+ Responder ao Tópico



  1. #1
    baixistadoshoracios
    Visitante

    Padrão Problemas com linux e 2 discos SCSI

    Possuo um servidor Linux rodando Red Hat 9 aonde já rodo um servidor samba e pretendo colocar um servidor Web com Postgres e PHP.

    Ele utiliza 2 HDS SCSI, e não sei pq cargas dágua, na hora da instalação ele fez o seguinte particionamento:

    SCSI device A

    1 - Start: 1 End: 13 Dev: /boot 85% free
    2 - Start: 14 End: 143 Dev: /swap
    3 - Start: 144 End: 1106 Dev: Nenhum!?!?

    SCSI device B

    1 - Start: 1 End: 1106 Dev: / 36% free

    Alguém tem idéia de como eu poderia utilizar a partição 3 do Device A? Note que tenho um espaço perdido que deve ser algo em torno de 7,5 a 8GB.

    Aguardo Sugestões, fui 8O

  2. #2

    Padrão Problemas com linux e 2 discos SCSI

    to ligado, ele bota pro outro disco mesmo...

    faz na mao as particoes (fdisk)que tu quer e depois soh usa o diskdruid pra formatar e escolher o fs e setar o label, assim tu forca ele a fazer do jeito que tu quiser....

  3. #3

    Padrão Problemas com linux e 2 discos SCSI

    cara pq vc nao monta raid ai... vai melhorar su sistema...

  4. #4
    baixistadosoracios
    Visitante

    Padrão Problemas com linux e 2 discos SCSI

    não era pra ter feito raid automáticamente?? pois a controladora scsi permite raid.

    Existe uma solução pra mim que não passe por reinstalação de sistema?

  5. #5

    Padrão Problemas com linux e 2 discos SCSI

    nao, tu precisa particionar os discos iguais e fazer o raid pelo diskdruid...

  6. #6

    Padrão Problemas com linux e 2 discos SCSI

    cara, algumas controladoras scsi fazem raid, outras nao.... mas vc deve setar qual raid vc quer na controladora (0,1,2...5). Talves seja melhor vc reinstalar tudo, caso a controladora nao faca raid, o linux faz... vc pode montar raid no seu sistema.

    [] Dotta :twisted:

  7. #7
    baixistadoshoracios
    Visitante

    Padrão ok

    eu tentei em vão montar esta aqui

    3 - Start: 144 End: 1106 Dev: Nenhum!?!?

    na verdade seria até melhor que eu pudesse montar em um /arquivos da vida pois separaria o arquivos da rede do sistema.

    mas acho q vou reinstalar, e meter um raid pra ver o que acontece.

    valeu pela ajuda gurizada, té

  8. #8
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problemas com linux e 2 discos SCSI

    Citação Postado originalmente por baixistadosoracios
    não era pra ter feito raid automáticamente?? pois a controladora scsi permite raid.

    Existe uma solução pra mim que não passe por reinstalação de sistema?
    Se sua controladora suporta raid, é na própria controladora que vc gerencia isto.
    RAID por software quando se pode fazer por hardware é besteira, muito mais lento

    Se vc tentar configurar o raid da controladora tira bkp antes, perde-se tudo.

  9. #9

    Padrão Problemas com linux e 2 discos SCSI

    se vc montar em RAID0 (se eu nao estou enganado) vc vai praticamente dobrar a velocidade de acesso aos discos e se vc montar RAID1 vc vai ter um espelho (mais seguranca)

    [] Dotta :twisted: