Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ronaldoottoni
    Visitante

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    Ei pessoal, tenho um device DAT e uso o Red Hat 7.3, na inicialização da máquina ela rconhece o dispositivo, mas qdo dou o comando " tar -cvf /dev/st0 <arqs>" ele fala que o dispositivo não existe, estou usando o comando errado???Alguém pode me ajudar????Por favor....Me ajudem a garantir meu emprego, sou pai de família, tenho dois canarinhos e uma tartaruga para sustentar......Desde já, agradeço a colaboração de todos...Abraços

  2. #2

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    tenta utilizar assim "tar cv nome_do_arquivo > /dev/st0" eu utilizo assim funciona no RH ES 3.0

    [] Dotta

  3. #3
    ronaldoottoni
    Visitante

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    Ou valeu pela força, fdotta, mas ele me retornou o seguinte aviso, "Dispositivo inexistente" , pq?? tem que configurar alguma coisa para reconhecer???

  4. #4

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    existe o /dev/st0 em seu /dev ?

    [] dotta

  5. #5
    ronaldoottoni
    Visitante

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    Sim, existe, mas ele me retorna a mensagem que te mandei, tava sapeando por outros sites e achei um cara denominando a Fita tade como " /deve/tape", também tem no meu mas está como tape-d, sei lá o que tá acontecendo aqui...tô ficando doidão com esse negócio...e aí o q vc me diz?!?!?!Vamo taca fogo na DAT???Zueira....Aguardo

  6. #6

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    cara isso ta sinistro, como estao as permicoes do st0, elas devem estar "crw-rw----".
    Quanto ao /dev/tape, isso esta correto, para alguns outros unix, como SGI IRIX, eu tenho algumas maquinas com IRIX e funciona esta forma. Vc pode tentar andar para o /dev/tape, ou tape-d ve se funciona.

    Mas nao taca fogo na fita dat, esta fitinha saolentas, mas praticamente indestrutiveis. Eu tenhos umas com ums 15 anos e ainda funcionam

    [] Dotta

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    Executa
    dmesg
    e olha que devices foram reconhecidos na inicialização (se tiver muito tempo sem boot, pode já não aparecer as mensagens do boot, ai olha no /var/log/dmesg)

    Se não aparecer nada, olha se não falta subir os módulos...

  8. #8
    ronaldoottoni
    Visitante

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    Fdotta, as permissões estão como vc disse, mas mesmo assim nada, o /dev/tape-d também me dá a mesma mensagem, tá muito estranho ....

  9. #9
    ronaldoottoni
    Visitante

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    gmlinux, dei uma olhada no dmesg, eu reiniciei o PC ontem, então era para ter alguma coisa no log, mas não tem nada relacionado ao DAT, como eu faço para subir os modulos, Red Hat???Pode me explicar????

  10. #10

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    quando vc da dmesg deve aparecer uma msg assim "st0 attach to tape drive" ou coisa parecida

    [] dotta

  11. #11
    ronaldoottoni
    Visitante

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    Pois é Brother, mas num aparece nada neim parecido com isso
    ............

  12. #12
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    Citação Postado originalmente por ronaldoottoni
    gmlinux, dei uma olhada no dmesg, eu reiniciei o PC ontem, então era para ter alguma coisa no log, mas não tem nada relacionado ao DAT, como eu faço para subir os modulos, Red Hat???Pode me explicar????
    sua fita esta ligada em que controladora? (modelo)

  13. #13

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    cara vamos ter que baixar o nivel (no bom sentido) vc ja verificou os cados se estao bem conectados, a placa scsi, vc pode fazer um teste. Coloca a dat em outra maquina que rode outro OS ou distro. Eu tenho 2 fifas dat em duas maquinas diferentes e nao tenho problemas. Ahhh da uma olhada na pinagem e canal da scsi vc esta usano na dat.

    [] dotta

  14. #14
    ronaldoottoni
    Visitante

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    fdotta, isso que vc me falou é uma opção válida, o dia que montei, tava meio corrido contra o tempo......mas vou validar sua opção e investigar isso......

  15. #15
    ronaldoottoni
    Visitante

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    Não pode ser erro de instalação pq, a BIOS reconhece ele na inicialização...mas no Linux neim vira..........o q pode ser???

  16. #16

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    apesar da BIOS reconhecer, pode ser um problema no cabo, ou na placa scsi, vc verificou se boot o SO atachou o device certo para a unidade dat?

    Desculpe que placa scsi e que drive dat vc esta usando?

    [] Dotta

  17. #17

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    Cara apresar da BIOS identificar a sua DAT, as veses os cabos e conectores podem estar com algum mal contato. Som um exemplo, eu estava com um cabo de rede mal grimpado contato) em um padpanel e a minha rede ficava caindo e voltando. Vc verificou se no boot o kernel ta atachando um device para a dat?

  18. #18
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    Citação Postado originalmente por ronaldoottoni
    Não pode ser erro de instalação pq, a BIOS reconhece ele na inicialização...mas no Linux neim vira..........o q pode ser???
    Diga qual sua controladora por favor, provávelmente é só uma questão de subir os módulos, por exemplo, se vc digitar
    lsmod
    aparece os módulos da sua controladora scsi e st?

  19. #19

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    gmlinux,
    Uma duvida sobre as DAT, eu tenho 2 server SGI (Sillicon Graphics) e tenho dat em ambas... nas configurações dos /dev se eu criar um link chamado tape que aponta para divice da dat toda vez que eu der um tar (sem a opcao f, é claro ) automaticamente o tar é direcionado para a fita. Bom ai a duvida tem como fazer isso no linux? Eu tentei mas nao consegui.

    [] Dotta

  20. #20
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Fita DAT & Red Hat

    Citação Postado originalmente por fdotta
    gmlinux,
    Uma duvida sobre as DAT, eu tenho 2 server SGI (Sillicon Graphics) e tenho dat em ambas... nas configurações dos /dev se eu criar um link chamado tape que aponta para divice da dat toda vez que eu der um tar (sem a opcao f, é claro ) automaticamente o tar é direcionado para a fita. Bom ai a duvida tem como fazer isso no linux? Eu tentei mas nao consegui.

    [] Dotta
    Da uma olhada no man do tar, opção -f, no caso do linux, o padrão é /dev/rmt0, no SGI, na mesma opção, eta dizendo que o padrão é /dev/tape (se $TAPE não disser o contrário).

    No entanto o comando tar --help diz que o default é "-f- -b20" no linux.

    O que vc pode fazer é usar alias do shell também, tipo:
    alias tar='tar -f /dev/tape'

    depois usar o comando de criação assim:
    tar -c /files/para/bkp

    Eu recomendo que vc avalie a possibilidade de uso do star tambem, ele suporta acl.