+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Wronieri
    Visitante

    Padrão Servidor DHCP Duvidas

    Oi pessoal blz?


    Bom é o seguinte na minha rede tenho 32 maquinas, 1 com linux red hat 9 (servidor de arquivos samba) e as outras 31 com todos os tipos de rwindows desde o 98 passando pelo 2000 e XP gostaria de saber se há a possibilidade de mantar um servidor DHCP em linux e estas estações windows buscar o ip por lá e se alguém tem alguma documentação ou link q ensine mais sobre DCHP.

    Desde já agradeçoa a ajuda.

  2. #2

    Padrão Servidor DHCP Duvidas

    Cara......

    Independente do SO os serviços no TCP/IP são os mesmos. Todos eles usam a mesma porta e buscam na mesma porta. Voce pode usar o DHCPD que ja vem no RedHat. E so vc instalar o pacote dhcpd-*.rpm e mudar o arquivo /etc/dhcpd.conf.

    Que e vc vc dar um renew na interface de rede em todas as suas maquinas que eles vão pegar o IP do seu servidor DHCP, que pode ser o mesmo q esta o samba sem problemas....

    Abaixo esta a configuração do DHCP que usa em casa..... e claro que não preciso de uma range que vá de 10.0.0.10 ate 10.0.2.20, pq tb so tenho outras 2 maquinas alem das duas que ja estão com ip preso pelo endeço MAC (no final do arquivo). Boa sorte.....

    option domain-name-servers 10.0.0.1;
    ddns-update-style ad-hoc;
    option domain-name "casa";
    option routers 10.0.0.1;

    subnet 10.0.0.0 netmask 255.0.0.0
    {
    range 10.0.0.10 10.0.2.20;
    }

    host joao
    {
    hardware ethernet 00:80:ad:72:1d:89;
    fixed-address 10.0.0.5;
    }

    host sonia
    {
    hardware ethernet 00:40:a7:05:cc:2e;
    fixed-address 10.0.0.6;
    }

  3. #3

    Padrão Servidor DHCP Duvidas

    Hehe.. so corrigindo... dhcp nao eh tcp eh udp , fora isso ta certo, os servicos sao os mesmos porque eles seguem um padrao entao nao tem problema na interoperabilidade dentro os sistemas operacioanais.

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Servidor DHCP Duvidas

    Citação Postado originalmente por jricardo
    ...Independente do SO os serviços no TCP/IP são os mesmos...
    Citação Postado originalmente por mystymst
    ...Hehe.. so corrigindo... dhcp nao eh tcp Smile eh udp Smile, fora isso ta certo...
    Uai mystymst, o jricardo não disse que o DHCP fosse TCP, ele disse que pertence a familia TCP/IP , o troço é assim mesmo, esse trem tava errado não.