+ Responder ao Tópico



  1. #1
    alinedarosa
    Visitante

    Padrão Como dar acesso a pasta por grupos e usuarios

    Olá Pessoal:

    Estou com dificuldades para dar acesso a pasta por grupos e usuarios... no samba...

    Quero fazer no samba a mesma coisa que faço com o NT... Todas as vezes que eu entro com o meu usuário e senha, roda automaticamente um script que me da acesso e permite visualizar apenas o diretório do meu grupo e as pastas de todos os usuários do meu grupo... e também acesso ao diretório publico, o qual é um diretório comum para todos os usuários administrativos.

    Usuário: Aline
    Senha: ******
    Publico em "Pegasus"(S
    SGI em "Pegasus"(U

    Tentei a seguinte linha: path = /home/%g/%u
    Mas não deu certo....

    Lá vai uma pergunta boba... quando crio um usuário automaticamente o sistema cria uma pasta no diretório /home pra ele... para o servidor não ficar cheio de pasta e futuramente poder causar confusões...
    a duvida é se precisarei criar uma pasta para cada grupo e dentro de cada grupo eu crio pasta com os nomes dos usuários daquele grupo... e deleto o usuário criado automaticamente????

    Então como escrever no smb.conf um home que permita que o determinado usuario logue e tem acesso a seu diretorio visualizando a pasta dos usuarios do seu grupo???

    Criei um arquivo .bat chamado administrativo.bat

    net use S: \\PEGASUS\comum
    net use U: /home

    Está correto??? Alguma sugestão

    Aguardo Ajudas!!!

    Grata Aline.

  2. #2
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão Como dar acesso a pasta por grupos e usuarios

    Bom, não sei que distro vc usa mas uma boa para se fazer isso é usar o webmin (http://www.webmin.com) e usar a ferramenta gráfica que ele tem do samba para adicionar os usuários aos grupos do samba. Ele é bem fácil de usar e rápido também. Tenho um tutorial em pdf que escrevi que posso te mandar.[/url]