+ Responder ao Tópico



  1. #1
    iniciante
    Visitante

    Padrão como instalar o linuX

    TENHO UM ATHLON XP 2400 COM HD DE 80 GB E 256 DE MEMORIA,
    COMO EU FAÇO P INSTALAR O LINUX COM O WINDOWS JA INSTALADO, TENHO Q PARTICIONAR O HD, COMO EU PARTICIONO TEM ALGUM PROGRAMA

  2. #2
    Visitante

    Padrão como instalar o linuX

    você precisa criar duas partições, uma p/ swap e outra p/ o sistema, recomendo o Partition Magic

  3. #3

    Padrão como instalar o linuX

    o partition magic e um otimo programa para particionar o hd com o windows instalado.

    uma sugestão minha e pegar o seu hd e particionar em 3 partições uma de 20 para o windows uns 15 para o linux e o restante para dados onde todos os seus dados serão salvos eu prefiro deixar as partições windows em FAT32 pois o linux consegue ler e escrever, no NTFS ele não grava apenas lê.

    Fazendo dessa forma não vai haver problema em reinstalar o linux ou o windows pois todos os dados estão numa partição diferente.

    Lembre-se de um detalhe sobre a partição swap deixe o dobro da quantidade de memoria que vc tem na maquina tipo 512mb que já esta de bom tamanho.

    qualquer duvida posta ai.

  4. #4
    iniciante
    Visitante

    Padrão partição

    este programa é facil de usar p alguem q nunca mexeu,
    onde eu pego ele.

  5. #5

    Padrão como instalar o linuX

    O Particionador do mandrake também é show. Entra em modo expert, redimensiona o seu HD e depois cria suas particões linux e formata. E eu recomendo que você use o reiserfs, pela performance e estabilidade.
    Dai é só reiniciar a máquina e instalar o seu "sabor" preferido de Linux.

    Mas atenção! Não esqueça de desfragmentar o seu Rwindow$ antes de redimensionar sua partição, ou você poder perder dados.

  6. #6
    Plugada
    Visitante

    Padrão Partição

    Olá =*

    também fiz minha partição pelo mandrake 9, achei bom tb.
    Mais e ai qual versão pretende usar?

  7. #7
    iniciante
    Visitante

    Padrão o mandrake

    eu vi em alguns artigos e ouvi de pessoas falando q quando vc instala o o linux fazendo a partiçao por ele quando vc inicia o windows se perde tudo é verdade?
    eu estou querendo instalar o kurumim, mandrake ou o conectiva qual é a mais adequada p iniciantes?
    tem alguma ferramenta no windows p fazer a partição?

  8. #8
    Plugada
    Visitante

    Padrão Boa Distro

    Olá
    Bom isso pelo menos não ocorreu no meu, por ser melhor então para particionar ultize o partition magic e como muito recomendam o kurumin é bom =* beijox

  9. #9
    iniciante
    Visitante

    Padrão partition magic

    é so este soft q tem mesmo p criar paritção no windows !
    nao tem cmo fazer de outra forma (estou usando um tc multimidea por isto nao coloquei o esclamaçao, nao sei cmo colocar ele no lugar dele sai isto _ )

  10. #10

    Padrão Re: o mandrake

    Citação Postado originalmente por iniciante
    eu vi em alguns artigos e ouvi de pessoas falando q quando vc instala o o linux fazendo a partiçao por ele quando vc inicia o windows se perde tudo é verdade?
    eu estou querendo instalar o kurumim, mandrake ou o conectiva qual é a mais adequada p iniciantes?
    tem alguma ferramenta no windows p fazer a partição?

    É sempre bom fazer aquele backup básico de tudo que for realmente importante no seu ruindows, tirando todo o sistema operacional é claro.

    O que acontece é que quando se instala o linux, e o windows após este o windows assume o boot e o boot de (linux ou windows) **some**.
    Isso é facil resolver, é só entrar com um cd de boot linux, entrar no sistema e disparar o comando # lilo . Isso tudo não é tão difícil, pois os Cds de Boot do slackware e outros já dão a dica de como montar uma particao linux já instalada.

    Exite para windows, tambem o partition star. Recomento tambem o uso do NortoSpeedDisk para desfragmentar o disco ruindows, no caso de repartionamento de um disco que já tinha todo o seu espaço destinado ao ruindows, pois o desfragmentador que vem com esse O.S. é uma vergonha de tao lento, e as vezes (quase sempre) deixa dados gravado no fim do disco também.

    Para iniciantes, poderia optar pelo Mandrake, mas para aprender mesmo e ter um uso mais efetivo no futuro podes começar pelo slackware direto mesmo. Acho sua instalação tão ou mais simples do que o conectiva, kurumim, mandrake, peanult, etc.

  11. #11
    iniciante
    Visitante

    Padrão preparando p instalar

    deixa eu ver se entendi coloco o mandrake e particiono por ele, depois so instalo ele ?
    e nao perderei nada do windows?