o seguinte : Será que o QCAD consegue subistituir o AutoCad ? Alguem já usou uma ferramenta que realmente consegue fazer tudo que o AutoCad faz..???

    Goiaba-linux

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    Citação Postado originalmente por goiaba-linux
    Concordo com vcs dois..!
    Pelo que eu andei pesquisando na internet pelo menos eu , não encontrei nenhuma ferramenta Open Source para o AutoCad , deve ser pela sua funcionalidade e complexidade .!
    Em relação ao valor da licença com certeza QCAD , sairia bem mais em conta. O problema é o seguinte : Será que o QCAD consegue subistituir o AutoCad ? Alguem já usou uma ferramenta que realmente consegue fazer tudo que o AutoCad faz..???

    Goiaba-linux
    Fala goiaba!

    O melhor a fazer é pedir que este cliente faça o teste, peça que eles abram os projetos atuais, uma coisa importante em uma migração é que não se perca o acesso aos antigos formatos, depois deixa um dos caras ambientalizar com o novo CAD, de preferência, o que tiver maior domínio não só da ferramenta, mais do SO também.

    O meu pai é um destes velhos curiosos, que trabalhou em CADAM (acho que é este o nome) nos projetos de mecânica da Belgo Mineira, em plataforma unix, ele andou uns tempos testando vários CADs para Linux, infelizmente, nenhum atendia aos requisitos de projetos que ele trabalhava.

    Lembro certa vez que o bruxo (da linuxplace) fez esta pesquisa e parece que também não obteve o resultado desejado...

    O que se recomenda neste caso é que o cliente verifique o custo benefício e ele tome a decisão.

  8. #8
    goiaba-linux
    Visitante

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    Vou fazer isso mesmo....!! Vou pedir pra ele fazer os testes , e vou ficar de olho ..!!! E depois escrevo alguma coisa aqui no Forum pra dar uma satisfação , e divulgar a esperiência..!!

    Valeu


    Goiaba-linux

  9. #9

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    Experiência...

    Aqui onde trabalho também estamos em processo de migração e o setor que utilizava AutoCAD migrou para o VariCAD, ele custa mais do que o QCad mas suas funcionalidades são bem maiores, digo isso baseado na experiência que adquirimos nos testes com QCad, VariCAD e alguns outros que já não me lembro mais.
    Alguns motivos da escolha do VariCAD:
    1 - O seu formato de arquivo (dwb) é bem menor que o do AutoCAD (dwg).
    2 - A exportação para outros formatos (Pois nossos clientes não utilizam o VariCAD)
    3 - Ótima ferramenta para trabalhos em 3D.
    4 - Custo : Na época, R$ 1.200,00 por licensa que a empresa não pensou duas vezes em investir depois que os investidores viram ele funcionando e ouviram a opinião das pessoas que iam utilizá-lo diariamente.

    Resultado : Setor Linux Slackware Total

    Site oficial : www.varicad.com
    Representante nacional : www.crions.com.br

    Espero que possa ajudá-lo.

    Falow !!!

  10. #10
    goiaba-linux
    Visitante

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    Valeu mesmo .. pode deixar que eu vou dar uma olhada nesse VariCAD..!!


    Goiaba-linux

  11. #11

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    Independente de qualquer um dos dois q vc utilize o importante é oq o cliente acha..... e alem disso vc tem q pegar um cara q entenda de CAD mas q simpatiza com a migração q esteja disposto a aprender o cad novo isso q é foda por mas parecido q sejá os caras sempre são acomodados... isso acontece com o openoffice q dirá no cad...mas boa sorte

  12. #12
    slice
    Visitante

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    O QCAD ainda é bem fraquinho, o VariCAD já é um software bem mais maduro, se a intenção é realmente migrar tudo pra linux, ele é uma boa opção, mas ainda é imcompatível com dwg, mais especificamente na parte 3D e na parte 2D já é um pouco compatível, mas tudo feito por engenharia reversa, ou seja, quando você precisar receber ou enviar algum projeto para teus clientes que usam AutoCAD, SolidWorks, etc, etc... você frequêntemente terá problemas, é uma questão de esperar para ele ficar mais compatível...

    Uma boa opção para economizar com as licenças do AutoCAD é o IntelliCAD, que inclusive o Metropolitano de São Paulo já tem usado com muito sucesso, e quem implantou ele foi o Mazzariol, o mesmo cara que implantou o Software Livre no mesmo órgão... Empresas como a WEG motores também usam o Intellicad...

    Obs.: A licença do IntelliCAD 3D custa menos da metade da licença do AutoCAD LT... e a interface é extremamente semelhante, quem usa o AutoCAD migra para o InteliCAD na boa...

    Na empresa que trabalho não implantamos o VariCAD, justamente pelo fato dele ainda não ser totalmente compatível com o formato dwg, e quando se trata de negócios, precisamos de produtividade, retorno rápido, mesmo que isso nos custe uma boa grana no início...

    Porém nossos servidores rodam linux ha um bom tempo

    []'s

    Slice

  13. #13

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    Caro Slice

    Sobre a compatibilidade dwg do VariCAD já não precisa se preocupar mais pois este formato agora é aberto, assim como o pdf, por exemplo.

    Aqui implantamos o VariCAD por ele trabalhar muito bem com formatos dwg, pois todos nossos clientes utilizam o formato dwg, o formato dwb do VariCAD fica para utilização interna apenas e na hora de gravar o cd convertemos para dwg sem problema algum.

    Agora, é bom esclarecer uma coisa, isso vale para arquivos 2D, para arquivos 3D vou poder responder melhor na quinta-feira somente.

    Até lá então.

  14. #14
    slice
    Visitante

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    Marcio_LED

    O formato dwg não é aberto não, ele pertence à Autodesk, o formato dwg que o varicad, o qcad, o intellicad e outros usam é o fornecido pela opendwg.org (ou open design alliance) e é feito por engenharia reversa, e é justamente este o problema que enfrentamos de compatibilidade, onde cada vez que a autodesk muda alguma coisa na família de softwares dela o pessoal da opendwg tem que descobrir como e fazer também e isso leva tempo... Talvéz a maior compatibilidade que vc encontrou com o varicad deve ser em função do nível de detalhamento dos projetos de vcs. No 3D existe grandes e reais problemas de conversão e o 2D que é mais compatível também tem alguns problemas, principalmente na hora de abrir um arquivo do autocad para o varicad...

    Onde trabalho temos uma licença do AutoCAD LT 98 e uma do AutoCAD 2004 Full e nos testes que fizemos ele não apresentou bons resultados, o que fez com que esperássemos para fazer o upgrade do 98 LT para o VariCAD...

    Durante a conversão foram perdidas muitas informações, onde avaliei em cerca de 30% e ainda não justificou adquirirmos o varicad, mesmo que tenhamos que continuar com o software proprietario...

    []'s

    Slice

  15. #15
    jghellere
    Visitante

    Padrão AutoCad para Linux !!!!!!!!!!!!!1

    Eu nunca encontrei software em linux que chegue aos pés de um autocad e não recomendo a migração do mesmo para qualquer outra ferramenta parecida no linux;
    A não ser que você queira participar do projeto dos caras, desenvolveldo soluções que resolvam seus problemas e de outras pessoas.
    Antes de tentar convencer a empresa à migrar tudo p/ linux, deve-se fazer um estudo do impacto que essa migração gerará aos usuários levando em conta softwares, gastos com treinamento, documentação, etc.

    O formato dwg não é aberto, como disse o slice, você pode comprar as ferramentas baseadas na engenharia reversa que uns malucos fizeram, em:

    www.opendwg.org

    Nem sempre a economia é a melhor "desculpa" para casos de migração.
    Você acaba queimando a própria cara e principalmente a cara do linux.
    Mais uma vez, eu não recomendo a migração.

    flw