+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Nocturno_Culto
    Visitante

    Padrão Pascal

    Gostaria de saber se tem pascal para linux e se ele roda com o wine??
    obrigado!

  2. #2
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Re: Pascal

    Citação Postado originalmente por Nocturno_Culto
    Gostaria de saber se tem pascal para linux e se ele roda com o wine??
    obrigado!
    Free pascal
    http://www.freepascal.org/

  3. #3
    Visitante

    Padrão Re: Pascal

    Citação Postado originalmente por Nocturno_Culto
    Gostaria de saber se tem pascal para linux e se ele roda com o wine??
    obrigado!
    O FreePascal tem versões para várias plataformas, não necessitando do Wine.
    Tem tbm um projeto de IDE para servir de substituto ao Delphi, chamado Lazarus. Vc vai se espantar com a semelhança. No site do Freepascal vc pode localizar o link para o Lazarus.

  4. #4
    agent_smith
    Visitante

    Padrão Pascal

    Gente... Uma das minhas primeiras linguagens pós Basic foi o Turbo Pascal, e, me apaixonei perdidamente...
    Legibilidade, lógica, limpeza e eficiência...

    Muito bom...

    Depois das linguagens orientadas a objeto que surgiram, o Pascal ficou meio sumido. Voltou com o Delphi, se bem que, tento achar alguma semelhança entre eles e até agora, não encontrei... :cry:

    Que bom saber que o Pascal ainda vive...

    Será que o Cobol também?

    Abraços

    8)

  5. #5
    _ivy_
    Visitante

    Padrão Pascal

    Citação Postado originalmente por agent_smith
    Legibilidade, lógica, limpeza e eficiência...
    ah bahhh.. mi disculpe.. mas eu discordo, discordo e discordo.. :P

    Legibilidade... limpeza?! ai,ai.. aiii..

    hehehe....

  6. #6

    Padrão Pascal

    Pascal também foi a minha primeira linguagem.. hehehe velhos tempos

    Vale lembrar que existem algumas funções proprietárias no pascal da borland, que não foram implementadas no freepascal.

  7. #7
    _ivy_
    Visitante

    Padrão Pascal

    Citação Postado originalmente por vonlinkerstain
    Vale lembrar que existem algumas funções proprietárias no pascal da borland, que não foram implementadas no freepascal.
    Eu so tive problemas para usar a unit graph.. mas ate foi bom, pq ai descobri os extra-packages do freepascal..assim pude usar openGL pra fazer o meu trabalho numa boa, e com certeza fico mto melhor do q se tivesse usado a graph

  8. #8

    Padrão Re: Pascal

    Citação Postado originalmente por Nocturno_Culto
    Gostaria de saber se tem pascal para linux e se ele roda com o wine??
    obrigado!
    O pascal tb foi minha primeira linguasem, mas cara dependendo do q vc for fazer vc pode usar outras linguasem melhores e mais rapidas... Por ex. computacoa numerial user FORTRAN (meu caso), mas o FORTRAN 90/95, NAO O 77, processamento grafico o C++, etc.

    [] Dotta :twisted:

  9. #9

    Padrão Pascal

    Hehe pascal parece algoritmo, explicadinho demais, e eh uma linguagem muito antiga, atualmente jah da para fazer as mesmas coisas mais rapido e mais facil em outras linguagems como Java, PHP, Perl, Python ... que noa prescisa detalhar tanto, exceto no caso do Java que eu ainda acho um tanto mais preso, estilo C, mas nao tao preso assim, por um lado eh bom por outro eh ruim. Como eu nao sei programar em nada jah vi programas em todas essas linguagens e mais algumas hehe

  10. #10
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Pascal

    Citação Postado originalmente por agent_smith
    Gente... Uma das minhas primeiras linguagens pós Basic foi o Turbo Pascal, e, me apaixonei perdidamente...
    Legibilidade, lógica, limpeza e eficiência...

    Muito bom...

    Depois das linguagens orientadas a objeto que surgiram, o Pascal ficou meio sumido. Voltou com o Delphi, se bem que, tento achar alguma semelhança entre eles e até agora, não encontrei... :cry:

    Que bom saber que o Pascal ainda vive...

    Será que o Cobol também?

    Abraços

    8)
    Um amigo meu que desenvolve para a Lider ( Taxi aereo ) desenvolve em cobol alguns sistemas (ou pelo menos defende o uso dele em algumas soluções)

    PS.: o cara só tem 25 anos hehehe antes que alguem ache que o cara é do tempo em que bug era um inseto evitando o fechamento de um relé

  11. #11
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Pascal

    Citação Postado originalmente por mistymst
    Hehe pascal parece algoritmo, explicadinho demais, e eh uma linguagem muito antiga, atualmente jah da para fazer as mesmas coisas mais rapido e mais facil em outras linguagems como Java, PHP, Perl, Python ... que noa prescisa detalhar tanto, exceto no caso do Java que eu ainda acho um tanto mais preso, estilo C, mas nao tao preso assim, por um lado eh bom por outro eh ruim. Como eu nao sei programar em nada jah vi programas em todas essas linguagens e mais algumas hehe
    É porque pascal (como C) são linguagens fortemente tipadas, dai serem tão "certinhas", como sou matemático, minha preferência é pelo matlab (octave para os que curtem software livre), afinal oferece diversas funções matemáticas e abstrai os problemas de representação.
    Para performance, ai a história é outra... é como disse o fdotta...

  12. #12

    Padrão Pascal

    Hoje em dia somente sistemas muito grandes e muito antigos utilizam jurascBOBOL (cobol)... bancos por ex. Mas mesmo os bancos ja estao saindo da era glacial e migrando para solucoes mais modernas.

    Eu defendo que devemos matar todos este sistemas juracticos do mercado, e eleminar paradigmas. Como sistema antigos que nao congelaram no tempo e continuam em desenvolvimento, com o fortran ( mas devomos matar o fortran 77 sim).

    Eu sou extremamente cricado por utilizar o FORTRAN, entretando aqueles que fazem este critica, sao extremamente obtusos e nao conhece os recursos novos, somente dar verson 66 e 77.

    Por este motivo que eu digo, para cada aplicacao existe um sistema/recurso/etc melhor, nada consegue resolve tudo.


    [] Dotta